Terça, 26 Março 2019 19:05

Planejamento: Conferência da Cidade discute participação social

Evento acontece nesta quarta (27.03) às 19h no auditório da Fase

A importância da participação social na discussão de assuntos referentes ao planejamento da cidade é o viés principal da 8ª Conferencia Municipal da Cidade, que acontece na noite desta quarta-feira (27.03) no auditório da Faculdade Arthur Sá Earp - Fase.  O evento é organizado pelo governo municipal, por meio da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica (CPGE) e pelo Conselho Municipal da Cidade – Comcidade. Interessados em participar do evento podem fazer a inscrição preenchendo o formulário disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Na página principal, basta clicar em “8ª conferência da Cidade-2019” e informar os dados pessoais.

A abertura está marcada para as 19h e as inscrições para participar do evento podem ser feitas também no dia, no local do evento a partir das 18h.  A palestra do arquiteto e urbanista Vicente de Paula Loureiro com o tema “A participação social nas políticas públicas” terá início às 19h30.

A discussão com a sociedade é um instrumento importante no processo de tomada de decisões sobre as políticas a serem executadas pelo município em áreas como habitação, mobilidade urbana e transporte, saneamento ambiental e planejamento territorial. “Governo e sociedade devem participar desta discussão, pois o planejamento de uma cidade deve ser feito de acordo com as demandas de seus moradores. Somente com a integração da sociedade neste processo é possível pautar de forma mais precisa o que deve ser feito nos próximos anos para o melhor desenvolvimento da nossa cidade”, explica Vicente Loureiro.

O palestrante pontua que a valorização da participação da sociedade dentro do planejamento da cidade, aliando aspectos comportamentais da população é fundamental para a construção concreta da cidade. “Hoje as ferramentas para disseminação de ideias mudaram. A internet, o uso das redes sociais nos permite a possiblidade de ampliarmos o alcance das ideias. É importante para o planejamento da cidade que estes instrumentos sejam utilizados. É esta discussão que queremos levantar”, explica, destacando que “Petrópolis tem características muito peculiares, que devem ser valorizadas, pois dão mais qualidade de vida a quem vive na cidade”, afirma.

O palestrante destaca que o capital humano e social, com foco no interesse público é fundamental na construção de uma cidade. “Mais do que a participação sob o aspecto partidário é necessário que haja uma participação cidadã de fato na discussão dos assuntos referentes ao planejamento e a construção da cidade”, afirma.

Vicente de Paula Loureiro é arquiteto e urbanista, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Silva e Souza (1977) e Pós-graduado em Gerente de Cidades pela FAAP (Fundação Álvares Penteado de São Paulo), em 2002. Exerceu, durante 8 anos, cargos de Secretário ou Subsecretario de Estado do Rio de Janeiro e, durante 14 anos, cargos de Secretário Municipal de Nova Iguaçu, Petrópolis, Barra Mansa e Paracambi. Entre suas principais realizações estão os Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano de Nova Iguaçu e Volta Redonda; o Plano Diretor de Iluminação Pública do Rio de Janeiro; o Plano Estratégico da Cidade de Nova Iguaçu; o Projeto de Readequação do Plano Ferroviário da Cidade de Barra Mansa; e Projeto de Implantação e Extensão da Via Light.