Terça, 17 Janeiro 2012 16:23

Grupo de trabalho será criado para debater projeto de revitalização da Rua Teresa

Uma reunião de trabalho realizada nesta segunda-feira (16) na Concha Acústica do Museu Imperial teve como principal objetivo fortalecer o debate democrático em torno do projeto de revitalização da Rua Teresa, além de colocar em pauta diversos assuntos relacionados com o desenvolvimento econômico do pólo de modas. Com a participação efetiva de empresários, representantes de entidades comerciais, além de secretários municipais e do estado, ficou definido que um grupo de trabalho será criado para debater os assuntos relacionados com o projeto.

“Desde o princípio, quando o projeto foi apresentado, o prefeito Paulo Mustrangi teve a preocupação de ouvir lojistas e trabalhadores da Rua Teresa e demais entidades representativas da sociedade civil. Realizamos reuniões periódicas, não houve uma semana sequer que não tenha recebido representantes da Rua Teresa para dialogar sobre a constituição do projeto de revitalização. O que aconteceu aqui hoje foi uma demonstração clara de empenho do governo municipal em democratizar o debate e não realizar nenhuma intervenção sem deixar de ouvir ninguém. Por isso estamos aqui hoje compondo um grupo de trabalho com a presença de diversas entidades para que o projeto seja discutido da forma mais abrangente possível”, disse o secretário de Governo, Charles Rossi, que conduziu a reunião.

O subsecretário de Projetos de Urbanismo do governo do Estado, Vicente de Paula Loureiro, afirmou que “todos precisam saber qual o conceito querem para a Rua Teresa. Deve ser feito um amplo debate sobre a importância do projeto para a cidade. Temos que lembrar que nenhum estado do país terá uma agenda tão positiva como o Rio de Janeiro”, afirmou.

Ainda foram discutidos temas como o estacionamento para ônibus e automóveis, a utilização de espaços ociosos, acessibilidade, desenvolvimento econômico, problemas para turistas e compradores acessar a cidade de Petrópolis, aumento do número de feirinhas na baixada, entre outros assuntos relacionados com a realidade atual da Rua Teresa.

A Rua Teresa hoje possui 1,2 mil lojas e emprega mais de 40 mil pessoas de forma direta e indireta. O projeto está orçado em R$ 11 milhões e de acordo com a apresentação feita em uma audiência pública realizada no ano passado, a concepção do projeto prevê a revitalização do início da Rua Aureliano Coutinho (altura do Teatro Santa Cecília), toda extensão da Rua Teresa e ainda se prolongará até a Rua Chile, em um percurso de 1,6 mil metros.

O projeto prevê ainda a manutenção de grande parte das áreas de estacionamento, acessibilidade para portadores de necessidades especiais, novo mobiliário urbano, iluminação, sinalização, entre outras mudanças. Outro ponto destacado no projeto será o aterramento das galerias para as redes de luz, telefonia, gás e transmissão de dados, além das redes de esgoto e água.