Terça, 21 Novembro 2023 09:58

Público lota a Praça da Liberdade na abertura da 11ª Festa Afro Ubuntu 2023

Evento contou com lançamento do Selo Escola Antirracista

A Praça da Liberdade, palco da 11ª Festa Afro Ubuntu, ficou lotada na noite de sexta-feira (17), na abertura da festa. O lançamento do Selo Escola Antirracista foi o ponto alto do evento, que segue até segunda-feira (20) com uma variada programação cultural de valorização da cultura afro-brasileira.

A festa é promovida pela Prefeitura de Petrópolis, por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (Copir) e o Instituto Municipal de Cultura (IMC), em conjunto com o Conselho de Promoção da Igualdade Racial (Compir), junto ao segmento de culturas afro-brasileiras, quilombolas e de matrizes africanas.

O Selo Escola Antirracista tem como um dos objetivos coibir a perpetuação do racismo no ambiente escolar, sendo um programa de reconhecimento, valorização e disseminação do ensino da cultura afro-indígena na rede municipal de ensino de Petrópolis. A criação do selo foi assinada pelo prefeito Rubens Bomtempo.

“Temos a oportunidade de combater as injustiças, o racismo estrutural e ambiental, combater e desigualdade para ter uma cidade melhor para todos e todas. A educação é uma pauta muito importante para gente e a criação desse selo aliado as ações que já acontecem dentro das nossas escolas, como a Afroteca, estamos fortalecendo iniciativas para desenvolver uma cidade antirracista”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

A secretária de Educação, Adriana de Paula ressaltou que o selo é um marco e uma grande conquista para a educação de Petrópolis. “É uma vitória e assim continuamos lutando, juntos pela mesma causa, uma cidade igual para todos”, frisou a secretária.

O coordenador da Igualdade Racial, Filipe Graciano, lembrou que o selo é a celebração ainda maior com as políticas públicas na cidade e citou o Disque Antirracista, lançado na Festa Afro Ubuntu de 2022. “O Selo é uma ferramenta importantíssima para disseminar a história negra em Petrópolis”, ressaltou.

O diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Jr, elogiou a prefeitura pela iniciativa da criação do Selo Escola Antirracista. “Será uma importante ferramenta de destruição e rompimento do racismo estrutural nas nossas escolas”, comentou o diretor.