Quarta, 14 Março 2012 17:48

Prefeitura de Petrópolis inicia mais um LIRAa

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou o segundo Levantamento de Índice Rápido para Aedys aegypti (LIRAa) deste ano. Entre hoje (12) e domingo (18), 40 agentes da Vigilância Sanitária percorrerão 54 bairros em busca de larvas do mosquito transmissor da dengue. O resultado da pesquisa ajuda na intensificação das ações de combate à dengue no município.

O coordenador da Vigilância Sanitária de Petrópolis, Eduardo de Lucena, pede aos petropolitanos que abram suas residências para os agentes: “Eles estarão devidamente uniformizados com colete, apresentarão crachás e usando a bolsa da Secretaria Municipal de Saúde”, disse.

Os 54 bairros que serão pesquisados foram selecionados entre os 81 existentes no município de forma eletrônica. A pesquisa é feita por amostragem. A cada cinco casas do bairro, uma é vistoriada. O resultado do levantamento deverá ficar pronto na próxima semana.

O Levantamento do Índice Rápido para Aedys aegypti é feito periodicamente pela Prefeitura de Petrópolis e faz partes das ações de combate à endemia. O último foi realizado em janeiro, e identificou a presença do mosquito da dengue em 11 bairros. O índice médio de infestação foi de 0,4%. Apesar de ser considerado de baixo risco pelo Ministério da Saúde, a campanha de combate à dengue no município não para. “É importante que todos se conscientizem da responsabilidade de evitar a proliferação do mosquito eliminando os possíveis criadouros”, disse a secretária de saúde, Aparecida Barbosa.

Ainda sobre o último LIRAa, a pesquisa mostrou que mais de 50% dos criadouros encontrados foram classificados no grupo B (depósitos móveis), que são vasos de planta, xaxim, pratinhos e potinhos para plantas.