Segunda, 21 Agosto 2023 11:09

SAMU de Petrópolis ganha reforço com nova caminhonete 4x4

A Prefeitura entregou, na manhã deste sábado (19), uma caminhonete 4x4 ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Essa nova adição à frota não apenas fortalecerá os serviços, mas também desempenhará um papel importante nos cuidados médicos pré-hospitalares, apoiando as unidades de Suporte Básico de Vida, Simples Remoção, motolâncias e Suporte Avançado.

“Essa pick-up terá um papel essencial em locais de difícil acesso, especialmente em situações de desastre. Ela também será acionada em casos clínicos urgentes (código vermelho) quando não houver outras viaturas disponíveis na unidade e poderá atuar em acidentes com vítimas, atropelamentos, incidentes em vias públicas, eventos com múltiplas vítimas ou quando suporte técnico ou tático for necessário”, explica o Prefeito. A caminhonete poderá auxiliar os Bombeiros e o Núcleo de Educação Permanente – (NEP).

As vantagens da caminhonete, para o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, são de grande relevância. “Petrópolis agora possui a primeira viatura de resgate flexível, que pode se adaptar conforme a situação e os equipamentos necessários. Ela oferece uma ampla cobertura de ocorrências, maior agilidade no atendimento, equidade nos cuidados e rápida resposta mesmo em condições climáticas adversas ou desastres”, ressalta.

O coordenador do Samu, Cláudio Morgado, destaca que as equipes que atuarão nova viatura serão montadas conforme a necessidade e a solicitação de auxílio. “Isso pode incluir combinações como Enfermeiro e Técnico de Enfermagem especializados em socorro. Além disso, ela será equipada de acordo com a demanda de cada ocorrência”, explica.