Quarta, 29 Novembro 2023 09:41

Escolas da rede participam da Semana Internacional da Justiça Restaurativa

Escolas da rede municipal estão participando da Semana Internacional da Justiça Restaurativa. As ações, desenvolvidas pela Prefeitura, tem como objetivo contribuir para a criação de um ambiente escolar mais saudável e positivo.

Seis unidades estão recebendo as atividades realizadas pelas secretarias de Educação, Esportes, Governo e Saúde; o Instituto Municipal de Cultura (ICM), o Petrópolis da Paz, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM). As atividades começaram dia 21 e seguem até o dia 29 deste mês.

“A mediação busca promover a comunicação aberta e diálogo dentro do ambiente escolar, envolvendo os estudantes, profissionais e família. Durante esses dias estamos reforçando essas ações e, principalmente, envolvendo os nossos alunos e alunas”, disse a secretária de Educação, Adriana de Paula.

O secretário de Governo, Marcus São Thiago, ressalta que o principal objetivo das ações é promover a cultura da paz dentro das escolas. “Petrópolis é pioneira no Estado, na criação da lei que instituiu a mediação escolar. Essa semana de atividades fortalece o trabalho que vem sendo realizado nas unidades escolares e já está gerando frutos positivos, visando sempre a consolidação da harmonia, a cultura de paz e a segurança na rede municipal”, frisou.

Estão participando as escolas: Johann Noel, Liceu Carlos Chagas Filho, Governador Marcello Alencar, Amélia Antunes Rabello, Germano Valente e Prefeito Jamil Sabrá.

“O trabalho que vem sendo desenvolvido nas escolas já mostra resultados com redução da violência, agressão e também na ajuda na convivência com as famílias”, disse a coordenadora do Petrópolis da Paz, Elsie Elen.

Entre as atividades que estão acontecendo nas escolas estão jogos cooperativos entre os alunos e alunas, círculo de diálogos com os profissionais das unidades, promoção da saúde e Proerd.