Terça, 21 Novembro 2023 10:13

Caminhada do Povo do Santo e homenagem a Zumbi dos Palmares marcam Festa Afro Ubuntu no Dia da Consciência Negra

Evento continua com atrações musicais nesta segunda-feira (20)

O Dia da Consciência Negra (20 de Novembro) foi marcado pela Terceira Caminhada Contra as Intolerâncias e o Racismo Religioso e a homenagem a Zumbi dos Palmares, dentro da programação da Festa Afro Ubuntu 2023. Cerca de 100 pessoas participaram da caminhada pelas ruas do Centro da Cidade e homenagem a Zumbi, que aconteceu na Praça da Liberdade na manhã desta segunda-feira (20).

“Petrópolis foi uma das primeiras cidades do país a ter lei municipal criando o feriado em comemoração ao Dia da Consciência Negra, data marcada pela luta do povo negro que construiu nossa história e também a um grande líder desse povo, que foi Zumbi dos Palmares”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

A caminhada começou na Praça da Inconfidência, passando pelas ruas do Imperador e Nelson de Sá Earp, até a chegada na Praça da Liberdade onde foi feito um ato no busto de Zumbi dos Palmares. “Fizemos hoje uma marcha lindíssima junto ao movimento do Povo de Santo, que faz parte das ações da Prefeitura na construção de políticas públicas de resgate da memória negra”, disse o coordenador de Promoção da Igualdade Racial, Filipe Graciano.

Além de integrantes de religiões de matizes africanas, a caminhada contou também com a participação de membros de outras religiões, como representantes da Associação Ahmadia do Islã no Brasil. “Hoje é dia de luta e de vitórias, onde celebramos o nosso ancestral Zumbi e também é um momento de mostrar que o diálogo é muito importante para uma cultura de paz”, comentou um dos coordenadores do Coletivo Povo de Santo, Pedro Nogueira – Pai Pedro.

Confira a programação da 11ª Festa Afro Ubuntu 2023
Segunda-feira (20)
09h - Terceira Caminhada Contra as Intolerâncias e o Racismo Religioso (saída da Praça da Inconfidência)
11h - Roda Coletiva - Integração de Capoeira (Salvaguarda da Capoeira de Petrópolis)