Secretarias

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Gabinete do Prefeito
End.: Av. Koeler, 260 (Anexo "A" - 1º Andar) - Centro
Tel.: (24) 2246-9413
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Horário de Atendimento: das 9h às 18h30.


Coordenadoria Especial de Articulação Institucional
End.: Av. Koeler, 260 (Anexo "A" - 1º Andar) - Centro
Tel.: (24) 2246-9470
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Horário de Atendimento: das 9h às 18h.


Procuradoria Geral
End.: Av. Koeler, 260  (Anexo "B" - 2º Andar) - Centro
Tel.: (24) 2246-9054
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Horário de Atendimento: das 12h30 às 18h30.


Secretaria de Administração e de Recursos Humanos
End.: Avenida Barão do Rio Branco, 2.846, Centro (Centro Administrativo da Prefeitura)

  • Recepção Tel.: (24) 2233-8124
  • Departamento Administrativo Tel.: (24) 2233-8188 / 2233-8189 / 2233-8190
  • Departamento Recursos Humanos Tel.: (24) 2233-8210 / 2233-8212 / 2233-8213 / 2233-8214
  • Departamento de Licitações Tel.: (24) 2233-8198 - 2233-8191 / 2233-8194 / 2233-8199 / 2233-8194
  • Protocolo Geral Tel: (24) 2246-8459 

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Horário de Atendimento: das 9h às 18h.


Controladoria Geral
End.: Av. Koeler, 260 (Anexo "B" - 2º Andar) - Centro
Tel.: (24) 2246-9129
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Horário de Atendimento: das 9h às 18h.


Secretaria de Fazenda
End.: Av. Koeler, 260 (Anexo "B") – Centro
Horário de Atendimento: das 10h às 18h.

Núcleo Administrativo
Tel.: (24) 2246-8522 / 2242-8892
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  • ISS - Tel.: (24) 2246-8531 / 2246-8533
  • ITBI - Tel.: (24) 2246-8516
  • Fiscalização Tributária - Tel.: (24) 2246-8534
  • Fiscalização Postura - Tel.: (24)2246-9042 / 2246-9043
  • Protocolo Fazenda - Tel.: (24) 2246-8527
  • Cadastro Imobiliário - Tel.: (24) 2246-8526
  • Nota Imperial - Tel.: (24)2246-8567 / 2242-8336
  • IPTU - Tel.: (24)2242-6260 / 2246-8526
  • Dívida Ativa - Negociação de Dívidas de IPTU (DICAM - Divisão de cobrança amigável) - Tel.: 24) 2242-6275
  • Tesouraria - Tel.: (24) 2246-8521
  • Contabilidade - Tel.: (24) 2246-8506 / 2246-8510
  • Procuradoria do Contencioso Fiscal - Tel.: (24) 2246-8569

Secretaria Assistência Social
End.: Av. Barão do Rio Branco, 2.846, Centro (Centro Administrativo da Prefeitura)
Tel.: (24) 2233-8100
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Horário de atendimento: das 8h30 às 18h.


Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias
End.: Rua Buarque de Macedo, 128 - Centro
Tel.: (24) 2246-9281 - 199
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Horário de Atendimento: das 9h às 18h.


Secretaria de Desenvolvimento Econômico
End.: Rua 24 de Maio, 2 Centro (esquina com a rua Aureliano Coutinho, 203)
Tel.: (24) 2242-9529
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Horário de Atendimento: das 9h às 18h.

Espaço Empreendedor: 
End.: Rua Aureliano Coutinho, nº 203

Reunindo no mesmo espaço:

  1. 1.Recepção e Protocolo
  2. 2.SEBRAE
  3. 3.FIRJAN
  4. 4.Central de Licenciamento (Obras Particulares e Meio Ambiente)
  5. 5.Liberação de Alvarás , Boletim de Ocupação da Vigilância Sanitária
    Tel.: (24) - 2233-8216
  6. 6.JUCERJA - 1ª Delegacia Processamento
    Tel.: (24) 2233-8215
  7. 7.JUCERJA - 1ª Delegacia Atendimento
    Tel.: (24) 2233-8215
  8. 8.JUCERJA - 1ª Delegacia Julgamento
    Tel.: (24) 2233-8215
  9. 9.Atendimento direcionado EPP, ME e MEI
  10. 10.Atendimento ao Empresário Incentivo Fiscal
  11. 11.Balcão de Empregos

Secretaria de Educação
End.: Rua da Imperatriz, 193 - Centro
Tel.: (24) 2246-8657
Setor de Matrícula: (24) 2246-8685/2246-8683
Horário de Atendimento: das 8h às 18h30.


