Dia do Consumidor: Procon já atendeu cerca de 300 pessoas nas ações itinerantes
Nesta quarta-feira (15) é o Dia do Consumidor e o Procon Petrópolis intensificou as ações itinerantes, que estão sendo realizada desde o início do mês. Até o momento, cerca de 300 pessoas em 13 comunidades já foram atendidas e puderam formalizar as denúncias contra a concessionária de energia Enel.
“A ação segue até o fim do mês em 27 comunidades. As ações acontecem principalmente nas regiões que tiveram mais problemas com as interrupções de energia elétrica nessas últimas semanas. Vamos continuar com essas ações itinerantes até o fim de março e auxiliar as pessoas a conseguirem o ressarcimento dos prejuízos”, disse o procurador geral do município, Miguel Barreto. O calendário do Procon Itinerante está disponível nas redes sociais da Prefeitura.
Todos os moradores que tiveram ou ainda estão enfrentando problemas com o fornecimento de energia elétrica podem procurar o Procon Petrópolis para formalizar a denúncia. Além das ações itinerantes, as reclamações também podem ser feitas por e-mail (
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
), telefone (2246-8469) ou pessoalmente na sede do Procon, no Centro da Cidade.
“A resolução 1000/2021 da Aneel, que estabelece as regras de prestação do serviço público de distribuição de energia elétrica, estipula os prazos para ressarcimento e resposta das concessionárias. O pedido de ressarcimento dos prejuízos causados pelas interrupções de energia pode ser feito em até cinco anos, mas se for feito em 90 dias o processo é bem mais rápido e menos burocrático. Além disso, o consumidor fica dispensado de apresentar a nota fiscal do produto”, explicou Miguel Barreto.
Além das ações itinerantes, o Procon Petrópolis também está participando do mutirão de renegociação de dívidas promovido pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). “Com a pandemia muitas pessoas contraíram dívidas com os bancos. O Procon vai auxiliar nessa renegociação. Quem tiver alguma dívida pode procurar o Procon que vamos ajudar”, disse o procurador.
O Procon Petrópolis funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e fica localizado na Rua Dr. Moreira da Fonseca, 33, no Centro (na Praça Visconde de Mauá – Praça da Águia).
Em Brasília, Bomtempo defende Sistema Nacional de Defesa Civil e assina pacto global pelo clima
Prefeito de Petrópolis discursou na 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos
O prefeito Rubens Bomtempo participou da 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Brasília, nesta segunda (13) e terça-feira (14/3). As mudanças climáticas estiveram no centro do debate. Bomtempo participou da mesa-redonda sobre sustentabilidade urbana e mudanças climáticas e destacou a importância de um novo Sistema Nacional de Defesa Civil que seja capaz de deixar os municípios mais preparados para mitigar riscos.
“Este é um problema que pode atingir qualquer cidade do país e não há município que tenha capacidade suficiente para enfrentar eventos climáticos como os que ocorreram em Petrópolis no ano passado e no litoral paulista neste ano. Precisamos cada vez mais nos unir e estender a mão para, juntos, construirmos políticas públicas que possam gerar resultados efetivos”, disse Bomtempo.
Representando o município de Petrópolis, o prefeito assinou, nesta terça-feira (14), o Pacto Global dos Prefeitos pelo Clima e a Energia, reconhecendo o empenho para implementar políticas e assumir medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, preparar o município para impactos das mudanças climáticas e aumentar o acesso à energia sustentável.
O prefeito levou a experiência de Petrópolis e as medidas adotadas pelo município, considerado uma referência nacional em políticas públicas de proteção e defesa civil pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden): prioridade para que as Prefeituras possam acessar linhas de crédito para macrodrenagens, contenção de encostas, além da prioridade para o reassentamento de famílias que vivem em alto risco.
“Também é importante pensar em ações de sustentabilidade, sensibilização e resiliência, como a Escola Resiliente, o fortalecimento da coleta seletiva, descarbonização dos municípios e a criação de conselhos locais de Defesa Civil e fundos verticalizados, para que os recursos não venham apenas na hora da resposta, mas também para mitigar riscos”, afirmou o prefeito.
