Segunda, 27 Fevereiro 2012 15:44

Secretaria de Educação promove oficinas de leitura para professores da rede

Capacitar os professores da rede municipal de ensino das séries iniciais do ensino fundamental como contadores de histórias. Com esse objetivo, o Comitê Proler da Secretaria de Educação está recebendo inscrições para duas oficinas que serão realizadas no mês de março: “Contação de Histórias e formação de leitores” e “Lygia Bojunga: artesã da palavra”.

Segundo a Divisão de Implementação de Leitura da Secretaria de Educação, as oficinas levarão os mestres a refletir sobre a importância da “contação” como incentivo à leitura.

“Vamos retomar o prazer de ler através de diversas maneiras de se contar histórias, a partir de diferentes autores e gêneros literários”, afirma a coordenadora do Comitê Proler, Juliana Fecher.

Durante os encontros serão propostos, também, exercícios de improvisação, leitura, narração, memorização, dicção e escrita para enfatizar a importância de se ouvir histórias na formação de cada criança.

“Queremos formar professores conscientes da sua importância no papel de promotores de leitura e linguagem”, disse a secretária de Educação Cláudia Quintanilha.

A oficina “Lygia Bojunga: artesã da palavra”, abordará o processo criativo da autora em quatro obras: “Os Colegas”, “A bolsa Amarela”, “A fada madrinha” e “Livro” e será oferecida no dia 9 de março, das 8h às 17h30, também na UCP. Já a oficina “Contação de Histórias e a formação de leitores” vai ser realizada no dia 13 de março, das 8h às 17h30, na Universidade católica de Petrópolis.

Os professores interessados devem fazer as inscrições na divisão de Leitura da Secretaria de Educação, ou, através do telefone 2246-8681, até o dia 2 de março.

Mais informações podem ser obtidas no site: www.leiturapetropolis.blogspot.com