Segunda, 19 Março 2012 18:39

Parceria da Prefeitura oferece qualificação profissional gratuita

O mercado da construção civil está em expansão, e com isso, a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania e a Tigre S/A firmaram parceria para oferecer aos moradores da cidade o curso de qualificação profissional gratuito de hidráulica predial. O curso, realizado na Carreta do Tigrão II - a escola volante da empresa - foi iniciado nesta segunda-feira (19), e terá a duração de quatro dias. Todos os 80 alunos do curso receberão um certificado, aprimorando ainda mais seu currículo para inserção no mercado de trabalho.

Segundo o secretário de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Luís Eduardo Peixoto, este projeto visa aproveitar o “boom” da construção civil no município e atender à demanda do mercado. “Oportunidades de trabalho estão sendo criadas, mas a mão-de-obra é escassa. Com esta importante parceria estabelecida pelo governo municipal pretendemos empregar o máximo de pessoas, seja em obras, ou de forma autônoma”, disse o secretário.

A empresa Tigre S/A tem mais de 70 anos de credibilidade no mercado e há cerca de uma década tem seguido com esta iniciativa pelo país. O gerente regional da empresa, Orlando Ribeiro, conta que o curso tem um caráter inovador por direcionar a atenção para a prática da função, e principalmente, usar da escola volante. “Agora com duas carretas, a área de abrangência do projeto será muito maior”, destacou.

O curso é dividido nos turnos da tarde e noite. Nas duas turmas, as inscrições se esgotaram devido à alta procura por qualificação. Desempregada há dois anos, Márcia Cristina da Silva Grunewald é uma aluna que busca qualificação para voltar ao mercado de trabalho. “Nós mulheres estamos conquistando nosso espaço também nessa área de atuação”, disse Márcia, animada com a primeira aula.

Segundo Rodrigo Nascimento Rufino, instrutor técnico do curso, o foco será unir técnica às novas tecnologias. “O conteúdo será divido em quatro módulos: água fria, água quente, esgoto e drenagem. Teremos também muitas aulas práticas para que os alunos conheçam o material necessário e a técnica de uso”, explicou.

A Setrac planeja mais cursos gratuitos para os próximos meses. O diretor do Departamento de Trabalho, Claudio Pomin, fala de outras oportunidades que serão oferecidas: “Dia 25 de abril será iniciado o curso para mulheres ‘Pereirão’, e no dia 9 de maio, para porteiro e zelador”, contou.

Para fazer a inscrição nos cursos, o interessado deve comparecer à sede do Sistema Nacional de Empregos (SINE) de Petrópolis, localizado à Rua General Osório, 12 – Centro. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta, de 8h às 17h.