Segunda, 13 Novembro 2023 11:16

Prefeitura realiza Dia Conviver para aposentados e pensionistas do Inpas

A partir de dezembro, cartão de estacionamento para pessoas idosas também poderá ser emitido on-line

Oficinas, palestras, aula de alongamento e ações diversas marcaram o evento do Projeto Conviver do Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público do Município de Petrópolis (Inpas). Na última sexta-feira,10, mais de 250 pessoas iniciaram as atividades com um café da manhã e sessões de massoterapia, no Palácio de Cristal, e finalizaram com aula de dança de salão.

Presente na abertura, o prefeito Rubens Bomtempo falou sobre a retomada das atividades especiais do Inpas. “Estamos construindo um novo momento entre o Instituto e os aposentados e daqui por diante, um dos objetivo do Inpas será também garantir mais qualidade de vida para os aposentados”, disse.

Entre as atividades que foram oferecidas gratuitamente para os aposentados e pensionistas estavam: aferição de pressão arterial e glicemia, oficina de tricô, Shiatsu e aula de alongamento promovida pela Secretaria de Esportes. “A pedido do prefeito, estamos organizando um calendário de atividades junto ao Inpas. As ações estarão alocadas nos bairros para facilitar a participação de todos os beneficiários”, explicou o secretário de Esportes, Rafael Simão.

“O Projeto Conviver foi criado nesta gestão com o foco em reaproximar os beneficiários do Instituto, para que essa relação não seja mecânica e se resuma apenas em questões administrativas. Nesse dia, promovemos reencontros entre aqueles que já trabalharam no município e oportunidades de bem-estar para os nossos aposentados”, destacou Claudinei Portugal, diretor-presidente do Inpas, que também citou o Clube de Vantagens Inpas como mais um benefício oferecido pelo Instituto.

Entre as atividades oferecidas pelo Projeto, estão as aulas de artesanato, que dão a possibilidade de uma segunda fonte de renda aos beneficiários. “Quando iniciei as aulas de artesanato, pensei que fosse apenas uma distração, mas não foi. Ao começar a fazer peças, vi o interesse das pessoas ao meu redor. E apesar de ainda estar iniciando, estou conseguindo tirar uma segunda renda”, comemorou Francelina Fragoso, 58 anos. “Como professora, amo ensinar! E muitos chegam às aulas tristes, pensando não serem capazes de produzirem e quando chegam ao final, vemos a realização deles, e isso também nos traz satisfação”, completou Ana Cláudia Ribeiro, professora de artesanato do Projeto Conviver.

Cartão de Estacionamento para a pessoa idosa

No evento, o diretor-presidente da CPTrans, Thiago Damasceno, fez o anúncio da emissão on-line do Cartão de Estacionamento para pessoas com 60 anos ou mais, a partir de dezembro. “ Com a ação, vamos diminuir a burocracia. Porém, os que desejarem fazer a emissão de forma presencial na sede da CPTrans, serão muito bem-vindos”, finalizou.