Quinta, 08 Março 2012 17:25

Prefeito visita obras em andamento

Durante a manhã desta quinta-feira (08), o prefeito Paulo Mustrangi vistoriou obras nos bairros Quitandinha, Cascatinha, Estrada da Saudade e Boa Vista. O objetivo é acompanhar de perto o desenvolvimento dos projetos que, em breve, trarão melhorias para essas comunidades.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) que está sendo construída no bairro Quitandinha foi à primeira visitada pelo prefeito. A obra já está em fase final e sua inauguração está prevista para abril.

“Essa UBS fica num local de fácil acesso para a comunidade e prestará um serviço complementar à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que fica próxima daqui e atende à população 24h por dia”, declarou o prefeito.

A unidade, seguindo uma avaliação técnica, atenderá aos milhares de usuários da rede municipal que moram nos bairros Quitandinha, Thouzet, Independência, entre outros que compõem a Zona Sul. A UBS também atenderá muitos idosos da região, com programas de controle de diabetes e hipertensão.

Estão sendo investidos cerca de R$ 773 mil para a construção da unidade de saúde, que ocupará um terreno de 400 metros quadrados. A unidade contará com especialidades como ginecologista, dentista, pediatria e clínica geral. O prédio será composto de quatro consultórios comuns, dois consultórios ginecológicos e dois consultórios odontológicos, além de instalações específicas como sala de curativos, sala de vacina, sala de nebulização, farmácia, almoxarifado, local adequado para descarte de material, sala de esterilização, banheiros adaptados, rampa, copa, sala de administração e sala de espera.

Em Cascatinha, o prefeito visitou a CEI André Vanzan, que foi reformada recentemente e acompanhou também os avanços da obra na ponte que liga as duas extremidades do bairro.

O prefeito esteve ainda no prédio que abrigará o Centro de Referência em Educação (CRE), na Estrada da Saudade. O local oferecerá aulas de dança, teatro, música, informática, moda, ciência, fotografia e matemática no contraturno escolar.

“Será uma importante ferramenta para que o aluno possa acrescentar ao conhecimento que já adquire na sala de aula”, analisou o prefeito.

A obra também está em fase final, com o posicionamento das lajes. O prédio está recebendo a estrutura adequada para atender pessoas com deficiência física, com rampas de acesso e banheiros adaptados em todos os pavimentos. A previsão é que a obra seja concluída na segunda quinzena de maio.

O CRE chega para mudar o ensino no município aperfeiçoando o conhecimento dos professores e permitindo novas atividades aos alunos da rede municipal com uma preparação de alto nível aos estudantes. O primeiro centro atenderá alunos e professores de Cascatinha, Estrada da Saudade, Itamarati e arredores.

Próximo ao Centro de Referência funciona a CEI Carolina Amorim, que também passa por reformas. A obra está em fase de acabamento, com instalação hidráulica e elétrica. A unidade está equipada com rampas de acesso e receberá ainda um telhado translúcido, “que valoriza a estética e é sustentável, pois aproveita a luz do sol e economiza energia”, explicou o responsável técnico, Elias Júnior. A unidade contará, além das salas de aula, com um berçário, refeitório, salas de apoio aos professores, entre outros ambientes.

O prefeito Paulo Mustrangi esteve também no bairro Boa Vista, onde visitou a quadra de esportes da comunidade. A estrutura está sendo reformada pela Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) e já recebeu pintura nova. O local deve ganhar também uma nova iluminação, reforma dos vestiários, entre outras melhorias.

A reforma da quadra era um desejo antigo dos moradores do bairro. “Essa é uma das melhores obras que já foram feitas aqui no Boa Vista, está excelente. É algo que já vínhamos pleiteando há muito tempo. Toda a comunidade está muito contente”, contou o presidente da associação de moradores do Boa Vista, Marco Aurélio Isaías.