Secretaria de Obras
End.: Av. Barão do Rio Branco, 2.846, Centro (Centro Administrativo da Prefeitura)
Tel.: (24) 2233-8148
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Horário de Atendimento: das 9h às 18h.

Núcleo de Fiscalização de Obras Particulares - NUFIC
End.: Av. Barão do Rio Branco, 2.846, Centro (Centro Administrativo da Prefeitura)
Tel.: (24) 2233-8183/2233-8184 
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Horário de Funcionamento: das 12h30 às 18h
*Reclamações de obra devem ser feitas no balcão de atendimento, não são aceitas por telefone e email.

Núcleo de Manutenção Viária
Tel.:
2246-8620/2246-8621 (Centro e arredores); 2246-8701/2246-8625 (Distritos); ou 2246-8702 (Posse)

Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública
End.: Estrada União Industria, 10.000, Itaipava
Tel.: (24) 2246-8977
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Horário de Atendimento: das 9h às 18h.

Guarda Civil
End.: Rua Santos Dumont, 517 – Centro
Tel.: 2246-9252/2246-9257/153
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Horário de Atendimento: das 9h às 18h.
Corregedoria
Tel.: 2246-9265
Ouvidoria

Tel.: 2246-9239
Ronda Escolar:
Tel.: 2246-9274
Centro Integrado de Operações de Petrópolis:
Tel.:
2246-9263

 

Secretaria de Meio Ambiente
End.: Av. Barão do Rio Branco, nº 2846 – Retiro - Petrópolis - RJ - 25.680-276
Telefones
    Denúncias:
(24) 2246-9241
    Corte de Árvore e Ligação de Luz:
(24) 2246-9233
    Núcleo Administrativo:
(24) 2246-9236
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Horário de Atendimento: das 9h às 18h.


Secretaria de Saúde
End.: Av. Barão do Rio Branco, nº 2846 – Retiro
CEP: 25680-276
Tel.: (24) 2233-8850/2233-8852
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Horário de Atendimento: das 8h às 17h.


Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica
End.: Rua 16 de março, 183 2º Andar - Centro
Tel.: (24) 2246-9468
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Horário de Atendimento: das 9h às 18h.


Secretaria da Turispetro
End.: Av. Koeler, 260 (Anexo "B" - 1º Andar) - Centro
Tel.: (24) 2246-9467
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Horário de Atendimento: das 9h às 18h.


Instituto Municipal de Cultura e Esportes
End.: Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro
Tel.: (24) 2233-1200 
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Horário de Atendimento: das 9h às 18h30.


Coordenadoria de Comunicação Social
End.: Av. Koeler, 260 (Anexo "A" - 1º Andar) - Centro
Tel.: (24) 2246-9325
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Horário de Atendimento: das 9h às 18h.


PROCON - Petrópolis
End.:
Rua Moreira da Fonseca, nº 33 - Centro - Petrópolis - RJ
Tels.:
(24) 2246-8470
(24) 2246-8471
(24) 2246-8472
(24) 2246-8473
(24) 2246-8474
(24) 2246-8475
(24) 2246-8476
(24) 2246-8477
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Horário de Atendimento: das 10h às 17h

PROCON - Itaipava
End.:
Estrada União e Indústria, 11.860 (Centro de Cidadania) - Itaipava
Tel.: (24) 2222-1418 / (24) 2222-7448 / (24) 2222-7337
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Horário de Atendimento: das 10h às 16h

Site: http://www.petropolis.rj.gov.br/procon/
WhatsApp Denúncia
: (24) 98857-5837


 

ADMINISTRAÇÃO VINCULADA

Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis - COMDEP
End.: Rua General Rondon, 400-B - Quitandinha
Tel.: (24) 2292-9500
Horário de Atendimento:
das 8h30 às 17h.


Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes - CPTRANS
End.: Rua Alberto Torres, 115 - Centro
Tel.: (24) 2246-8944/2237-1703
Horário de Atendimento: das 8h30 às 17h.


Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público do Município de Petrópolis - INPAS
End.: Rua Dr. Alencar Lima, 35 - Grupo 101 a 115 - Centro
Tel.: (24) 2220-9200
Email:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Horário de Atendimento:das 9h às 18h.


 

Reorganização da Estrutura Administrativa

LEI Nº 7.510 de 11 de abril de 2017 - Dispõe sobre a reorganização da estrutura administrativa do Poder Executivo do município de Petrópolis.
 
5169 - Quarta-feira, 12 de abril de 2017 - Suplemento

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Atribuições e Competências - Legislação

Prefeito

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Bernardo e Baninho

Bernardo Rossi
Prefeito

Bernardo Rossi tem 40 anos, é petropolitano e se formou em Direito em 2002, pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Foi eleito vereador pela primeira vez em 2004 e reeleito em 2008. Em seus mandatos no legislativo municipal e como presidente da Câmara foi responsável pela realização de um concurso público depois de 30 anos, deu fim na contratação de parentes, reduziu o período de recesso parlamentar e a devolveu mais de R$ 1 milhão à prefeitura, fruto de economia.

Já em 2010 foi eleito deputado estadual e em 2014 foi reeleito com 56.806 votos, o mais votado na história de Petrópolis. Nos dois mandatos apresentou mais de 250 projetos e indicações que beneficiaram a cidade e toda a Região Serrana. Para garantir desenvolvimento da economia, Bernardo atuou para a renovação da chamada Lei da Moda, que garante ICMS reduzido para a indústria da confecção até 2018 e a adoção de tributação diferenciada para a produção de cerveja artesanal, setor que vem crescendo em toda a região, assim como a produção de móveis que também recebeu benefício fiscal para se consolidar e expandir.

Na área da saúde, Bernardo aprovou leis pioneiras no estado focadas na saúde da mulher: a vacina contra o câncer do colo do útero foi uma iniciativa de Bernardo na Alerj e acabou se tornando um programa em todo o país pelo SUS. E o Estado do Rio, por força de lei de Bernardo Rossi, ganhou autonomia para critérios para a mamografia ampliando a faixa etária – a partir de 39 anos – para as mulheres, que passaram a ter resguardado o direito de fazer o exame de graça na rede pública.

Na Assembleia do Estado do Rio, Bernardo ocupou a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante do parlamento estadual, e atuou como vice-corregedor da Casa.

Sua experiência como administrador público também inclui a Secretaria de Estado de Habitação, onde assumiu em 2015, ficando no cargo por 12 meses. Na ocasião, inseriu Petrópolis em todos os programas do setor desenvolvidos pelo Estado: construção de casas, indenizações, aluguel social, prevenção em habitação, regularização fundiária e incentivo à aquisição de casas pelos servidores públicos.  

Bernardo Rossi é casado com a arquiteta Sabrina Noel, pai do Bernardinho e Beatriz.

Albano Batista Filho
Vice-prefeito

Albano Batista Filho (Baninho) é casado e pai de duas filhas. Foi três vezes vereador em Petrópolis e também diretor da Secretaria Municipal de Habitação de Petrópolis. Experiente e realizador, Baninho acumula conquistas na instalação de postos de saúde, creches, escolas e obras que foram realizadas por suas indicações junto ao governo. No seu trabalho para fortalecer a economia da cidade, Baninho aprovou lei de sua autoria proibindo a realização de feiras de comerciantes de fora da cidade. Essa lei protege até hoje a Rua Teresa, polo de moda do Bingen e a Feirinha de Itaipava.