Durante o evento, o prefeito Rubens Bomtempo também agradeceu a solidariedade que Petrópolis recebeu de todo o Brasil. “A Frente Nacional dos Prefeitos estendeu a mão e nos ajudou no momento mais difícil. Aqui sim se produz solidariedade e se faz a verdadeira diplomacia. Agradeço também aos prefeitos Eduardo Paes (Rio) e Axel Grael (Niterói) que nos apoiaram, bem como a Jica (agência de cooperação internacional do Japão), que também esteve no território”, lembrou.
A 84ª Reunião Geral da FNP contou com a participação do presidente Luís Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin. Lula, que encerrou o encontro, citou as cidades afetadas pelas catástrofes climáticas e se comprometeu a estar mais próximo dos municípios, inclusive com a retomada do programa Minha Casa Minha Vida.
Educação: município alinhado com governo federal
Na segunda-feira (13), o prefeito Bomtempo também participou de um painel sobre as alternativas para enfrentar o déficit educacional, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana. O representante do governo federal destacou o compromisso da nova gestão com a melhoria da qualidade da educação básica e a ampliação do ensino em tempo integral, com a ampliação das escolas existentes e dos serviços – levando para a sala de aula atividades lúdicas e de lazer.
“São propostas que já vão ao encontro do que estamos fazendo na cidade, com as novas escolas de tempo integral e a ampliação de vagas. Há um alinhamento da política nacional com a política municipal, e isso mostra que estamos no caminho certo”, disse o prefeito de Petrópolis.
Defesa Civil de Petrópolis adquire acesso ao sistema de monitoramento de raios através de licitação
Com a contratação do novo sistema, será possível acompanhar a trajetória de tempestades e prevenir perdas materiais e físicas
A Defesa Civil de Petrópolis terá acesso a uma plataforma de monitoramento de descargas elétricas. A medida é um novo reforço para o monitoramento das condições do tempo: o sistema permite que as equipes técnicas do Centro Integrado de Monitoramento e Operações (Cimop) acompanhem, em tempo real, a formação e deslocamento de núcleos de chuva. Com isso, podem planejar e prever ameaças à população.
“Nosso governo trabalha de forma permanente para ampliar o alcance das ações de proteção e, desta forma, fortalecer o trabalho da Defesa Civil e a cultura da resiliência no município. Com a contratação do sistema de monitoramento de raios, nossa equipe vai ficar mais bem preparada para tomar atitudes quando necessário”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
A aquisição da nova plataforma é importante para a emissão de alertas, sendo mais uma medida para auxiliar a antecipação da tomada de decisão, pois possibilitará acompanhar a formação e evolução de núcleos de chuva. Estes núcleos, por vezes, estão associados às descargas elétricas que podem ocorrer da nuvem para o solo (nuvem-solo), do solo para a nuvem (solo-nuvem), dentro da nuvem (intra-nuvem) ou ainda entre nuvens (entre-nuvem).
O secretário de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Gil Kempers, lembra que o sistema de monitoramento de raios é mais um dos passos seguidos pela Prefeitura de Petrópolis no ato de se antecipar na tomada de decisões. “A aquisição da plataforma contribui para que a Defesa Civil, de maneira preventiva, emita com mais celeridade avisos, alertas e informes meteorológicos à população”, relatou.
O que é o sistema de monitoramento de raios?
O sistema de monitoramento de descargas atmosféricas utiliza sensores para detectar a incidência de raios e acompanhar o deslocamento das tempestades, onde é possível identificar a regiões e o momento da ocorrência da descarga atmosférica, para que assim se possa identificar o deslocamento dos núcleos de chuva e emitir alertas antecipados com base em dados observados.
Mês da Mulher: Roda de conversa e apresentação musical integram a programação desta quarta-feira no Alto da Serra
A tarde desta quarta-feira (15) será especial para as mulheres do Alto da Serra e comunidades próximas. Em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), a Prefeitura vai realizar uma roda de conversa com o tema “Empoderamento de Mulheres”. O evento acontece na Praça Miguel Couto e será seguida de uma apresentação musical.
Às 17h, acontece a roda de conversa, com a ONG “Todos Juntos Ninguém Sozinho”. Em seguida, às 19h, a cantora Mayara Ferreira se apresenta no local. Segundo a secretária-chefe de Gabinete e presidente do Comdim, Luciane Bomtempo, a programação do mês da mulher tem o objetivo não apenas de fortalecer vínculos e promover o empoderamento feminino, mas também informar sobre a rede de proteção existente na cidade.
