Guapuruvu

Imprimir

flora 8 20120524 1790769884O Guapuruvu, também conhecido como ficheira, é originário do México ao Brasil, sendo uma espécie característica da Mata Atlântica facilmente encontrada da Bahia ao Rio Grande do Sul. Em São Paulo, pode ser encontrada em áreas urbanas, como o Parque Ibirapuera e Parque da Aclimação. Esta elegante árvore apresenta rápido desenvolvimento e costuma ser uma das árvores mais altas dessas matas, atingindo cerca de 10 a 20 metros de altura.

Seu tronco é liso, com casca de cor cinzenta, marcada por manchas transversais deixadas pelas cicatrizes das folhas que caem. Seu caule reto, cilíndrico e liso de cor acinzentada clara, emite ramificações e grande altura para formar a copa, o que lhe confere um porte majestoso. A copa densa, com galhos regulares, forma uma abóboda perfeita.

Suas folhas bipinadas alcançam até um metro de comprimento e são subdivididas em numerosos folíolos. Por sua altura e tipo de folhas, projeta sombra muito tênue, podendo-se manter gramados e canteiros debaixo dela. Durante os meses de inverno todas as folhas caem, rebrotando após a floração, que acontece entre os meses de setembro e novembro com vistosas flores amarelas.

O fruto do guapuruvu, um legume seco e semelhante a uma gota de água, surge durante os meses de julho e agosto e abre-se por meio de duas valvas espatuladas. Abriga uma semente lisa, brilhante e dura. Sua madeira, de superfície sedosa, lisa, leve e macia, é empregada na fabricação de caixas, forros, pranchetas, brinquedos e canoas.

disque 22469241 segunda a sexta,
das 9h às 18h

RIO20

Guia para Investidores

Guia para Investidores