Segunda, 16 Outubro 2023 13:54

CIS-Serra debate iniciativas conjuntas para a promoção da saúde

O CIS-Serra (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana) se reuniu na última semana em Teresópolis. Em pauta, iniciativas conjuntas na área da saúde, financiamento do setor e o repasse estadual de ICMS para os municípios.

O prefeito Rubens Bomtempo, presidente do CIS-Serra, participou do encontro.

O consórcio reúne 15 municípios: Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes.

“O objetivo do encontro foi estreitar laços com outros municípios do estado e planejar novas iniciativas conjuntas voltadas para a promoção da saúde. Com o ICMS de Petrópolis restabelecido, poderemos firmar ações mais concretas a curto, médio e longo prazo. Em Petrópolis, o CIS-Serra é o responsável, por exemplo, pela implementação do Caminhão da Saúde, em parceria com a Prefeitura. Graças a ele, conseguimos acelerar o processo de consulta para mais de 3,3 mil pessoas apenas no primeiro semestre deste ano”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Na reunião, o deputado estadual Luiz Paulo fez uma palestra sobre arrecadação, ICMS, reforma tributária e os efeitos da reforma para os municípios - uma instrução importante para os gestores dos municípios com relação ao financiamento da saúde pública.

Também estavam presentes na reunião: os prefeitos de Duas Barras e São José do Vale do Rio Preto; o ex-deputado federal Márcio Labre; e secretários e gestores de saúde dos municípios do consórcio. De Petrópolis, estavam: o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, o secretário de Administração, Ramon Mello, e o vereador Léo França.