Equipe de governo

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Renan CamposSecretário Chefe de Gabinete
Renan Campos

Renan Sousa Campos, petropolitano, é professor e advogado. Bacharel em Direito pela UCP (2012), pós-graduado em Direito Processual Canônico (2016) e mestre em Direito pela mesma Universidade (2016). Foi professor da Fundação Educandário Princesa Isabel da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Petrópolis-RJ de 2009 a 2012. Coordenador de Operações Imobiliárias e Financeiras da Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro (CEHAB) em 2015. Associado à ANDHEP, Associação Nacional de Direitos Humanos - Pesquisa e Pós-Graduação. Sócio honorário da Academia Brasileira de Direito Processual Civil. Coordenou em 2016 o plano de governo e a equipe de transição da atual gestão e em 2017 a reforma administrativa. Ainda em 2017 acumulou os cargos de Secretário de Governo e Coordenador Especial de Articulação Institucional. Foi vice-presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) entre 2017 e 2018 e presidente de 2018 a março de 2020 quando ocorreu o maior levantamento de doações da história do Fundo da Criança e do Adolescente (FUNCRIA). Ainda como presidente criou a Páscoa Solidária, a Festa Julina Solidária e o Natal Solidário para as mais de 7 mil crianças atendidas. Também durante a gestão no CMDCA conquistou junto ao Poder Executivo o maior reajuste da história para as instituições parceiras junto à Rede de Educação e ainda a sanção da lei que garante isenção da taxa de IPTU e de lixo para todas as instituições e creches que compõem o Conselho. Ainda no ano de 2019 também coordenou a eleição para o Conselho tutelar (2020-2024), fiscalizada pelo Ministério Público e com o acompanhamento da Vara da Infância e Juventude. A eleição foi a primeira a contar com a utilização de urnas eletrônicas. É também membro do Conselho municipal de transparência pública (criado em 2018) e do COMCIDADE. É presidente do Comitê Gestor das Parcerias-Público Privadas.

 

Sebastiao MediciProcurador Geral do Município
Sebastião Médici

Sebastião Luiz Oliveira Médici, é graduado em Direito pela UCP. Foi diretor jurídico da Casa da Criança Antônio de Pádua (1999/2001), criou e coordenou o Procon-Petrópolis, foi procurador Geral do Município de Petrópolis (2002-2008) e de Três Rios (2009-2016). Médici é membro da Academia Petropolitana de letras Jurídicas, foi professor de Direito público da UCP (2005 -2008) e de Direito administrativo de Universidade Estácio de Sá (2005-2012). Tem dois livros publicados sobre direito Público. Sebastião Médici é casado e tem uma filha.

 

Marcus Von SeehausenSecretário de Administração e Recursos Humanos
Marcus von Seehausen

Marcus Wilson von Seehausen tem três filhos, é empresário e formado em Direito pela UCP. Tem pós-graduação em Administração Financeira e em Direito Civil Processual. Ocupou os cargos no executivo estadual como presidente do Instituto de Pesos e Medidas, em 2015, e na Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, em 2014. Neste mesmo órgão atuou, anteriormente, por dois anos, como subsecretário. Petropolitano, foi chefe de gabinete parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado entre 2008 e 2012 e secretário de Administração de Petrópolis entre 2003 e 2004.

Alcindo FernandesControlador Geral
Alcindo Fernandes

Aos 53 anos, ele assume o lugar de Sebastião Medici, que permaneceu interinamente no cargo até o dia 10 deste mês. Alcindo é formado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia e Finanças do Estado de Rio de Janeiro. Especialista em Análise Contábil e Financeira e em Administração Pública, entrou para o serviço público em 1997. Foi professor universitário e em cursos de capacitação e treinamento em diversas áreas de conhecimento da administração pública em instituições como Senai, Esaf e Ceperj. Alcindo trabalhou como Auditor Geral da Controladoria Geral do Município de fevereiro de 2017 até setembro de 2019.

 

Elaine Cristina Silva do NascimentoSecretária de Fazenda
Elaine Cristina Silva do Nascimento

Elaine Cristina Silva do Nascimento foi superintendente de Administração e Finanças da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão, no Rio de Janeiro e subsecretária de Receita Prefeitura de Duque de Caxias entre 2013 e 2015. Entre 2010 e 2012 ocupou ainda o cargo de diretora de Meios Físicos, Controle e Baixa, na Prefeitura de Duque de Caxias e atuou como subsecretária Adjunta de Receita Prefeitura de Duque de Caxias - Duque de Caxias entre 2009 e 2010. Antes de assumir o cargo de secretária, em maio de 2018, já atuavam na Secretaria de Fazenda como subsecretária desde janeiro de 2017.

