O Procon Petrópolis, da Prefeitura, atendeu 41 queixas de consumidores no Conjunto Residencial Vicenzo Rivetti, no Carangola, em ação social que vai quinzenalmente aos bairros.

 

Pelos próximos dois fins de semana, Petrópolis vai celebrar a cultura Italiana, com toda a sua riqueza gastronômica, cultural e histórica, na 13ª edição da Serra Serata. A festa, que é uma homenagem aos imigrantes italianos que chegaram à Petrópolis e foram uma importante força motriz para o desenvolvimento econômico da cidade, começou nesta quinta-feira, 15, no Palácio de Cristal.

A solenidade de abertura contou com a presença de secretários municipais, representantes da Casa D’Itália Anita Garibaldi, do Instituto Histórico de Petrópolis e com a Banda do 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, que apresentou o hino do Brasil, da Itália e de Petrópolis. Antes do início, foi respeitado um minuto de silêncio, pelo falecimento da mãe do vice-prefeito Paulo Mustrangi, Suely Mustrangi de Oliveira, na manhã desta quinta-feira, 15, aos 80 anos.

A festa foi oficialmente aberta pela secretária de Turismo, Silvia Guedon, que ressaltou a importância do trabalho em conjunto da Secretaria de Turismo, Instituto Municipal de Cultura e Casa D’Italia Anita Garibaldi para garantir uma festa à altura da importância dos imigrantes italianos para Petrópolis. “Temos muito a agradecer aos italianos, um povo com muita alegria, garra e força. É assim que se constrói uma cidade. Todos de mãos dadas em torno de um mesmo objetivo que é deixar esse legado, erguido pelos italianos, para as próximas gerações”, destacou Silvia.

Após a solenidade de abertura, o Palácio de Cristal recebeu música italiana da melhor qualidade, com Anna Hannickel e orquestra. A primeira atração de uma festa que, durante dois fins de semana vai oferecer ao público muita dança, música, teatro, atividades para as crianças, gastronomia e muito conhecimento sobre a cultura italiana e a contribuição deste povo para a nossa Petrópolis. “É com muita alegria que abrimos esta edição do Serra Serata, que ajuda a fortalecer o renascimento cultural da nossa cidade. Serão dias e noites de imersão na cultura e no entusiasmo do povo italiano”, celebrou a presidente do Instituto Municipal de Cultura, Diana Iliescu.

Do lado de fora do Palácio, mais de 30 barracas servindo comidas típicas italianas, seguindo o cardápio elaborado pela Casa D’Itália Anita Garibaldi. “Os italianos deixaram o seu país sem saber o que estariam enfrentando. Aqui no Brasil e depois em Petrópolis, encontraram um lar, mas nunca deixaram para trás as suas raízes e era isso que eu sentia no meu pai. Há quase 40 anos a Casa D’Itália foi criada para manter essa chama acesa. A Serra Serata é uma comemoração à vida e o povo petropolitano merece. A festa é de vocês!”, destacou Graça Vescovini, presidente da Casa D’Itália.

O Instituto Histórico de Petrópolis também esteve representado pela presidente Ana Cristina Francisco que lembrou as grandes comemorações do ano de 2022, como o Bicentenário da Independência e o Bicentenário de nascimento da Imperatriz Teresa Cristina, que será homenageada com uma exposição, promovida pelo IHP, durante o Serrra Serata. Na abertura a Imperatriz, primeira italiana a chegar à Petrópolis, ainda no tempo do império, natural de Nápoles, Reino da Itália, foi representada pela atriz Vania Moreira.“Estamos muito felizes em participar desta festa tão importante e convidamos a todos para conhecer um pouquinho da história da Imperatriz Teresa Cristina”, convidou Ana Cristina.

A Serra Serata é uma realização da Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Turismo, Instituto Municipal de Cultura, com o apoio da Casa D’Itália Anita Garibaldi. Serão 8 dias de festa, de 15 a 18 e 22 a 25 de setembro, no Palácio de Cristal. A programação completa está no site do evento https://web2.petropolis.rj.gov.br/serra-serata/, onde é possível encontrar a programação completa, curiosidades e a história da imigração italiana em Petrópolis.

SERVIÇO
Serra Serata 2022 - La Vita è Bella
Quando: 15 a 18 e 22 a 25 de setembro.
Onde: Palácio de Cristal
Horário de funcionamento:
5ª - 10h às 00h
6ª e sábado - 10h às 01h
Domingo - 10h às 00h
*Atividades também serão realizadas no Centro Cultural Wilma Borsato e no Cineclube Raul Lopes.
Entrada franca