Quarta, 01 Novembro 2023 10:43

Equipe de Saúde de Petrópolis Recebe Reconhecimento por Apoio Pós-Desastres Climáticos

A equipe do Núcleo de Medicina do Trabalho da Prefeitura de Petrópolis recebeu reconhecimento por sua destacada atuação no apoio após desastres climáticos, durante a participação de Petrópolis nos VII Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho e I Congresso Brasileiro sobre Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas, realizados na Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos Valonguinho, em Niterói, entre os dias 25 e 27 de outubro.

O prefeito Rubens Bomtempo manifestou seu contentamento com a escolha desse projeto para ambas as conferências, destacando que essa seleção reflete o comprometimento de todo o Governo Municipal em cuidar da saúde mental dos servidores. “Isso demonstra o compromisso incansável da cidade em priorizar os funcionários municipais. Buscamos criar ambientes de trabalho saudáveis, propícios ao bem-estar e à produtividade de cada um dos nossos servidores”, destaca o Prefeito.

Durante o evento, a equipe do Núcleo de Medicina do Trabalho explorou como o apoio prestado impactou os trabalhadores que enfrentaram perdas materiais e humanas, bem como influenciou o ambiente de trabalho e a saúde geral. Marcus Curvelo, secretário de Saúde, expressou seu orgulho pela capacidade de Petrópolis se destacar em eventos científicos importantes. “Por isso, destacamos o empenho da equipe do Núcleo de Saúde do Trabalhador na pesquisa sobre apoio pós-desastres climáticos. O cuidado com a saúde mental dos servidores é uma prioridade e reflete o compromisso da administração com eles”, enfatiza.

Este trabalho foi desenvolvido por Rui Carlos Stokinger, psicólogo e coordenador do Núcleo de Saúde do Trabalhador, em colaboração com as psicólogas Júlia Bonfim e Natália São Tiago Vieira, além da estudante de psicologia que atuava como estagiária na unidade, Daniella Carias Madeira. Rui explicou que durante a apresentação, eles discutiram as relações entre os eventos traumáticos e a capacidade dos trabalhadores de enfrentá-los. Eles também abordaram os programas de ajuda oferecidos, incluindo o grupo Acolhe, que fornece suporte psicológico, juntamente com outros serviços multiprofissionais.