Sexta, 15 Setembro 2023 10:58

Prefeitura adere a programa federal de catadores de material reciclável

A Prefeitura de Petrópolis aderiu ao programa do governo federal voltado para a reciclagem e o trabalho dos catadores: o Programa Diogo de Sant’Ana Pró-Catadoras e Pró-Catadores para a Reciclagem Popular.

A assinatura da adesão foi na quarta-feira (13), em evento no Rio, pelo vice-prefeito Paulo Mustrangi e pelo diretor-presidente da Comdep, Cedenyr Vieira.

“É um programa para incentivar a coleta seletiva e valorizar os catadores. Vai criar as condições para as cooperativas poderem funcionar. E isso é fundamental. Tem muita gente que vive da coleta seletiva, em vários bairros da cidade, mas não estão organizados. O programa criar ferramentas para possibilitar a organização desses catadores, por meio das cooperativas”, disse Mustrangi.

O evento no Rio foi realizado no Palácio Guanabara.

Participaram, representando a Secretaria-Geral da Presidência da República: Valadares Filho (chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos) e Tânia Maria de Oliveira (secretária-Executiva Adjunta).

Também participaram: o governador em exercício e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha; representantes de cooperativas de catadores; e a secretária de Meio Ambiente e Clima da cidade do Rio, Tainá de Paula.

“A Prefeitura, por meio da Comdep, já vem trabalhando pela coleta seletiva, com a coleta em bairros, com os Ecopontos. No mês passado, por exemplo, criamos o Ecoponto de Corrêas, em parceria com a Enel. É objetivo do prefeito Rubens Bomtempo que Petrópolis avance nesse tema. Agora, com a adesão de Petrópolis ao programa criado pelo governo federal, vamos nos adequar ao programa para, em breve, levarmos um projeto para Brasília nesse sentido”, disse o diretor-presidente da Comdep, Cedenyr Vieira.