Quarta, 28 Junho 2023 18:04

CPTrans apresenta no Comutran laudo pericial realizado nas garagens da Petro Ita e Cascatinha

O laudo da perícia contratada pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), para apurar as causas do incêndio na garagem das empresas Petro Ita e Cascatinha, no último dia nove de maio, foi apresentado durante reunião do Conselho Municipal de Trânsito (Comutran), na noite de terça-feira (27). O laudo feito pelo perito Alexandre Luís Belchior dos Santos, contratado para instruir as ações administrativas da companhia, afirma que “existem indícios que apontam para a causa determinante do incêndio como uma ação pessoal direta, caracterizada por uma ação intencional de atear fogo ou incendiarismo”.

"O laudo está no site da CPtrans, na página da Prefeitura, mas achamos importante dar mais transparência a esse processo e trazer esse documento para conhecimento dos conselheiros. Ainda estamos aguardando os laudos da polícia e dos bombeiros e se confirmar que houve indício de crime, vamos exigir uma investigação séria para encontrar os culpados", disse o presidente da CPTrans e do Comutran, Thiago Damaceno.

O laudo aponta como “causas concorrentes do evento” a “elevada carga do incêndio, a proximidade entre os ônibus e a obstrução da rampa de acesso à área superior”.

"Essa é uma questão muito séria. Esse incêndio quase mergulhou a cidade num caos, o que só não aconteceu pela ação imediata da Prefeitura para reduzir os impactos no transporte e conseguir garantir o atendimento da população", ressaltou Thiago Damaceno.

Com a divulgação desse laudo, os conselheiros e conselheiras deliberaram a divulgação de uma carta reafirmando as preocupações com os fortes indícios de crime e cobrando uma investigação rigorosa.

O município também caminhou o laudo da perícia, dando ciência dos fatos, para os seguintes órgãos: Ministério Público Criminal; Secretaria Nacional de Justiça; Secretaria Nacional de Segurança Pública; Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro; Secretaria de Estado de Polícia Civil; Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro; Câmara Municipal; Sindicato dos Rodoviários de Petrópolis; Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Petrópolis (Setranspetro); Corpo de Bombeiros; e 105ª Delegacia Policial.

A íntegra do documento está disponível no Portal da Transparência da CPTrans, no endereço: https://www.petropolis.rj.gov.br/cptrans.