O Projeto de Controle da População de Animais Domésticos vai ganhar um importante reforço. Por meio da Coordenadoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, a Prefeitura vai realizar a castração de 1,2 mil cães e gatos. As cirurgias serão realizadas por uma empresa contratada, que estará em Petrópolis com um castramóvel entre os dias 2 e 7 de julho. A ação vai acontecer no pátio da Faeterj, na Avenida Getúlio Vargas, no Quitandinha.

As inscrições serão realizadas pelas Agentes Comunitárias de Saúde, durante as visitas nos imóveis das respectivas áreas de abrangência. Nesta etapa, serão atendidas as comunidades do Amazonas, São Sebastião, Alto Siméria, Dr. Thouzet, Vila Saúde e Santíssima Trindade.

“A castração de animais é a forma mais eficaz para o controle populacional de animais e, dessa forma, estamos contribuindo ainda para a diminuição do número de cães e gatos abandonados. Esta era uma ação muito esperada, principalmente porque contribui para a saúde e bem-estar de cães e gatos”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, além de ser uma área que ainda não havia sido atendida pelo projeto, a escolha da região do Quitandinha levou em consideração o número de animais onde os tutores vivem em maior vulnerabilidade social. O levantamento foi realizado através das campanhas de vacinação antirrábica animal realizadas no município.

“Mas, além da região do Quitandinha, uma cota de vagas está sendo destinada a Coordenadoria de Bem Estar Animal para atender as demandas geradas pelas chuvas de 15 de fevereiro e 20 de março 15 e outra cota atenderá protetores que trabalham com felinos, com o intuito de controlar a transmissão de Esporotricose, que é uma zoonose de grande importância”, explica o secretário de Saúde.

A Prefeitura apresentou, na noite de terça-feira (31), o balanço do primeiro quadrimestre de 2022 da Saúde Pública do município. A apresentação aconteceu na Câmara Municipal e contou com a participação do secretário de Saúde Marcus Curvelo, de representantes de diferentes setores da pasta e do presidente do Serviço Social Autônomo do Hospital Alcides Carneiro (Sehac) Ricardo Patuléa.

“Nesses primeiros quatro meses enfrentamos desafios, como a chegada da variante ômicron ao município e, logo em seguida, as duas catástrofes climáticas dos meses de fevereiro e março. Apesar dessas situações, conseguimos manter todos os atendimentos. Isso foi uma grande vitória. Porém, a apresentação do quadrimestre não se trata apenas do cumprimento de uma questão legal. Essa prestação de contas sobre as ações realizadas no município e do uso dos recursos da Saúde é fundamental para toda a sociedade, usuária ou não da saúde pública”, frisa o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

Para Marcus Curvelo a retomada do Hospital Alcides Carneiro (HAC) foi uma das principais ações do governo municipal. “Estamos fortalecendo a assistência do hospital e garantindo melhores condições de trabalho para os funcionários. Dessa forma, a Prefeitura está oferecendo um hospital mais resolutivo para toda a população”, completa.

Além dos dados assistenciais do Hospital Alcides Carneiro e das Upas Centro, Cascatinha e Itaipava nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril o diretor-presidente do Sehac, Ricardo Patuléa, apresentou os avanços nas unidades neste período, como por exemplo, a retomada do pagamento do FGTS e do 1/3 de férias (que não vinham sendo depositado desde 2017), a redução da fila de espera para exames como ressonâncias magnéticas e tomografias e a inauguração da Central de Abastecimento Farmacêutico e Insumos Antônio Alves Moreira.

No primeiro quadrimestre também houve a legalização da farmácia do Hospital Alcides Carneiro, a aquisição de um veículo novo para o transporte de medicamentos e insumos e o rompimento do contrato oneroso com a empresa de higienização e a retomada deste serviço pelo Sehac. “Também providenciamos a contratação de médicos para o ambulatório, o retorno da Clínica da Dor e desde o mês de abril, estamos disponibilizando de forma online o resultado de exames laboratoriais. São avanços importantes”, destaca Patuléa.

