Sábado, 11 Fevereiro 2012 15:03

Novos 22 leitos de UTI já estão em processo de habilitação/credenciamento pelo SUS

O prefeito Paulo Mustrangi, acompanhado da secretária de Saúde Aparecida Barbosa, visitou esta semana a obra de ampliação do setor de internação do Hospital Santa Teresa (HST) onde serão instalados 10 novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Estes leitos se somarão a outros nove que passam por processo de habilitação e/ou credenciamento no Hospital Alcides Carneiro (HAC) e mais três no Hospital Clínico de Corrêas (Sanatório de Corrêas). A visita foi guiada pelo diretor executivo do HST, Vinicius Tadeu de Oliveira.

Atualmente, o município conta com 40 leitos de UTI, sendo 32 para pacientes adultos e oito para recém nascidos (neonatal). Com os 22 leitos que estão em processo de habilitação/credenciamento, Petrópolis contará com 62 leitos de UTI, quatro a mais do que a rede privada, que hoje possui 58 Unidades de Tratamento Intensivo. Os números indicam um aumento de 50,5% do número de leitos credenciados aos SUS em Petrópolis.

Durante a visita ao HST, Mustrangi pode constatar que os leitos que serão oferecidos aos pacientes do SUS são idênticos aos leitos privados, ou seja, os pacientes do SUS terão o mesmo tratamento dispensado aos pacientes de particulares ou com planos de saúde.

“São leitos que não devem nada aos melhores hospitais do país. Aqui não haverá diferença no tratamento de um paciente do SUS e outro de um plano de saúde privado. Esse diferencial angaria muita qualidade para a rede municipal. É uma grande satisfação poder observar que a parceria com o Hospital Santa Teresa rende muitos frutos em benefício da população”, afirmou Mustrangi.

A secretária Aparecida Barbosa informou que o processo de habilitação dos leitos no Hospital Santa Teresa já está bastante adiantado, assim como o do Hospital Alcides Carneiro.

“A ampliação dos leitos de UTI adulto visa atender a demanda de urgências e emergências e ainda criará para o município uma reserva técnica para as cirurgias de maior complexidade”, disse Aparecida Barbosa.

O vereador João Tobias também destacou a qualidade do espaço no HST. “Fiquei muito impressionado com o que vi. Os pacientes do SUS em nossa cidade que necessitarem de uma UTI encontrarão aqui uma unidade de primeira linha”.

A ampliação do número de leitos faz parte da proposta de atendimento integral aos pacientes.