 

Denise QuintellaSecretária de Assistência Social 
Denise Quintella

Denise Maria Respeita Quintella Coelho é psicóloga, formada pela UCP em 1985. Tem especialização na Fundação Getúlio Vargas (FGV) em psicologia hospitalar, psicologia escolar e atendimento a paciente com síndrome de Down. Atuou quatro anos na Escola La Fontaine (1986-1990) – a primeira a adotar o regime de inclusão de alunos especiais em Petrópolis.  Dos mais de 30 anos de profissão, 20 foram dedicados ao atendimento popular na clínica Dr. Fernando Coelho. Desde 1989, Denise Quintella soma a atuação como psicóloga, ao trabalho administrativo na Câmara de Vereadores, onde ingressou como escriturária e ocupou cargos como chefe de processamento de dados. Desde 2009, está no cargo de diretora administrativa. Denise Quintella é casada, tem dois filhos e uma neta.

 

Anderson Guerra PinheiroSecretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias
Anderson Guerra Pinheiro

Anderson Guerra Pinheiro, 46 anos, é formado em Ciências Biológicas e pós-graduado em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Funcionário concursado da prefeitura de Petrópolis desde 2013, Anderson também é coordenador de Primeiros Socorros da Cruz Vermelha Brasileira, da filial Petrópolis. Possui também cursos de Atendimento Pré-Hospitalar e de Resgate em Áreas Remotas. Em 2018 e 19, foi diretor de Capacitação e Treinamento da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias. Anderson também realizou os cursos de Prevenção e Defesa Florestal da Rebio-Araras e de Proteção e Defesa Civil na Escola de Defesa Civil do Estado.

 

Marcelo SoaresSecretário de Desenvolvimento Econômico 
Marcelo Soares

Marcelo Soares é petropolitano, tem 62 anos e é engenheiro mecânico formado na Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Começou a carreira profissional em 1980 como estagiário na empresa de manutenção de turbinas de aviação Celma. Se tornou o CEO da G.E. Energy na América Latina em 2001 e permaneceu na presidência da empresa até 2010. Após esse período, ele trabalhou mais cinco anos em outro cargo na direção da GE. Marcelo Soares também atuou em uma empresa de energia eólica e em uma operadora mundial de helicópteros que fazem o transporte para plataformas de petróleo (off-shore).

 

Márcia PalmaSecretária de Educação
Márcia Palma

Márcia Palma é servidora da rede municipal de Educação há 31 anos. É pedagoga e historiadora. Possui pós graduação em Gestão, Administração, Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar. Atuou como professora, diretora escolar e subsecretária de Educação entre janeiro de 2017 e maio de 2018. Antes de atuar como subsecertária, Marcia Palma foi diretora da EM Theodoro Machado e, nos últimos meses, esteve na direção adjunta da EM Amélia Antunes Rabello, em Madame Machado.

 

Ernane Hélio DiasSecretário de Obras, Habitação e Regularização Fundiária
Ernane Hélio Dias

Ernane Hélio Dias tem 49 anos e é formado em Direito pela UCP. Ele foi diretor Administrativo e Financeiro da própria Secretaria de Obras de maio de 2018 a fevereiro de 2020, atuando como coordenador do Grupo de Trabalho de Licenciamento de Grandes Empreendimentos (Celge) e do Grupo de Análise de Empreendimentos (GAE). Ele também já atuou na Secretaria de Fazenda tanto em Petrópolis quanto no município de Guapimirim e foi sócio de uma empresa de consultoria empresarial.

 

Karina BronzoSecretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública
Karina Bronzo

Karina de Freitas Bronzo é graduada em Direito pela Universidade Iguaçu (Unig), com MBA em Finanças Públicas pela Universidade Cândido Mendes. Trabalhou na prefeitura de Nova Iguaçu entre 1998 e 2011 em diretorias administrativas e financeiras da Secretaria de Trânsito, Transportes e Serviços Públicos; Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu; Empresa Municipal de Limpeza Urbana; e, por último, na Secretaria de Planejamento e Gestão. Em 2011, trabalhou como auditora interna do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj), em seguida como assessora da presidência da Companhia Estadual de Habitação e, entre 2015 e 2016, como diretora geral de administração e finanças da Secretaria de Estado de Habitação. Em 2017, assumiu como coordenadora administrativa e financeira da Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública. É titular da pasta de abril de 2019.

