Quinta, 29 Março 2012 12:31

CEI Inês Belarmino entrega quatro toneladas de lixo reciclado e fica no primeiro lugar durante premiação Coleta Seletiva – o lixo é um luxo”

Um parquinho completo para as oito escolas que mais recolheram garrafas pet, poli e alumínio durante o ano de 2011. Essa foi à notícia mais festejada pelas diretoras das unidades participantes do programa “Coleta Seletiva – o lixo é um luxo”. A premiação, ocorrida nesta quarta-feira, 28, no Centro de Cultura Raul de Leoni, reuniu representantes das 66 escolas da rede municipal de ensino que funcionam como ponto de apoio para a arrecadação dos recicláveis. Durante o evento, a Secretária de Educação Cláudia Quintanilha e o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), Anderson Juliano anunciaram a novidade e entregaram os cheques para as escolas.

Durante todo o ano de 2011, os alunos levaram os materiais que seriam descartados nas residências para as escolas que separaram e encaminharam os materiais para o programa de coleta seletiva da Comdep. Ao todo, 66 instituições participaram do programa e, dessas, as oito que mais arrecadaram receberam, além do pagamento pela quantidade de material recolhido, cheques que variam entre R$ 1 mil e R$ 8 mil, de acordo com a colocação.

“Não podemos deixar de agradecer a parceria entre as secretarias, um pedido do prefeito que dá certo e permite uma premiação tão gratificante para as professoras e pais de alunos. Esse programa beneficia a conscientização porque todos nós somos responsáveis pela promoção de uma melhor qualidade de vida. As crianças participam felizes desse programa e a responsabilidade do educador é passar a importância dessa informação. Parabenizo todas as escolas participantes porque esse processo dá trabalho, mas, as diretoras são guerreiras e o fruto dessas toneladas é revertido para as crianças”, afirmou Claudia Quintanilha.

Durante a premiação, as diretoras também puderam pegar o comprovante fiscal para a retirada do valor por cada quilo recolhido pelas 66 escolas. O valor é revertido para a compra de livros e brindes para as crianças. “Todo esse material que é considerado lixo é, na verdade, dinheiro que ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Coletamos, diariamente, 290 mil quilos de lixo que são encaminhados para o aterro. Com a coleta seletiva, conseguimos reunir mais de 200 mil quilos nos bairros participantes, isso significa a diminuição no impacto ambiental. É o lixo que, coletado, é reaproveitado e não chega às encostas e leitos dos rios. Petrópolis já é um modelo que outras cidades e município tentam seguir no segmento da coleta seletiva e, despertar essa consciência nas crianças é muito importante para o futuro de todos. O mais bacana é que os valores arrecadados pelas escolas são revertidos em benfeitorias para as crianças”, disse Anderson Juliano.

Ao todo, as escolas recolheram 48 toneladas de material reciclado. “Nosso dever é envolver a importância da educação ambiental no dia-a-dia das crianças. Nosso programa é tão importante que, alguns municípios de Minas Gerais já nos procuraram para conhecer o programa e pedir dicas para a implantação da coleta seletiva em suas escolas. O mais importante de tudo é que a promoção da educação ambiental sempre é revertida em melhorias para a cidade como um todo”, disse Esmeralda Collares, Coordenadora Geral de Educação Ambiental da Secretaria de Educação.

Confira o nome das oito escolas premiadas:

Primeiro lugar = CEI Inês Belarmino – R$ 8 mil.

Segundo Lugar = EM Rotary – R$ 7 mil.

Terceiro lugar = EM João Kopke – R$ 6 mil.

Quarto lugar = EM Robert Kennedy – R$ 5 mil.

Quinto Lugar = EM Amélia Antunes Rabelo – R$ 4 mil.

Sexto Lugar = EM Dr. Barros Franco – R$ 3 mil.

Sétimo Lugar = EM Teodoro Machado – R$ 2 mil.

Oitavo Lugar = EM Dr. Paula Buarque – R$ 1 mil.