“Nos últimos 20 anos, conquistamos o próprio Conselho, que é um fórum permanente para o debate e a implementação de políticas públicas; o Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram); e o Ônibus Lilás. Juntas, vamos conquistar ainda mais avanços. Estamos levando à Câmara projeto que cria a Secretaria de Direitos e Políticas Públicas para as Mulheres. A união é a peça-chave para garantir direitos”, disse.
Servidores da Prefeitura participam de curso sobre nova Lei das Licitações
A Prefeitura promoveu um curso para qualificar os servidores municipais para a nova Lei de Licitações (lei federal 14.133/2021), que substituirá a lei 8.666/1993 a partir de abril.
O curso foi ministrado por uma servidora do Tribunal de Contas da União (TCU). Ao todo, participaram cerca de 60 servidores municipais: da Secretaria de Administração, da Secretaria de Controle Interno e da Procuradoria Geral do Município, assim como controladores internos e assessores jurídicos das demais secretarias de governo.
“A nova Lei de Licitações será uma mudança importante para o poder público de todo o país. Em Petrópolis, não será diferente. Por isso, essa preocupação em capacitarmos os nossos servidores municipais que trabalham diretamente nessa área, para já estarem ambientados com as novas regras”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
O curso foi realizado no novo Centro Administrativo da Prefeitura, no Hipershopping Petrópolis, no Alto da Serra, de quinta-feira (9) até esta terça-feira (14). Um curso de 2 dias de duração para cada turma.
“Uma conquista importante que a Prefeitura vem tendo nesta gestão é a atualização constante dos nossos servidores municipais. Já promovemos um curso importante para a implantação do processo eletrônico e, agora, esse da nova Lei de Licitações”, disse o secretário de Administração, Ramon Mello.
O que abre e fecha no feriado de 180 anos da Fundação de Petrópolis
Neste dia 16 de março, próxima quinta-feira, Petrópolis completa 180 anos de fundação, com programação de graça, em vários espaços como a Praça da Liberdade, Instituto Petrópolis Casa de Cultura entre outros.
A celebração vai ser em dose dupla, já que o Museu Casa do Colono, importante símbolo da colonização germânica da cidade, completa, no mesmo dia, 47 anos de existência. Por isso, no dia 16, o Museu Casa do Colono estará aberto, com programação especial: Oficina de arte, de 9h às 10h; Distribuição de Balões, de 10h às 12h; e bolo para cantar parabéns para o Museu, às 14h.
A Casa de Cultura Cocco Barçante – Museu do Artesanato, também comemora aniversário: 10 anos de sua criação. Para celebrar, a Casa estará aberta no dia 16, das 11h Às 17h. Petropolitanos vão pagar apenas R$ 5,00 para visitar o espaço.
A entrada da Casa de Petrópolis Instituto de Cultura, na Avenida Ipiranga, vai estar liberada para petropolitanos, em comemoração ao aniversário da cidade. Outros atrativos vão oferecer descontos para petropolitanos e moradores, como o Museu Imperial, que oferecerá meia entrada para todos os visitantes, R$5,00; o Museu de Cera, com entrada a R$16,00; Museu de Porcelana, R$ 10,00; e Museu dos Brinquedos, R$10,00.
O tour pela Cervejaria Bohemia também vai estar com 50% de desconto. Petropolitanos e moradores de Petrópolis vão poder fazer o passeio, com direito a três degustações, por R$ 19,50, aproveitar promoção de chope durante o dia todo no bar e ainda 10% de desconto nos itens da Loja Empório Bohemia. O Chalé do Chocolate, no Espaço Liberty Garden também vai oferecer 15% de desconto para moradores de Petrópolis. Descontos serão válidos mediante comprovação.
Nos dias 16, 17, 18 e 19 de março, o Parque Cremérie vai funcionar normalmente, das 8h às 18h; o Parque Natural Padre Quinha, das 8h30 às 17h30; e o Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, das 7h às 18h.
