Segunda, 28 Agosto 2023 10:43

Palestras e mamaço encerram a Campanha Agosto Dourado de incentivo à amamentação

O evento foi realizado na manhã deste sábado no Centro de Saúde Coletiva

Um mês repleto de ações em torno do estímulo ao aleitamento materno e da importância da amamentação para mães e bebês. Foi assim a Campanha Agosto Dourado, promovida pela Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Saúde, encerrada neste sábado, 26, com uma manhã repleta de atividades no Centro de Saúde Coletiva.

“Este mês é muito simbólico e emblemático para que a gente possa deixar esse legado, já que a amamentação é fundamental para que as próximas gerações cresçam saudáveis e ativas. Estes cuidados com as mães e os bebês são efetivamente transformadores na vida das pessoas e de uma sociedade”, destacou o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

Quatro profissionais da saúde ministraram palestras para mães gestantes e outras já com os bebês, que participaram do encerramento da campanha. Foram abordados temas como: Saúde bucal da gestante e do recém-nascido; Importância da amamentação; Dicas de cuidados com a mama; e Fantasias e realidades da maternidade.

Juliana Souza de Jesus, mãe da Pérola Vitória, de 9 meses, e do Ícaro, de 3 anos, foi uma das que participaram do evento. “A manhã foi super agradável, eu adorei aprender várias coisas que eu não sabia, como cuidar certinho da dentição da minha filha. É uma grande oportunidade e eu aprendi muito aqui hoje”, disse Juliana.

Juliana e outras mães que fazem acompanhamento na rede municipal de saúde receberam itens de higiene para os bebês e kits da Rede Cegonha Imperial, entregues para gestantes que estão em dia com o pré-natal e os exames. Teve ainda Belly Mapping, técnica que mostra a posição que o bebê está dentro do útero, por meio de um desenho feito na barriga da mãe. Este trabalho é desenvolvido no dia a dia junto às mães que fazem parte do Grupo de Gestantes.

A secretária Chefe de Gabinete e presidente do Condim e do CMDCA, Luciane Bomtempo, destacou a importância dos cuidados com as mães e com os bebês e os projetos que vêm sendo desenvolvidos pela Prefeitura. “A última grande ação foi o Projeto Minha Primeira Viagem. Mães que têm filhos no Hospital Alcides Carneiro agora têm transporte gratuito para retornar para suas casas, com segurança, afeto e acolhimento. Temos ainda o Banco de Leite, o 'Meu Primeiro Kit', a brinquedoteca para as crianças internadas, com professor para cuidar das que já estão em fase escolar, entre outros. Fico muito feliz em ver o município avançando nesta área materno-infantil”, ressaltou Luciane.

A manhã foi finalizada com o mamaço. Mães, com bebês de diversas idades, amamentaram seus filhos, destacando mais uma vez a importância da amamentação e o direito de amamentar onde e quando o bebê quiser.

A Campanha Agosto Dourado, realizada durante todo o mês de agosto, contou com uma vasta programação elaborada pelas equipes da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde. O mês de conscientização e incentivo ao aleitamento materno foi oficialmente aberto pela Prefeitura no dia 1º de agosto no pavilhão de ensino do Hospital Alcides Carneiro. Durante todo o mês foram realizadas diversas ações, como palestras e o Simpósio Vulnerabilidades na Amamentação.