Unidades de Conservação da Natureza no Município de Petrópolis
Federais
- Unidades de Uso Sustentável
- Unidades de Proteção Integral
- Parque Nacional da Serra dos Órgãos – PARNASO
- Sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Abrange área dos municípios de Petrópolis, Teresópolis, Guapimirim e Magé. Possui área total de 20.050 ha (200,50 km²) *. Área ampliada por decreto presidencial. Vide observação.
- Reserva Biológica do Tinguá – Rebio Tinguá.
- Sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Abrange área dos municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Miguel Pereira, Petrópolis e Japeri. Possui área total de 24.903 ha (249,03 km²)*.
- Refúgio de Vida Sivestre (Antiga ZVS).
- Sob gestão da APA Petrópolis – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Com área apenas no município de Petrópolis.
Estadual
- Reserva Biológica de Araras
- Sob gestão do Instituto Estadual de Florestas, IEF-RJ. Unidade de conservação de proteção integral. Abrange área dos municípios de Petrópolis e Miguel Pereira. Possui área total de 2.131 ha (21,31 km²) *.
Municipal
- Parque Natural Municipal Padre Quinha
- Sob gestão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Petrópolis. Unidade de conservação de proteção integral. Possui área total de 16,71 ha.
- Monumento Natural da Pedra do Elefante
- Sob gestão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, localizado na estrada do Taquaril, com aproximadamente 530 ha. Sendo classificada como Unidade de Conservação de Proteção Integral pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - SNUC.
Particulares
- Reservas Particulares do Patrimônio Natural