Quarta, 27 Setembro 2023 17:34

Festival Paralímpico 2023 reúne cerca de 200 crianças e adolescentes

Cerca de 200 crianças e adolescentes participaram da segunda etapa da terceira edição do Festival Paralímpico que aconteceu neste fim de semana na sede do 32ª Batalhão de Infantaria Leve – Batalhão Dom Pedro II. O Festival é realizado pela Caixa Econômica Federal e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com apoio da Prefeitura.

“Que este festival sirva de exemplo para que possamos agregar também a Saúde e o Transporte nesta pauta. Queremos uma cidade ainda mais integrada, conectada e inclusiva”, ressaltou o prefeito Rubens Bomtempo.

A chefe de Gabinete e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Luciane Bomtempo, ressaltou que o objetivo é uma cidade ainda mais inclusiva. “A cidade tem que ser de todos e para todos”, frisou.

As crianças e adolescentes vivenciaram cinco modalidades esportivas: vôlei sentado, bocha, atletismo, taekwondo e atividades no campo. “O Festival vem crescendo a cada ano e essa parceria com a Educação e com o Comitê Paralímpico vem dando resultados importantes para a cidade”, comentou a secretária de Educação, Adriana de Paula, agradecendo também a participação das famílias e o empenho das escolas para a realização do evento.

O secretário de Esportes, Rafael Simão citou as ações de fortalecimento das políticas públicas de inclusão na cidade. “Tivemos a assinatura do termo de cooperação como Centro Brasileira Paralímpico para a formação dos profissionais de Educação Física da Rede Municipal e a criação de dois núcleos do Centro de Referência Paralímpico nas escolas municipais Fábrica do Saber e Monsenhor João de Deus Rodrigues”.

O representante do Comitê Paralímpico Brasileiro, o professor Alex Alonso também falou da parceria e agradeceu o apoio da Prefeitura para tornar o Festival cada vez mais inclusivo. O sub-comandante do 32º Batalhão de infantaria Leve de Montanha, tenente coronel Fabio Roberto Moreira Santos citou a felicidade do Batalhão estar recebendo mais uma vez o Festival.