Durante reunião de acompanhamento do termo de cooperação firmado entre a Prefeitura e o Sindicato das Empresas de Transporte de Petrópolis (Setranspetro), foi apresentado o balanço dos primeiros três meses do acordo. De dezembro até o final de março, serão 28 ônibus seminovos em circulação no sistema do transporte público da cidade.

Dos 28 ônibus, 27 são das empresas Petro Ita e Cascatinha, o que representa 25% da renovação da frota das duas viações. Esses 28 coletivos se somam aos 12 ônibus provenientes da intervenção na Cascatinha nas linhas do Carangola, realizada em julho do ano passado.

“Pegamos o sistema colapsado e em três meses deste acordo de renovação da frota já percebemos que houve melhora. Sabemos que ainda temos muito o que avançar nessa questão do transporte público, mas é um compromisso nosso garantir que o transporte seja de qualidade, atrativo e seguro”, ressaltou o prefeito Rubens Bomtempo.

A previsão é que em seis meses, mais de 40 ônibus seminovos e novos estejam em circulação. “A Cidade Real fez a compra de 10 ônibus novos que chegarão em breve. Além de mais três veículos novos da Cidade das Hortênsias”, contou a gerente da Setranspetro. Carla Rivetti, citando também o aumento das viagens nos últimos meses. “A Petro Ita teve 114 viagens a mais”, disse.

O presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans), Fernando Badia, citou a redução na quantidade de quebras dos coletivos, após o início da renovação da frota. “Com a chegada desses ônibus seminovos, principalmente em regiões como o Independência, onde a renovação foi quase de 100%, reduzindo quase a zero os registros de quebras”, disse Badia.

Nestes três meses, 17 comunidades passaram a contar com ônibus seminovos. São elas: Alto Pedro Ivo, Boa Vista, Rio de Janeiro, Atílio Marotti, Alto Independência, Siméria, Olga Castrioto, Sargento Boening, Meio da Serra, Santa Isabel, Vila Felipe, Lagoinha, Amazonas, Comunidade do Alemão, Vital Brasil, Quitandinha e Valparaíso.



A Prefeitura decretou ponto facultativo na sexta-feira, dia 17, em função do feriado de aniversário de 180 de Petrópolis, comemorado na quinta-feira, dia 16 de março. O decreto foi publicado no Diário Oficial (D.O.) e está no site www.petropolis.rj.gov.br.

As repartições públicas não funcionarão durante o feriado. De acordo com o decreto, apenas aquelas que as atividades não possam ser suspensas, por exigências técnicas, motivos de interesse público ou serviços considerados essenciais, o expediente será normal no dia 17.

Funcionarão normalmente na sexta-feira as unidades de urgência e emergência da rede pública. São elas: Pronto Socorro Leônidas Sampaio (Alto da Serra); UPAS Centro, Itaipava e Cascatinha; hospitais Nelson de Sá Earp e Alcides Carneiro; além dos SPAs de Pedro do Rio e Posse.

As unidades escolares da rede municipal também ficam fechadas na sexta-feira. Na segunda-feira, dia 20, as aulas retornam em horário normal.


Sinalização inclui localização do novo Centro Administrativo, no Alto da Serra


A Prefeitura, por meio da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), está substituindo as placas de sinalização em vários pontos da cidade. O equipamento incluiu agora a localização do novo Centro Administrativo da Prefeitura, que está funcionando no Alto da Serra. Até o momento, 10 placas foram substituídas nas ruas do Centro Histórico e do Alto da Serra.

“Estamos fazendo uma revitalização de toda a sinalização da cidade. Pinturas de faixas, de meio fio, próximo às escolas e troca de placas fazem parte desse serviço que estamos fazendo desde o ano passado. Vários pontos da cidade estão passando por esse serviço, com prioridade nas regiões que estão recebendo as ações do Nosso Bairro neste momento, Alto da Serra e Independência”, disse o presidente da CPTrans, Fernando Badia.

O novo Centro Administrativo da Prefeitura fica localizado no segundo andar do Hipershopping Petrópolis, no Alto da Serra. Estão funcionando no local as secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Administração, Obras e Desenvolvimento Econômico; além da Coordenadoria de Planejamento, além do gabinete do prefeito e uma sala de gestão. Ao todo são 450 funcionários no novo espaço.

 

Os exames citopatológicos, que detectam o câncer de colo de útero, estão sendo oferecidos em todas as unidades de atenção básica, como UBSs e PSFs, do município. A ação, organizada pela Prefeitura, por meio da Área Técnica de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde, faz parte da programação da campanha Março Lilás, de conscientização a doença.

“Além de celebramos o Dia Internacional da Mulher, o mês de março também é o de conscientização dessa doença que atinge milhares de mulheres. O exame preventivo é fundamental para a detecção de uma série de doenças, inclusive, do câncer de útero. Ele já é realizado nas unidades, mas estamos intensificando as ações para alcançarmos um maior número de pacientes”, explica o prefeito Rubens Bomtempo.

De acordo com o secretário da Saúde, Marcus Curvelo, as próprias unidades estão se organizando e algumas delas, inclusive, abrirão aos sábados para garantir o acesso das mulheres que trabalham durante a semana. “Para a realização do exame, elas precisam apenas procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa, como UBSs e PSFs, para o atendimento”, explica o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

Os Centro de Saúde Coletiva e do Itamarati, assim como o ambulatório do Hospital Alcides Carneiro também estão engajados na campanha.