Sexta, 30 Março 2012 12:33

Evento vai promover a importância do Dia do Livro, comemorado no dia 25 de abril

A Secretaria de Educação, por meio da Divisão de Implementação de Leitura da Subsecretaria do Ensino Fundamental, abriu as inscrições para a II Edição do Desafio da Leitura, que visa divulgar a importância do Dia do livro, comemorado no dia 25 de abril. Todas as escolas da rede municipal de ensino estão convidadas a realizar diferentes atividades de incentivo à leitura. As oito escolas que promoverem atividades de destaque conquistarão bolsas literárias destinadas ao projeto “Mala Viajante”, que promove a interação dos alunos e familiares durante a leitura diária.

Para participar, as escolas deverão promover atividades como leitura dramatizada, leitura em voz alta, recital de poesia, leitura compartilhada. Todo o material deve ser registrado em ficha relatório, fotos ou vídeos que serão encaminhados para a Divisão de Leitura, até o dia 16 de maio, em cópia impressa ou em formato de CD.

Os relatórios serão avaliados por uma banca julgadora. “Quanto mais pessoas envolvidas em atividades de leitura, maior a chance de ganhar”, disse Juliana Fecher, coordenadora da Divisão de Implementação de Leitura.

Cada escola concorrerá de acordo com a sua categoria: A- CEI, B- Escolas de Pequenos Porte, C- Escolas de Médio Porte e D- Escolas de Grande Porte. As inscrições devem ser feitas através do telefone 2246-8681.

Também estão abertas as inscrições para o Projeto Teatro de Brinquedos

A Divisão de implementação de Leitura também está recebendo inscrições para o projeto “Teatro de Brinquedo”’, promovido pelo grupo Endesa. Vinte professores da rede municipal de ensino poderão participar do projeto que é aprovado pela Lei Rouanet, que premia peças teatrais produzidas por alunos do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental.

A iniciativa será realizada seguindo os moldes dos contadores de história: reunião, formação, entrega dos kit’s, material de apoio e participação no concurso. Para participar, os mestres devem estar atuando em turmas de alunos matriculados em 2012 no quarto ou quinto ano do Ensino Fundamental.

Para os selecionados será distribuído um kit didático. Cada escola poderá inscrever, no máximo, dois professores. A Coordenação do projeto promoverá um encontro de formação em abril, com duração de quatro horas, onde será apresentado o regulamento do concurso. As inscrições também podem ser feitas pelo telefone 2246-8681.