Segunda, 21 Agosto 2023 10:57

Prefeitura inicia segunda fase de curso de capacitação em primeiros socorros para profissionais de educação

A Prefeitura já iniciou a segunda etapa dos cursos de primeiros socorros nas unidades escolares da rede municipal. Cerca de 250 profissionais que atuam nas 83 unidades de educação infantil, já passaram pela capacitação. A formação é conduzida pelas equipes do Núcleo de Educação Permanente NEP/SAMU. Atualmente, 17 Centros de Educação Infantil (CEIs) estão completamente capacitados, o que significa que todos os funcionários estão preparados para lidar com situações de emergência.

A realização dos cursos atende a uma lei municipal, sancionada pelo prefeito Rubens Bomtempo, que exige a capacitação em todas as áreas da administração municipal, inclusive entre os estagiários e terceirizados. A cidade está entre as sete do Estado do Rio de Janeiro que regulamentaram a Lei Lucas, que é a Lei Federal nº 13.722. "Essa capacitação confere à unidade o selo de 'Escola Segura', concedido pelo SAMU, proporcionando maior segurança aos pais, responsáveis e à comunidade escolar. A formação contribui para um ambiente escolar mais seguro, em linha com as diretrizes municipais e federais”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, ressaltou a relevância das capacitações em primeiros socorros nas escolas municipais. “Os profissionais de educação estão sendo habilitados a agir com conhecimento em situações de emergência. Essas ações proporcionam as habilidades necessárias para lidar eficazmente com essas situações críticas”, frisa.

A primeira capacitação em primeiros socorros, segundo a secretária de Educação Adriana de Paula, ocorreu no ano passado, abrangendo oito profissionais de cada uma das 188 unidades de ensino. “Essas capacitações garantem mais segurança aos pais, responsáveis e a toda a comunidade escolar”, disse.

O curso tem duração de quatro horas e ocorre duas vezes por semana. A formação é ministrada por técnicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), através do programa "Escolas mais Seguras". “O curso ensina o que fazer, como fazer e o que não fazer nessas situações”, enfatiza.