Terça, 06 Março 2012 17:06

Defesa Civil de Petrópolis troca experiência com outras Comdec’s

Na manhã desta terça-feira (06), a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Defesa Civil, recebeu em sua sede representantes municipais do setor para a primeira reunião das coordenadorias da Região Serrana, com objetivo principal de trocar experiências e apresentar os trabalhos realizados por cada unidade.

Durante o encontro foram expostas por cada cidade as ações realizadas dentro do período das chuvas de verão. Também se discutiu o sistema de informações, o registro de necessidades locais quanto a operacionalização da coordenadoria de Defesa Civil (Comdec), o uso do cartão Defesa Civil do Governo Federal – que é destinado ao pagamento de despesas com ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais -, além da verificação da documentação de transferência das pick-ups doadas aos municípios.

Para o coordenador de Defesa Civil de Petrópolis, coronel Francisco de Paula, a interação entre as coordenadorias é de extrema necessidade, principalmente no que diz respeito à transferência de informações. “É importante que exista esta proximidade entre as Comdec’s, para que assim possamos colaborar uns com os outros, desenvolver uma comunicação mais eficaz, trocar experiências e apresentar com maior frequência os trabalhos que cada Comdec realiza em seu respectivo município”, frisou.

De acordo com o representante regional, major Alexandre Pitaluga, a Comdec petropolitana desempenha um trabalho diferenciado. “Petrópolis é referência, tendo em vista que foi pioneira na questão do uso do medidor pluviométrico. Também devemos destacar o empenho na delimitação das áreas de risco”, revelou.

O evento contou com a presença dos seguintes representantes das unidades de Defesa Civil: Mauro da Silva, Luiz Claudio e Carlos Dutra, de Levy Gasparian; Marco Vital e Almir José, de Três Rios; Marco Francisco, de Sapucaia; Marcelo Corrêa, Stefanie de Souza, Otavio Gerhardt e Juliana da Silva, de São José do Vale do Rio Preto; Daniel Figueiredo e Jerry Seaman, de Paraíba do Sul; Marcos Tadeu, de Carmo; além dos representantes regionais, o tenente-coronel José Leal e o major Alexandre Pitaluga.