Para mais informações, acesse o Disque Turismo, por meio do 0800 024 1516 ou WhatsApp (24) 2237-3321.
Abaixo, documento com informações sobre o funcionamento de todos os atrativos de Petrópolis.
180 anos de Petrópolis: programação começa na quarta-feira e segue até domingo
A programação de aniversário de 180 anos de Petrópolis começa na quarta-feira (15) e segue até domingo (19) com muita música e atrações culturais em diversos pontos da cidade. Toda a programação promovida pela Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Cultura (IMC), é gratuita e está disponível nas redes sociais da Prefeitura.
“Teremos uma grande festa para comemorar os 180 anos da nossa Petrópolis. Vai ser um momento não apenas de diversão, mas também de agradecimento. Estamos reconstruindo nossa cidade depois de passarmos por momentos tão difíceis, com muito trabalho e união”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
As comemorações também contam com a inauguração do novo Centro Administrativo da Prefeitura, que agora funciona no Hipershopping Petrópolis, no Alto da Serra; a reinauguração do Relógio das Flores e do monumento no Trevo de Bonsucesso. Também faz parte da programação a reinauguração dos jardins imperiais na Praça 14 Bis.
Conheça a programação completa dos 180 anos de Petrópolis:
15/03 - Quarta-feira
Hipershopping Petrópolis – Alto da Serra
10h - Inauguração do novo Centro Administrativo da Prefeitura
Casa de Petrópolis
19h Show Jards Macalé
16/06 - Quinta-feira
Catedral São Pedro de Alcântara
9h - missa solene com participação do Coral Bienias & Prim
Praça Dom Pedro
11h - deposição de Coroa de Flores no Monumento Pedro II
Bolo de aniversário Petrópolis 180 anos
Banda do Batalhão Dom Pedro II
Praça da Liberdade
13h - concerto OSJRJ - Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro
16h - ministério Família Oliveira
16h30 - Eliwelton Raymond
17h - pastor Marcos Oliveira
18h - DJ Feehjohn
20h - show Mabi
Museu Casa do Colono
14h - aniversário do Museu Casa do Colono
Obelisco
18h - projeção dos 180 anos no Obelisco
Museu Imperial
19h - inauguração da Exposição no Museu Imperial
Lançamento do Concurso de Fotografias Petrópolis 180
17/03 - Sexta-feira
Trevo de Bonsucesso
10h30 - reinauguração do Monumento do Trevo de Bonsucesso
Praça da Liberdade
17h30 - DJ Feehjohn
18h30 - show Fella Rap
20h30 - show Augusto Baliza
Centro de Cultura Raul de Leoni
19h - lançamento do Livro "Escritos Dispersos de Raul de Leoni", de Leandro Garcia
Abertura da Exposição Petrópolis 180 – Ateliê Aberto CDC
19h30 - Coral Pro Tempore
20h - sessão de filmes Acervo César Nunes
18/03 – Sábado
Relógio das Flores
10h - reinauguração do Relógio das Flores
Praça 14-Bis
10h30 - reinauguração Jardins Imperiais
Praça da Liberdade
17h - DJ Feehjohn
18h30 - show Alma Reggae
20h30 - show Oniblues Band
Teatro Santa Cecília
20h - cerimônia de entrega do Prêmio Maestro Guerra Peixe de Cultura de Petrópolis
19/03 – Domingo
Praça da Liberdade
11h - atração Infantil
17h - show Império do Samba
Prefeitura avança com trabalho de pavimentação em ruas na região do Alto da Serra
Mais de 20 locais já receberam intervenções na malha viária
A Prefeitura continua transformando a realidade das ruas na região do Alto da Serra. Um dos pilares do programa Nosso Bairro, que está levando ações integradas da Prefeitura à região do Alto da Serra, é manter as ruas em condições de trafegabilidade, proporcionando segurança e conforto para motoristas e pedestres. Mais de 20 localidades já receberam intervenções na malha viária, incluindo pavimentação, recapeamento e operação tapa-buraco.
Na última semana, a Prefeitura concluiu a pavimentação na Estrada do Paraíso e na rua D. João Braga. Também teve asfalto caindo nas ruas: Euclides de Oliveira; Antônio Casadio; João Macedo; Aldo Tamancoldi; servidão 14; Caetano Salerno; e Vila Maria da Glória Fernandes Schmitt.
