Terça, 07 Fevereiro 2012 19:49

Prefeito inaugura refeitório no Centro de Saúde

O prefeito Paulo Mustrangi inaugurou hoje (7) o refeitório do Centro de Saúde, que servirá por dia 115 refeições para funcionários com carga horária de 40 horas semanais e/ou funcionários plantonistas. O almoço será servido a partir das 12h30 e três cozinheiros serão responsáveis pela confecção dos pratos, com a supervisão de uma nutricionista.

“Hoje é uma data muito feliz para todos os funcionários do Centro de Saúde. Depois de anos de luta e reivindicações, estamos aqui para entregar o refeitório, oferecendo conforto e dignidade para todos que trabalham nesta unidade”, disse Mustrangi.

O prefeito também falou sobre os avanços do governo municipal na área da Saúde e enumerou as conquistas que teve até o momento como chefe do Executivo.

“Tenho certeza que já realizamos muito na Saúde. Muitas vezes temos que superar a burocracia e seus trâmites, mas barreiras devem ser vencidas. Vamos iniciar a reforma da urgência do Hospital Alcides Carneiro (HAC) e estamos finalizando o processo para o início de construção do Centro de Especialidades ao lado da UPA do centro. Vamos instalar uma UBS em Itaipava, ao lado do terminal de ônibus para facilitar o acesso da população e faremos o mesmo em Corrêas, com a instalação de outra UBS. Vamos entregar o PSF do Pedras Brancas e a UBS do Quitandinha no próximo mês à população. Ainda iremos instalar um PSF no bairro Independência, uma preocupação que tenho, pois um bairro deste porte precisa desta ferramenta. Além dessas benfeitorias, muita coisa ainda será feita. Tenho certeza que estamos no caminho certo e, paulatinamente, vamos conquistar patamares maiores”, afirmou.

A secretária de Saúde, Aparecida Barbosa, destacou que o Centro de Saúde possui uma missão muito especial, que são as consultas do pré-natal e o refeitório vai ajudar muito a todos os profissionais.

“Viabilizar a reforma do refeitório não foi uma tarefa simples, mas foi mais etapa cumprida. Nesta unidade é feito o pré-natal e tenho certeza que esta equipe que uma das mais bonitas missões na área da saúde merecia essa atitude. Muitos brigaram para realizar essa obra, que hoje está sendo entregue com muita alegria”, ressaltou.

O vereador João Tobias disse que essa é mais uma “conquista do prefeito Paulo Mustrangi, que investiu muito na saúde em um curto período, mudando o perfil de toda rede. Mustrangi está de parabéns por mais essa realização”.

A história do refeitório

Em 1997, quando a coordenação dos Postos (antigo COASA) mudou-se para o espaço do Centro de Saúde, o diretor da época, o enfermeiro Carlos Luis da Silva Pestana, fez uma reunião com os funcionários e uma das reivindicações era de que no Centro de Saúde fosse oferecido almoço aos funcionários que trabalhavam 8 horas por dia.

Nesta época, os funcionários usavam o espaço onde hoje é o auditório do Centro de Referência da Mulher para fazerem suas refeições. No local, havia uma mesa grande, uma geladeira e um fogão que possibilitava aquecer a marmita.

Como o pedido não foi atendido, foi organizada pela direção uma proposta de que o custo pela alimentação fosse rateado entre os funcionários que tinham interesse em almoçar neste refeitório. Cerca de 50 pessoas passaram então a almoçar no local desta forma.

No ano de 2002, com a construção do prédio anexo ao Centro de Saúde, hoje o Centro de Referência da Mulher, o refeitório foi então transferido para o segundo andar. Foram adquiridos mais equipamentos de cozinha, como um microondas para quem necessitava esquentar sua alimentação. Houve a promessa de que essa alimentação seria então custeada pela Secretaria de Saúde, o que até esta
data não tinha acontecido.

Neste governo, o refeitório passou por uma reforma para atender com mais conforto os funcionários que almoçam no local e a partir de agora, a antiga reivindicação será atendida: 115 funcionários terão a principal refeição do dia fornecida pela Secretaria de Saúde.