Terça, 14 Novembro 2023 14:41

Sustentabilidade: Comdep transforma restos de poda em adubo para canteiros e jardins

A Prefeitura, por meio da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), tem realizado uma série de investimentos para tornar Petrópolis uma cidade cada vez mais sustentável. Na última semana, um triturador de galhos e picador de troncos abandonado e deixado para sucata em gestões passadas foi reativado. A ideia consiste em transformar restos de poda em adubo orgânico através da compostagem.

“As máquinas e caminhões também são patrimônios dos petropolitanos. Nossa gestão trabalha para garantir a manutenção preventiva de todo o maquinário, tão importante para as coletas de entulho, capina, podas, plantio de mudas, conservação de jardins e praças, entre outras coisas”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Após o serviço de poda preventiva e corretiva de árvores, as equipes da Comdep contam com o auxílio da máquina que tritura os restos de galhos e folhas assim que eles são cortados. Em seguida, o material é enviado ao horto da Companhia, no Bingen, que fica responsável pela compostagem.

O adubo, então, é utilizado em áreas do próprio município, como na manutenção de jardins e canteiros, e também na produção de novas mudas de árvores e plantas cultivadas pela Companhia.

“Ações voltadas ao desenvolvimento sustentável de Petrópolis sempre foram prioridades do nosso governo. Esse projeto reforça o compromisso que temos com a sustentabilidade”, acrescentou o prefeito.

O presidente da Comdep explica que o projeto ajuda também a reduzir custos, além de otimizar o trabalho de manutenção e limpeza dos bairros. “Todo o material recolhido de poda gera uma despesa que, agora, será reduzida com a compostagem. Além disso, esse trabalho vai otimizar e garantir ainda mais integração entre os setores de poda, horta e manutenção de jardins da Comdep”, disse Léo França.