Segunda, 17 Julho 2023 10:31

Primeira fase da campanha de castração de cães e gatos será aberta no dia 24 de julho

A Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, está promovendo a primeira etapa da campanha de castração gratuita de cães e gatos. A partir do dia 24 de julho, serão realizadas 2,4 mil esterilizações e microchipagens, divididas em duas fases. A iniciativa visa atender os animais das comunidades do Itamarati e do Centro, proporcionando cuidados importantes para o bem-estar dos animais.

As cirurgias serão realizadas por uma empresa contratada, que estará em Petrópolis com um castramóvel. Na primeira fase, que será realizada entre os dias 24 e 30 de julho, os animais previamente cadastrados serão atendidos na Rua Bernardo Proença, 16, no Itamarati (estacionamento da antiga fábrica), abrangendo comunidades do Cascatinha, Samambaia e Estrada da Saudade. Entre os dias 1 e 9 de agosto, a ação acontece na quadra do Sisep, na Rua Buarque de Macedo, 116, no Centro. Nesta, serão atendidas as comunidades da 24 de maio, Caxambu, Alto da Serra, Pedras Brancas, Bataillard e Lopes de Castro, no Valparaíso.

Desde 2014, têm sido realizadas ações de castração no município. No ano passado, ocorreram duas grandes iniciativas que alcançaram excelentes resultados, com mais de dois mil animais castrados. “Agora, nosso objetivo é ampliar ainda mais esses esforços, planejando realizar quatro mutirões entre julho e dezembro deste ano, visando atender aproximadamente quatro mil cães e gatos”, disse o prefeito Rubens Bomtempo ressaltando a importância dessas ações.

A iniciativa é de extrema importância, pois, de acordo com o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, ela também desempenha um papel fundamental no controle das zoonoses, que são doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos, além de promover a saúde e o bem-estar dos animais. “Além disso, a castração é a medida mais eficaz para o controle populacional de animais. Pensando também no cuidado com a saúde dos bichos, existem outros projetos de grande importância, como o serviço de monitoramento e controle da esporotricose, uma outra zoonose que precisa ser combatida”, destaca Curvelo.