Sexta, 30 Março 2012 12:59

Empreiteira iniciará construção da ponte da Estrada do Gentio

Na manhã desta sexta-feira (30), a Prefeitura de Petrópolis iniciou a mobilização dos moradores da Estrada do Gentio e arredores com a apresentação da empreiteira vencedora da licitação - Prosplan Obras e Serviços Ltda – que executará a construção da ponte definitiva que liga a Estrada do Gentio ao bairro Benfica, em Itaipava. Vale lembrar que toda a licitação foi conduzida pelo governo do Estado, com verbas oriundas do governo Federal.

Durante o encontro com membros da comunidade, o secretário de Obras, Stênio Nery dos Santos, expôs todos os procedimentos para que toda a licitação fosse concluída. “O processo licitatório começou no início de março, através do Estado, e está sendo finalizado hoje (30). Já houve a abertura dos envelopes, aprovação dos documentos, e a empreiteira vencedora foi chamada para assinar o contrato de execução da ponte da Estrada do Gentio. Trouxemos um representante da empreiteira até a comunidade para conversar com os moradores sobre esta ação que será iniciada nos próximos dias”, disse.

Nery acrescentou ainda a forma que será feita a vistoria das intervenções. “O acompanhamento ocorrerá frequentemente, pois firmamos um compromisso com a comunidade. Enquanto constroem a nova ponte, a estrutura provisória que foi instalada pelos moradores continuará no mesmo local para manter a passagem da população”, destacou.

A entrega deverá ser feita em julho deste ano. A estrutura de concreto e metal apresentará dimensões maiores que a antiga, além de novos apoios e cabeceiras. Sob responsabilidade do governo do Estado, os trabalhos serão acompanhados também pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

De acordo com o representante da associação dos moradores da Estrada do Gentio, Claudio José Campos da Silva, a constante presença do governo municipal na localidade tem facilitado os entendimentos sobre em que fase está o processo licitatório. “Aguardamos essa ponte há pouco mais de um ano. Agora, com a ajuda da Prefeitura estamos informados sobre o porquê da demora durante os trâmites da licitação. Estamos confiantes que a ponte sairá do papel e que será levantada rapidamente”, disse.

Já para o morador Gilberto Clementino a ponte proporcionará mais segurança e conforto aos moradores que a utilizam diariamente. “Quando a ponte caiu, ficou ruim demais, pois o caminho alternativo era muito longo. Estamos aguardando o início das obras e sabemos que a Prefeitura tem corrido atrás para agilizar isso tudo”, disse.

Aproveitando a ocasião, o morador agradeceu pelo auxílio de R$ 8 mil que está sendo disponibilizado pela Prefeitura as famílias que foram vítimas das chuvas de janeiro de 2011, no Vale do Cuiabá e arredores, e que tiveram suas casas danificadas, mas que ainda podem ser recuperadas e estão em “área verde” segundo classificação do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea). “Com as chuvas, perdi a minha casa, só que ela está na área verde. Com este benefício poderei recomeçar minha vida e iniciar o processo de reconstrução do meu imóvel.