Além disso, outras localidades também receberem melhorias na malha viária: Rua dos Eucaliptos; Teresa; Chile; Fernando Fernandes; Batista de Castro; Alyntor Werneck; Napoleão Laureano; Permínio Schimidt; Jacinto Rabello; Romeu Sutter; Paula Aguiar; Jamiro Guarizzi; Paula Aguiar; e Servidão Ruy Baptista.
“O trabalho aqui na região do Alto da Serra é muito grande, por isso, desde o dia 06 de fevereiro, todo o governo municipal está mobilizado e instalado no bairro. Ainda temos muito trabalho pela frente, e vamos seguir de perto acompanhando”, disse o Prefeito Rubens Bomtempo.
Comerciantes e moradores comemoraram as melhorias na pavimentação. “Ajudou muito, eram vários buracos e agora, graças à Deus, o Prefeito está dando um jeito, está arrumando tudo pra gente. Não tenho nada à reclamar, está tudo perfeito e maravilhoso! O novo asfalto vai evitar acidentes e problemas com os carros”, relatou o comerciário Edson Sales da Silva.
O morador da rua D. João Braga, Ricado Félix, também comemorou a chegada do asfalto. “Foi muito bom, estávamos precisando muito de um asfalto novo aqui, tinha muitos buracos. Ficou excelente, o asfalto realmente ficou um tapete”, disse.
Mulheres na Corrida: inscrições serão abertas nesta terça
Evento será realizado no domingo, dia 19, com largada prevista para 9h
Serão abertas na terça-feira (14/3); e quarta-feira (15), a partir das 20h, as inscrições para o “Mulheres na Corrida”. Com percurso de cinco quilômetros, o evento acontece neste domingo (19) e faz parte da programação do Mês da Mulher, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Esportes. A corrida é gratuita. Porém, para a retirada do kit, será necessária a doação de três pacotes de absorventes íntimos de oito unidades ou equivalentes. O evento é exclusivo para mulheres a partir dos 16 anos.
As corredoras partirão da sede da Prefeitura, na Avenida Koeler (Palácio Sérgio Fadel), seguirão em direção à Praça da Liberdade, Avenida Roberto da Silveira, Rua Padre Siqueira, Avenida Barão do Rio Branco, até a ponte, na entrada do Bairro Quarteirão Brasileiro. O retorno será pela Avenida Barão do Rio Branco, acessando a Rua 13 de Maio, Avenida Koeler, com a chegada no Palácio Sérgio Fadel.
“O mês da mulher conta com diversas atividades e a promoção da saúde e de hábitos saudáveis é uma das ações mais importantes. Por isso, é uma grande alegria para nós retomar este evento, que começou na nossa gestão, em 2013. Estamos incluindo o "Mulheres na Corrida" no calendário esportivo da cidade, para que tenhamos essa grande celebração todos os anos", disse o prefeito Rubens Bomtempo.
A secretária-chefe de Gabinete, Luciane Bomtempo, destacou que a corrida das mulheres é, também, um evento para a conscientização. “Incluindo esse evento na programação do mês da mulher, temos o objetivo de chamar a atenção para as desigualdades de gênero, além de incentivar todas as petropolitanas a terem uma vida mais saudável através da prática de atividades físicas. Estamos iniciando uma grande campanha de combate à pobreza menstrual e a arrecadação de absorventes no ato da inscrição já é uma ação neste sentido”, disse.
Para o primeiro lote das inscrições (dia 14), estão sendo disponibilizadas 200 vagas, enquanto para o segundo, (dia 15), serão outras 150 vagas. A camisa da corrida poderá ser retirada nos dias 17 (de 10h às 17h) e 18 (de 9h às 17h), na sede da Secretaria de Esportes, na Rua 16 de Março, 188, no Centro.
“Esta corrida é uma homenagem especial da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes, como forma de destacar ainda mais a participação delas na sociedade brasileira e petropolitana, pois através da determinação e coragem da mulher, muitas coisas foram conquistadas tanto na nossa cidade quanto em todo o mundo. Nada mais justo do que um dia de esportes e atividades físicas exclusivo para elas”, disse o secretário de Esportes, Rafael Simão.