Sexta, 01 Setembro 2023 10:34

Prefeitura realiza oficinas voltados para a saúde dos funcionários

Começa nesta sexta-feira (01), a "Oficina de Sensibilização para Trabalhadores: Qualidade de Vida, Bem-Estar e Progresso no Trabalho". O treinamento, destinado aos mais de 12 mil servidores públicos municipais, acontece de forma virtual, na página oficial da Prefeitura, no YouTube. Será conduzido pelo Núcleo de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Saúde.

O propósito, conforme destacado pelo prefeito Rubens Bomtempo, é oferecer aos servidores públicos municipais uma plataforma de aprendizado inovadora e ampla, focada não somente na parte cognitiva, mas também na aplicação prática e na reflexão.

"Priorizar a saúde ocupacional e o bem-estar mental dos nossos funcionários é fundamental, por isso essa oficina se concentra na área de 'Segurança no Trabalho, Saúde Ocupacional e Saúde Mental'. Em vez das abordagens tradicionais, adotaremos um método que integra a ação e a reflexão como pilares do aprendizado", explicou o prefeito Rubens Bomtempo.

A oficina, de acordo com o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, está planejada para ter uma duração de quatro meses. “Até o mês de dezembro, serão realizadas oito aulas. Trataremos de temas relevantes nas áreas de Saúde Ocupacional e os componentes do bem-estar no ambiente de trabalho", declarou o secretário.

O coordenador de Saúde do Trabalhador, Rui Carlos Stockinger, destacou que os tópicos abordados compreendem "Prevenção de Acidentes Laborais", "Impactos das Enfermidades Profissionais", "Definições e Abordagens para o Burnout (esgotamento profissional)", "Formas de Assédio no Contexto de Trabalho" e "Instrumentos para Aprimorar a Qualidade de Vida no Trabalho".
"Esses assuntos serão apresentados de modo integrado e lógico, estabelecendo uma ligação direta com as atividades cotidianas dos colaboradores envolvidos. Ademais, a realização do workshop visa proporcionar um ambiente de aprendizado significativo e prático para os trabalhadores, tratando de questões cruciais", enfatizou Rui.

As oficinas ocorrerão quinzenalmente às sextas-feiras, às 9h, de setembro a dezembro de 2023. Para os profissionais da Educação, o horário será adaptado, sempre às 10h30.