 

Renato CoutoCoordenador de Bem-estar Animal
Renato Couto

Renato Couto de Carvalho é ambientalista e presidente dos conselhos consultivos do Parque Natural Padre Quinha e do Monumento Natural Pedra do Elefante. Formado em filosofia, atuou como gerente de fiscalização na Secretaria de Meio Ambiente de janeiro de 2017 até setembro de 2018, quando se tornou secretário titular da pasta até o início de julho de 2019. Renato ingressou no setor público após 15 anos na iniciativa privada nas áreas de gestão e desenvolvimento de negócios em diversas áreas. Ele também é o representante da Secretaria de Meio Ambiente nos conselhos da Rebio Tinguá e da Rebio Araras.

 

Fabiola HeckSecretária de Saúde
Fabiola Heck

Fabiola Heck é enfermeira sanitarista, formada pela Universidade Católica de Petrópolis. Ela se especializou em Saúde Comunitária pelo Instituto de Pós-Graduação Carlos Chagas e em Administração Hospitalar e de Serviços de Saúde, pela Universidade de Ribeirão Preto. Fabiola também é pós-graduada em Informação e Informática em Saúde, pela Fiocruz. Antes de atuar como secretária de saúde, ocupava o cargo de superintendente de Atenção à Saúde, na Secretaria de Saúde de Petrópolis, Fabiola foi diretora geral do Centro de Saúde Coletiva Professor José Manoel Ferreira, entre 2009 e 2013, e coordenadora do Programa da Mulher, de 2013 a 2017.

 

Dalmir CaetanoCoordenador de Gestão Estratégica
Dalmir Caetano

Dalmir Caetano é formado em Administração, Dalmir tem MBA em Gestão de Negócios Sustentáveis pela UFF e pós-graduação em Indicadores Educacionais. Dalmir ingressou no setor público após uma carreira de 25 anos na iniciativa privada nas áreas de gestão e desenvolvimento de negócios em várias áreas, especialista em planejamento estratégico de médio e longo prazo. Dalmir atuava como subsecretário de Desenvolvimento Econômico.

 

Marcelo ValenteSecretário da Turispetro
Marcelo de Freitas Valente

Marcelo de Freitas Melro Valente é formado em administração de empresas pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC-RJ). Petropolitano, Marcelo é empresário do ramo hoteleiro e gastronômico da cidade há mais de 10 anos. Marcelo é casado e tem dois filhos.

 

 

 

Rodrigo BuenoDiretor-presidente do Instituto de Cultura e Esportes - IMCE
Rodrigo Bueno

Formado em gestão pública. Foi assessor na Câmara de Vereadores, chefe de gabinete na Alerj e na Secretaria de estado de Habitação. É também assessor especial de Governo na atual administração, tendo acompanhado os grandes eventos e a agenda cultural do município.

 

 

Wagner SilvaDiretor-presidente da Comdep
Wagner Luiz Ferreira da Silva

Wagner Luiz Ferreira da Silva é formado em administração de empresas, despachante público Estadual, com especialização em gestão de pessoas e segurança do trabalho.  Como gestor público foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) entre 1997 e 2000. Como presidente da Comdep, recebeu o diploma Ambiental de Limpeza Pública. Outro destaque na gestão da Comdep foi o cumprimento de um acordo com o Ministério Público do Trabalho para a contratação de concursados. Em 2008 foi eleito vereador para o mandato entre os anos de 2009 e 2012. Membro da mesa diretora da Câmara, onde ocupou o cargo de 1º secretário, no biênio 2009/2010, Wagner Silva ajudou a elaborar o último concurso público da Câmara de Vereadores. É casado e atua ainda na administração da igreja Metodista Wesleyana Central de Petrópolis.

Jairo CunhaDiretor-presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans)
Jairo Cunha

Jairo da Cunha Pereira, tem 51 anos, é casado e pai de uma menina. Empresário, é formado em Ciências Econômicas e Educação Física, pós-graduado em Marketing Empresarial e bacharelando em Direito. Sua trajetória passa por cargos de direção na Câmara dos Vereadores e Prefeitura de Petrópolis, gestão na Auriverde Comércio e Transporte, consultoria comercial e financeira na SHV, assistente financeiro da Serragás, dentre outras funções.

