Quinta, 01 Março 2012 16:06

Rua do Cascatinha recebe nova iluminação

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Obras, vem realizando nos últimos dias a instalação de novas luminárias em toda extensão da Rua Guilherme Teixeira, no Cascatinha. Atualmente, dez operários estão trabalhando na construção da rede subterrânea com 300 metros para o recebimento dos 18 postes ornamentais com potências de 100 watts.

A medida do governo municipal trará mais segurança para os moradores, principalmente crianças e idosos, que circulam pelo local à noite, bem como embelezará as fachadas das residências. A boa iluminação também é uma grande aliada para inibir qualquer ação de vândalos.

Segundo a moradora Vera Vitória, as irregularidades acontecem com frequência em todo o trecho da via. “Precisávamos bastante desta melhoria na iluminação. Por muitas vezes enfrentamos problemas com relação a furtos ou até mesmo atos impróprios em vias públicas. Certamente, a claridade coibirá este tipo de atitude das pessoas”, disse.

A ação faz parte do Programa Luz da Cidadania. Os moradores que necessitam do serviço podem solicitá-lo pelo telefone 0800-024-1000. Caso o atendimento não seja realizado em um prazo de 72h, o cidadão pode ligar para a ouvidoria, por meio do número 2246-8970, que repassará a informação ao setor responsável. Também podem ser feitas solicitações para instalações de luminárias através do telefone 2246-8971.

Programa Luz da Cidadania

Com início em 2011, o programa atende à grande demanda das comunidades e agiliza a troca de lâmpadas queimadas. Em paralelo à operação de manutenção, um setor do departamento faz o controle de qualidade do serviço, por intermédio de entrevistas com cada morador que teve sua solicitação resolvida. Essas medidas contribuem para que o governo municipal propicie um serviço ágil e de qualidade.

O programa ainda propicia a instalação de luminárias do tipo eficiente, com ganhos também para o meio ambiente. De forma pioneira, o município passou a utilizar as lâmpadas de vapor de sódio, que proporcionam uma economia no consumo de energia elétrica de até 10%, com uma incidência de luz em torno de 65% a mais do que as lâmpadas convencionais. Já a luminária, na cor verde, se adapta ao ambiente de forma menos agressiva para a paisagem.