Quinta, 08 Março 2012 17:21

Escola Municipal Felix Wan Erven será premiada em São Paulo

Com um projeto denominado “Ética e Cidadania na escola”, a Escola Municipal Felix Wan Erven, conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental na premiação “Construindo a Nação 2011”, oferecido pelo Instituto de Cidadania Brasil. A escola é o destaque no Estado do Rio de Janeiro nesta que é a décima segunda edição do prêmio.

Essa é a segunda vez que a escola se destaca na premiação. Em 2009, ficou na segunda colocação na categoria educação infantil. Em 2011, o estudo feito dentro da instituição abordou como foco principal, a educação no trânsito, como evitar acidentes e a responsabilidade da sociedade na conscientização do tema.

“É muito gratificante para a Secretaria de Educação receber a notícia que uma de nossas escolas se destacou entre todas as unidades do Rio de Janeiro. Isso mostra o comprometimento do governo municipal com a educação, que incentiva a produção de trabalhos didáticos que servem de modelos para outras escolas e estados”, afirma a Secretaria de Educação, Cláudia Quintanilha.

Durante seis meses, professores e alunos criaram fórum de discussões, palestras em sala de aula, reuniões com a comunidade onde foi tratado o tema. Todos os encontros foram devidamente fotografados.

“Tudo o que trabalhamos registramos através de fotografias e anexamos no projeto que foi enviado para o Instituto. Ficamos muito felizes em receber esse prêmio. Nosso objetivo, desde a primeira vez que participamos da disputa, era o de despertar a importância da ética dentro da nossa escola. Buscamos alertar os alunos para a importância de se respeitar e ser respeitado na nossa sociedade”, apontou a diretora da escola, Nilceléia Gonçalves de Lima Baggio.

O troféu vai ser entregue às 15h no Salão São Paulo, da Estação Júlio Prestes, na próxima segunda-feira (12). O Prêmio Construindo a Nação foi instituído com o objetivo de destacar, valorizar e mostrar como exemplo, as ações que as escolas públicas e privadas, realizam com a presença ativa de seus alunos no diagnóstico e ações práticas de solução para problemas das comunidades onde as escolas estão situadas.

O prêmio visa ainda valorizar o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão e estimular os estudantes a participar ativamente dos projetos de sua escola preparando-os para a vida do país, pela relevância da aprendizagem tida na convivência com as demandas sociais das comunidades.