Sexta, 15 Setembro 2023 10:55

Setembro Amarelo: Prefeitura promove ação no mês de prevenção ao suicídio

O mês de setembro é dedicado a ações de prevenção ao suicídio e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, iniciou a campanha Viver é da Hora. O projeto incentiva a adoção de estilo de vida saudável e de promoção da saúde mental por meio de práticas de valorização da vida, de promoção da integração social e discussão sobre temas relacionados à qualidade de vida e prevenção do sofrimento psíquico.

“Falar sobre esse tema e a conscientização deve ser uma inciativa de todos nós, uma vez que o suicídio é visto como um tabu na nossa sociedade. Falar sobre o assunto pode ajudar pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise a buscarem ajuda”, comentou o prefeito Rubens Bomtempo.

Este ano, a campanha vai incentivar a promoção de talentos, objetivando o desenvolvimento integral dos alunos e alunas, reconhecendo e valorizando a diversidade de habilidades e interesses. Poderão participar estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental com apresentações de canto, dança, poesia, mímica, banda, stand-up, teatro e outras manifestações artísticas. O evento acontece no dia 29.

“A primeira edição da campanha Viver é da Hora aconteceu no ano passado no Parque Municipal em Itaipava. Contamos com a participação dos nossos alunos e alunas que apresentaram trabalhos e participaram de atividades culturais e esportivas. É muito importante falarmos sobre esse tema nas salas de aula e envolver os estudantes”, comentou a secretária de Educação, Adriana de Paula.

A campanha Viver é da Hora é desenvolvida pelo Núcleo de Psicologia Escolar da Secretaria de Educação. O Núcleo também realiza durante todo o ano outras ações e projetos para o cuidado da saúde mental das alunas e alunos da rede municipal. Entre eles estão o Fala que eu te escuto, que promove por meio das rodas de conversas a escuta ativa e qualificada dos jovens, levando a reflexão sobre o autoconhecimento e a consciência social.