 

Fernando FortesSecretário de Meio Ambiente
Fernando Leite Fortes

Subsecretário de Estado de Habitação do Rio de Janeiro nos anos de 2015 e 2016, Fernando Leite Fortes, 65 anos, foi consultor e chefe de Gabinete Parlamentar, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro entre 2011 e 2014. Em 2006 foi subsecretário de Estado de Governo do Rio de Janeiro. Na Câmara de Vereadores Fernando Fortes atuou como assessor especial da presidência (2009 a 2011), fruto da experiência como diretor Administrativo da Câmara Municipal de Petrópolis (1993/1996) e vereador entre 1989/1993.Entre 2003 e 2006 Fortes foi coordenador da Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro. Em 1987 atuou como assessor Especial da Secretaria de Estado de Governo Rio de Janeiro. Entre 1997 e 1999 foi chefe de Gabinete Parlamentar na Alerj. Fernando Fortes foi ainda diretor da 5ª Ciretran entre os anos de 1987 e 1988, diretor consultor da empresa Ely & Azevedo Consultores Associados entre 1999 e 2002, e Diretor Administrativo da Clínica São Pedro por 12 anos (1978-1990). Na área de comunicação, Fernando Fortes atuou como diretor comercial no jornal Diário de Petrópolis entre os anos de 2008 e 2012 e como diretor do Jornal de Petrópolis entre 1981 e 1983.

 

João Antonius Von SeehausenDiretor-presidente do Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público do Município de Petrópolis (Inpas)
João Antonius Von Seehausen

João Antonius Von Seehausen, de 32 anos, é formado em Direito pelo Ibmec e atua como advogado desde 2011. Tem especialização em Ciências Criminais pela Cândido Mendes e pela Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (FESUDEPERJ). No setor público, João trabalhou como Procurador Adjunto Tributário e Fiscal da Procuradoria Geral do Município de 2017 até julho de 2020.

 

Raquel MottaCoordenador do Procon Petrópolis
Raquel da Cunha Motta

Raquel da Cunha Motta é formada em Direito e Psicologia pela UCP, com especialização em Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá. Como advogada, atuou na área de defesa do consumidor.
Ela estava na Secretaria de Obras desde o início do governo do prefeito Bernardo Rossi, exercendo os cargos de assessora jurídica, diretora de projetos e subsecretária.

 

Anna Maria RattesCoordenadora do Gabinete da Cidadania
Anna Maria Rattes

Anna Maria Martins Scorzelli Rattes é advogada formada pela Faculdade de Direito de Valença, em 1978. Foi Secretária de Apoio Comunitário em Petrópolis entre 1984 a 1986, deputada federal constituinte de 1986 a 1990, presidente do Conselho Estadual da Mulher de 1994 a 1998, subsecretária de Política para Mulheres entre 2003 a 2007 e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher entre 2003 e 2007. Anna Maria integrou, como membro titular, a subcomissão dos Direitos Políticos, Direitos Coletivos e Garantias, da Comissão da Soberania e dos Direitos e Garantias do Homem e da Mulher; a subcomissão dos Negros, Populações Indígenas, Pessoas Deficientes e Minorias, da Comissão da Ordem Social. Também foi a segunda vice-presidente da Comissão da Soberania e dos Direitos e Garantias da Mulher.

 

Ronaldo MedeirosCoordenador de Relações Institucionais
Ronaldo Medeiros

Ronaldo Carlos de Medeiros Júnior é petropolitano e empresário há 36 anos. Foi eleito vereador pela primeira vez aos 24 anos, em 1990, onde permaneceu até o ano 2000, tendo ocupado o cargo de presidente da Câmara no biênio 1999/2000. Em 2004 foi eleito com mais de 6 mil votos, o que garantiu o título de vereador mais votado da história de Petrópolis. No ano de 2006 foi eleito suplente de deputado estadual com trinta mil votos, assumindo o mandato na Assembleia Legislativa do Estado por dois anos.  Nos últimos seis anos voltou a se dedicar exclusivamente à atividade empresarial em Petrópolis. Ronaldo Medeiros é casado, tem dois filhos e um neto.

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