Terça, 21 Novembro 2023 09:57

11ª Festa Afro Ubuntu homenageia líder comunitária Lourdes Petronilho

Durante a abertura da 11ª Festa Afro Ubuntu, na noite de sexta-feira (17), a líder comunitária Lourdes Petronilho, que faleceu na quinta-feira (16), aos 68 anos, foi a homenageada da noite. Lourdes foi lembrada como uma grande personalidade negra na luta pelos direitos do povo preto e pobre da cidade.

“A Lurdona foi uma grande companheira de luta. Mulher forte, de fibra que defendia sua comunidade. Foi uma grande líder da luta pela igualdade racial em Petrópolis”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Como forma de homenagear e eternizar o nome da líder comunitária, o Prêmio Ubuntu – personalidade Ubuntu – passou a ser chamar Lourdes Petronilho. O prêmio é entregue durante a festa e tem como objetivo valorizar personalidades negras da cidade. “É um reconhecimento pela sua luta e legado que deixou”, disse o coordenador da Igualdade Racial, Filipe Graciano.

A assessora especial de Gabinete, Karol Cerqueira também lembrou da luta de Lourdes Petronilho na cidade. “Ubuntu quer dizer – sou por que nós somos e a Petronilho era porque nós somos. Lourdes Petronilho, presente!”, enfatizou Karol.

Segunda edição do Prêmio Ubuntu

A segunda edição do Prêmio Ubuntu aconteceu durante a solenidade de abertura da 11ª Festa Afro Ubuntu, na noite de sexta-feira (17), na Praça da Liberdade. O prêmio é entregue pala Prefeitura de Petrópolis, pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (Copir) e pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir).

Este ano, prêmio teve 120 inscrições, que foram analisadas pela comissão formada pela Copir e o Compir. São 10 categorias: Entidade AFroentrada, Influência e Representatividade Digital, Categoria Artística, Liderança Negra, Destaque Jovem, Destaque Infantil, Profissional Destaque, Empreendedorismo Negro, Educador/Educadora ou Professor/Professora e Prêmio Ubuntu.

Confira os vencedores e vencedoras:
Entidade Afrocentrada: entidades ligadas aos movimentos sociais negros e/ou coletivos antirracistas, que pautam o combate a discriminação racial e promoção da igualdade racial.
Grupo Afro Serra – Mônica Valverde

Influência e Representatividade Digital: premia influenciadores digitais negros e/ou indígenas, sejam eles youtubers, blogueiros, instagrammers, tiktokers, facebookers ou expoentes das demais redes sociais com destaque na comunicação.
Ana Paula da Costa e Silva

Categoria Artística: voltada para o reconhecimento às produções feitas por artistas negros e negras. Sendo arte toda ou qualquer forma humana de expressão e suas diversas manifestações.
Soninha Maracanã

Liderança Negra: promovido para reconhecer iniciativas de agentes que tenham buscado a redução da desigualdade racial, com a ampliação do acesso e do desenvolvimento profissional de pessoas negras.
Adão Casciano – Quilombo da Tapera
Destaque Jovem: pessoa negra na faixa etária dos 15 aos 29 anos de idade, destaque nas diversas formas de leitura, relação e realização de mundo.
Arthur Luis de Vasconcelos da Costa

Destaque Infantil: pessoa negra na faixa etária dos 07 aos 14 anos de idade, destaque nas diversas formas de leitura, relação e realização de mundo.
Maria Luiza

Profissional Destaque: pessoa negra vinculada a instituição pública ou privada, com destaque em suas competências e realizações.
Aline Andrade

Empreendedorismo Negro: pessoa negra que atua no mercado com uma atividade própria. Que com seu próprio negócio, transforma oportunidades em uma organização lucrativa e sustentável.
Rayane Cristina

Educador/Educadora ou Professor/Professora: honrar personalidades com iniciativas que buscam promover a igualdade racial ao trazer formas de acesso, narrativas, métodos de aprendizado e práticas pedagógicas que priorizem os saberes, a filosofia, a tecnologia, a história e a cultura africana.
*Mestre de Capoeira Fumacinha – Evandro de Souza

Prêmio Ubuntu – Lourdes Petronilho: reconhecimento de personalidade negra que é ou foi destaque na luta pela Promoção da Igualdade Racial.
Quilombo da Tapera – Denise Casciano

A Festa Afro Ubuntu é promovida pela Prefeitura de Petrópolis, por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, do Instituto Municipal de Cultura (IMC), em conjunto com o Conselho de Promoção da Igualdade Racial, junto ao segmento de culturas afro-brasileiras, quilombolas e de matrizes africanas. A programação está no site e redes sociais da Prefeitura.