Sexta, 02 Março 2012 16:42

Vídeos produzidos por alunos da rede municipal divulgados na TV Escola

Os curtas produzidos no final de 2011, por alunos da rede municipal de ensino durante a quinta edição do Festival de Vídeo das Escolas Municipais serão transmitidos na TV Escola a partir do dia 6 de março. Ao todo, serão exibidos 11 filmes que abordaram como tema “O lixo no século XXI”.

O festival trabalhou o exercício crítico da mídia televisiva e a produção audiovisual através de práticas multidisciplinares que abordaram a questão do lixo, com a temática de estimular o debate e a conscientização dos professores e alunos sobre a importância da discussão no ambiente escolar. A produção dos vídeos começou em março de 2011 com oficinas de capacitação para professores e alunos.

Nas aulas, foram abordas as técnicas de roteiro, criatividade, redação de texto para roteiro a partir das histórias trazidas por cada professor e roteiro técnico, além de uma oficina sobre gravação. Os vídeos foram elaborados com a orientação de profissionais e homenagearam o diretor do filme “Lixo extraordinário”, João Jardim. Durante a última oficina, os professores, cada um representando uma escola, colocaram em prática os roteiros e gravaram pequenas entrevistas no entorno do Centro de Capacitação em Educação Frei Memória.

Ao todo, 74 escolas se inscreveram no festival nas categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. Os vídeos foram analisados por uma comissão julgadora formada pelo diretor artístico da Rede Globo, Carlos Kouber, pelo jornalista Alexandre Teixeira e pela diretora de educação ambiental do Instituto Nacional do Meio Ambiente (Inea), Polita de Paula. Os critérios de seleção seguidos foram: criatividade, organização, roteiro, apresentação da documentação exigida pelo regulamento, atuação, mensagem educativa, qualidade técnica e contribuição para a proposta do festival.

Os filmes têm duração máxima de 10 minutos e foram produzidos em formatos diversos. “Petrópolis é referência em audiovisual porque produz um material de ótima qualidade dentro da rede pública de ensino. O trabalho efetuado pela Secretaria de Educação é um exemplo para todas as cidades do Brasil”, afirma a Coordenadora do setor de Projetos Audiovisuais da Secretaria de Educação, Ana Lúcia Oliveira.

Os primeiros colocados da Educação infantil foram: CEI Casa da Solidariedade de Nossa Senhora Aparecida, CEI Lulu Monteiro de Castro, CEI Sônia Regina Scudese e CEI Santa Bernadete. Do Ensino Fundamental, os escolhidos foram: Liceu Municipal Cordolino Ambrósio, Colégio Anglicano de Araras, Escola Municipal do Taquaril e Escola Municipal Oswaldo cruz. Na categoria Educação Especial, os selecionados foram a Escola Municipal Paulo Freire e São Judas Tadeu. Já na Educação de Jovens e Adultos, o destaque ficou com a Escola Municipal Monsenhor João de Deus Rodrigues.

Os 11 vídeos serão exibidos em rede nacional pela TV Escola, as terças e quintas-feiras às 11h45, com reprises aos sábados às 10h45 (do vídeo exibido na terça) e aos domingos às 8h45 do vídeo exibido na quinta-feira. O primeiro deles, “O Lixo no século 21 – Reciclar para conservar”, produzido pela escola Municipal Oswaldo Cruz (categoria ensino fundamental), vai ser divulgado no dia 6 de março. O vídeo tem a duração de 7 minutos e atenta para o questionamento “Para onde vai o nosso vídeo”. No roteiro, as crianças explicam o tempo de decomposição do lixo, as relações entre lixo e conservação do meio ambiente e a importância de reciclar para preservar.

Confira a programação completa:

06—03-2012: “O Lixo no século XXI: Reciclar para conservar”. Escola Municipal Oswaldo cruz (ensino fundamental).

08-03-2012: “Um legado para o mundo”. Escola Municipal Taquaril (ensino fundamental).

13-03-2011: “O lixo no século XXI”. Colégio Anglicano de Araras (ensino fundamental).

15-03-2012: “Invisíveis”. Liceu Municipal Cordolino Ambrósio (ensino fundamental).

20-03-2012: “Pet e latão”. CEI Lulu Monteiro de Castro (educação infantil).

22-03-2012: “Lixo ou risco e os erres da questão”. Escola Paroquial Santa Bernadete (educação infantil).

27-03-2012: “A ciranda da reciclagem”. CEI Casa da Solidariedade Nossa Senhora Aparecida (educação infantil).

29-03-2012: “O fim de tudo”. CEI Professora Sônia Maria Schudese (educação infantil).

03-04-2012: “Recomeçar”. Escola Municipal Paulo Freire (educação especial).

05-04-2012: “Seja diferente transforme o lixo em uma nova idéia. Escola São Judas Tadeu (educação especial).

10-04-2012: “O que você fazia com o seu lixo?”. Escola Municipal Monsenhor João de Deus Rodrigues (educação de jovens e adultos).