Segunda, 21 Agosto 2023 11:02

Recomposição tarifária garante reajuste salarial dos rodoviários

A recomposição tarifária do transporte público garantiu o aumento salarial dos rodoviários, que tiveram reajustes de 6,47%, nos salários e mais de 17% no valor da cesta básica. Além disso, a recomposição manteve os índices inflacionários e tem como base principal o custo do sistema, como insumos e manutenção.

“De acordo com a decisão do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, a deliberação da 4ª Vara Cível causa grave lesão à economia pública e afeta o equilíbrio financeiro-econômico dos contratos de concessão de serviços públicos de transporte rodoviário. O Ministério Público também foi contrário a liminar que impedia a recomposição tarifária, entendendo também o desiquilíbrio financeiro e prejuízos a operação”, disse o presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Thiago Damaceno.

Damaceno ressalta ainda que quando o governo assumiu, em dezembro de 2021, encontrou o sistema de transporte público em grave situação e que desde então houve melhoras no atendimento a população. "Em relação ao ano passado, por exemplo, já temos um aumento de cerca de 10% na quantidade de passageiros e o número de quebras também vem reduzindo nos últimos meses", frisou Damaceno.

As planilhas que compõem o cálculo da recomposição tarifária foram analisadas e aprovadas pelo Conselho Municipal de Trânsito e Transportes (Comutran), órgão praticamente desativado no governo anterior. “Sabemos das dificuldades enfrentadas pela população e que o transporte público apresenta falhas, mas sabemos também que antes do incêndio na garagem da Petro Ita e Cascatinha, o sistema vinha apresentando melhoras. Continuamos trabalhando, cobrando e fiscalizando para que o transporte público funcione com qualidade e que volte a ter credibilidade”, concluiu Thiago Damaceno.

A nova tarifa do transporte público – R$5,15 para pagamento no cartão e R$5,30 no dinheiro – entra em vigor neste sábado (19).