Sexta, 02 Março 2012 16:44

Médicos de urgência e emergência recebem capacitação para atendimento aos casos suspeitos de dengue

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, esta semana, a capacitação em serviço: “Dengue em 15 Minutos”. O treinamento foi direcionado a médicos e enfermeiros dos setores de urgência e emergência da rede de saúde pública e privada do município e aconteceu no auditório do DIP (Departamento de Doenças Infecto Parasitárias).

Foram convidados para o treinamento chefes de urgência e emergência e enfermeiros das UPAs (Centro e Cascatinha), do Pronto Socorro Leônidas Sampaio, do Hospital Municipal Nélson de Sá Earp, do Hospital Clínico de Corrêas, Sanatório Oswaldo Cruz, Centro de Saúde, Hospital Alcides Carneiro, Hospital Santa Teresa, SMH, Hospital Unimed e Casa da Providência.

Os participantes receberam material elaborado pela Secretaria Estadual de Saúde onde constam dados sobre a situação epidemiológica no país, os índices de letalidade, resultados de avaliação de óbito e o manejo clínico para pacientes com suspeita de dengue com base nas diretrizes nacionais preconizadas pelo Ministério da Saúde.

O treinamento foi feito pelos médicos infectologistas doutor Antônio Luiz Chavez Gonçalves e doutor Luiz Arnaldo Pereira.
O diretor do Hospital Municipal Nélson de Sá Earp, doutor Ricardo Blanc, apresentou os dados da Coordenação de Epidemiologia referentes à dengue no município na abertura do treinamento. Ele ressaltou a qualidade de conteúdo da cartilha utilizada para a capacitação. “A cartilha é clara e objetiva e padroniza o atendimento para os casos suspeitos de dengue em todo o Estado”, explicou.

O médico Antônio Luiz Chaves iniciou a capacitação ressaltando a importância do acompanhamento do paciente com suspeita de dengue pela unidade de saúde mais próxima. “Os pacientes têm que ser orientados a voltarem na unidade, mesmo que o sintoma de febre diminua, já que isto não é um indicativo de que a doença esteja controlada”, disse. O médico alertou ainda para que os pacientes sejam orientados a não descartar os exames laboratoriais feitos nas unidades para que os resultados possam ser apresentados no retorno para o acompanhamento. “Os médicos deverão observar os primeiros exames laboratoriais para comparar com os novos, e assim, fechar o diagnóstico”, explicou.

Desde janeiro, foram registrados em Petrópolis 31 casos suspeitos de dengue, sendo 1 positivo, 24 descartados e seis ainda esperam por resultados laboratoriais.