Cássia

Imprimir

flora 1 20120524 1145131500Inconfundível entre as árvores ornamentais, as cássias chamam atenção por suas belíssimas flores, que são de um amarelo intenso e aparecem em cachos vistosos, que contrastam com o verde da folhagem.

Ocorre em quase todo o país, principalmente na mata pluvial da encosta atlântica. Sua madeira é leve, mole, de baixa durabilidade quando exposta a intempéries.

A madeira pode ser empregada para caixotaria leve, confecção de brinquedos e para lenha e carvão. A árvore é extremamente ornamental, principalmente durante seu longo período de florescimento.

É largamente empregada na arborização de ruas, parques e jardins na região Sudeste do país. Planta decídua no inverno, pioneira, indiferente às condições físicas do solo, característica das matas secundárias (capoeiras e capoeirões) da floresta pluvial atlântica. Em certas regiões do alto da Serra do Mar no Estado de São Paulo chega a formar populações quase puras.

Floresce durante um longo período do ano (dezembro-abril), conferindo à planta grande beleza. A maturação dos frutos (vagens) verifica-se nos meses de abril-junho, entretanto, permanecem abertas na planta por mais alguns meses.

disque 22469241 segunda a sexta,
das 9h às 18h

RIO20

Guia para Investidores

Guia para Investidores