Quarta, 21 Março 2012 18:51

Coral da Escola Municipal Paulo Freire e Apae apresentam concerto especial em comemoração à Semana de Conscientização da Síndrome de Down

Uma festa regada a MPB e modinhas clássicas. Com um repertório alegre e envolvente, alunos da Escola Municipal Paulo Freire e as crianças da APAE realizaram nesta quarta-feira, 21, um encontro a favor da inclusão social. A apresentação ocorreu na Praça da Liberdade por intermédio da Assistência de Educação Especial da Secretaria de Educação e contou com a participação de cerca de 50 alunos.

“Essa mobilização é importante porque mostra para a sociedade que devemos promover a inserção social não só dentro das escolas, mas nas atividades que acontecem na comunidade como um todo. A rede municipal de ensino da nossa cidade é referência na inclusão e continuaremos trabalhando para que todos os alunos façam parte da rede como um todo, participando das atividades lúdicas promovidas pelo governo municipal”, disse a secretária de Educação, Cláudia Quintanilha.

Professores, pais e petropolitanos assistiram a apresentação que foi direcionada pelo maestro Danilo Henriques, que promove um trabalho voluntário como regente do Coral da Escola Municipal Paulo Freire.

“Através da percussão e de instrumentos de cordas e de metal já nos apresentamos em grandes eventos como o Natal de Luz e em festas no Rio de Janeiro”, contou o maestro que começou o concerto com a música “Oração”, da banda “Mais bonita da Cidade”.

Para a subsecretária de Ensino Fundamental, Vívian Portílio Bambino, a data de conscientização existe para que a comunidade lembre que o trabalho de inclusão social é feito durante os 365 dias do ano.

“O trabalho da educação especial ocorre durante todo o ano, não só no ambiente escolar, mas, também, nos meios culturais e sociais. Essa apresentação mostra que a vida social dessas crianças é normal, sem diferenças”, acrescentou.

Além da apresentação do Coral, duas palestras sobre a importância da inclusão serão ministradas para a comunidade.

“Mostramos, com essa apresentação, que as pessoas com síndrome de down se integram perfeitamente em todas as ações sociais. Todos nós temos diferenças e a aceitação começa quando percebemos que somos iguais nas diferenças”, apontou Rosemere Mussel, chefe da Divisão de Projetos Especiais.

A Semana da Sindrome de Down foi instituída no dia 04 de setembro de 2009 pelo prefeito Paulo Mustrangi. O público também poderá participar de duas palestras sobre o tema. A primeira vai ser realizada nesta quinta-feira, 22, às 13h30 no auditório do Liceu Municipal Cordolino Ambrósio (Rua Oscar Weinschenk, 150) e a segunda, às 9h, do dia 23 de março no Polo Avançado de Educação em Itaipava (Estrada União Indústria, 10.000, Parque de Exposição). Os interessados devem fazer as inscrições através do telefone 2246-8656.