Segunda, 21 Agosto 2023 11:05

Prefeitura entrega UBS do Retiro totalmente renovada

Na manhã deste sábado (19), a Prefeitura de Petrópolis realizou a entrega da nova Unidade Básica de Saúde Dr. Latuf Gibrail Neto, a UBS do Retiro. O imóvel foi totalmente reformado, ganhou novo mobiliário, além de um muro de contenção nos fundos da unidade, afetada pela catástrofe climática de fevereiro de 2022. Além das melhorias estruturais realizadas, durante a solenidade, o prefeito Rubens Bomtempo anunciou que, em breve, o espaço contará com um moderno consultório odontológico.

A entrega desta unidade, para o Prefeito, marca um momento importante após os desafios enfrentados no ano passado. “Fomos resilientes e não medimos esforços para reconstruir e aprimorar esse espaço, que é vital, principalmente para os moradores das comunidades do entorno, como Neylor, Alemão, Vale dos Esquilos, entre outros. Com a reforma e contenção nas margens do rio, estamos proporcionando a proteção necessária para todos aqueles que trabalham e buscam cuidados médicos nesta unidade”, enfatizou o prefeito Rubens Bomtempo.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, a equipe da unidade será recomposta com médicos clínicos e pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem, bem como auxiliares administrativos, pessoal de higienização e o retorno dos profissionais que atuam no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com psicólogos, fisioterapeuta e assistente social. “A unidade estará de portas abertas já nesta segunda-feira (21), com todos os serviços como curativo, aplicação de vacinas, testagens rápidas, coleta para exame preventivo e pré-natal. Sem dúvida, este é um grande ganho para toda a comunidade do Retiro, que depois desse tempo, terá a unidade de volta”, disse o secretário.

Na solenidade, também estiveram presentes o vice-prefeito Paulo Mustrangi, a secretária Chefe de Gabinete, Luciane Bomtempo e secretários municipais, entre eles, o controlador-geral do município, Thiago Gibrail, filho do Dr. Latuf Gibrail Neto, que dá nome a unidade e foi homenageado pelo prefeito Rubens Bomtempo. O presidente da Câmara Municipal, Junior Coruja, junto com os vereadores Mauro Peralta e Marcelo Lessa, também participaram do evento. Funcionários da UBS do Retiro e de todos os setores da Secretaria de Saúde, marcaram presença no local.

Moradores do Retiro comemoraram a reinauguração do espaço. "Essa foi uma grande vitória para todos os moradores do Retiro, pois precisamos do posto aberto para vacinação das crianças, assistência das pessoas acamadas, entre outros atendimentos importantes. Estamos felizes com esse acolhimento que recebemos da Prefeitura, que entende e é solidária com toda a população", disse Roberta Silva, líder comunitária do Retiro.

"A expectativa para a retomada dos atendimentos era grande. Aqui sempre fomos bem atendidos, com muito respeito, carinho e cuidado. Todos estão muito felizes com esse retorno", disse a moradora Márcia Farias.