O retorno de dispensação de medicamentos nas Upas, a retomada do diálogo com o sindicato dos funcionários da saúde, a aquisição e manutenção de equipamentos junto a Engenharia Clínica e a TI, a ampliação de leitos pediátricos e cirúrgicos por meio da aquisição novas camas e poltronas, assim como o aumento da oferta de exames e procedimentos cirúrgicos, também foram conquistas importantes apresentadas na audiência.

Ação da CPTrans também passou nesta semana por Duas Pontes e Praça Pasteur

A Prefeitura, por meio da CPTrans, realizou a revitalização da sinalização do trânsito (horizontal e vertical) das seguintes localidades na última semana: Vila Militar, Pórtico do Quitandinha, Rua Dr. Sá Earp, Hortomercado municipal, Estrada União e Indústria (na altura de Itaipava), Duas Pontes e Praça Pasteur.

Essas revitalizações vêm sendo realizadas pela CPTrans por toda a cidade desde março. Nesses três meses, o trabalho também foi feito na Estrada União Indústria (na altura dos distritos de Pedro do Rio e da Posse), em Corrêas, na área externa do Hospital Alcides Carneiro, em Nogueira, no Bingen, na Mosela e no Centro.

"Nesses três meses, avançamos muito na revitalização da sinalização por toda a cidade. É um trabalho de rotina, mas fundamental para a segurança no trânsito e também para a valorização do espaço público", disse o diretor-presidente da CPTrans, Jamil Sabrá.

Na Vila Militar, houve destaque para a sinalização horizontal das áreas onde o estacionamento é proibido. No pórtico do Quitandinha, o trabalho foi feito para sinalizar a área de estacionamento dos ônibus de turismo. No Hortomercado, em Itaipava, as demarcações do estacionamento foram revitalizadas, com atenção especial para as vagas para pessoas com deficiência e idosos. Essas vagas também foram alteradas: antes ficavam longe do estabelecimento, e agora estão mais próximas das rampas de acesso ao Hortomercado.

Nas Duas Pontes, na Praça Pasteur e na Estada União e Indústria, o foco foi nas faixas de pedestres. Na Rua Dr. Sá Earp, a revitalização foi na faixa contínua e na sinalização do cruzamento.

Para solicitar implantação ou revitalização de sinalização na rua, deve-se ligar para o canal de atendimento da CPTrans, pelo número (24) 2237-1703.

Festa do Colono acontece este ano em agosto

A Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Cultural (IMC) e da Secretaria de Turismo, inicia as licitações para a realização da XXXIII Bauernfest – Festa do Colono Alemão, que este ano acontece entre os dias 12 a 28 de agosto. Os pregões acontecem neste mês de junho e são para as contratações das empresas que ficarão responsáveis pela distribuição do salsichão, chope, atrações culturais e patrocínio. Também será realizada a licitação das barracas.

“Todas as secretarias envolvidas estão se preparando para realizar a Bauernfest. As obras no Palácio de Cristal estão quase prontas para receber a Bauer, que vai mostrar toda a nossa resiliência. A Festa do Colono Alemão é o nosso maior evento e estamos empenhados em promover uma grande festa”, comentou o prefeito Rubens Bomtempo.

Além das licitações para a realização da festa mais tradicional da cidade, a Prefeitura também vai abrir inscrições para o concurso da rainha e princesas da Bauer. O cadastramento deverá ser feito online e a eleição será no dia 25 de junho, com local ainda a ser definido.

“Vamos fazer uma festa muito bonita, com a cidade de braços abertos para moradores e turistas aproveitarem o melhor da Bauernfest. São muitos desafios para realizar a festa, mas todos estão empenhados na organização da nossa maior festa”, disse a secretária de Turismo, Diana Iliescu.

Solenidade com alunos da Escola Municipal Maria Campos da Silva acontece na UCP

Petrópolis foi escolhida pelo Senado Federal para receber o primeiro evento público das comemorações do Bicentenário da Independência. O lançamento do website “Itinerários Virtuais da Independência” da Comissão Curadora acontece nesta sexta-feira (3) no auditório da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e contará com a participação de alunos da Escola Municipal Maria Campos da Silva. O evento é uma parceria da Prefeitura e do Senado Federal e terá a presença do prefeito Rubens Bomtempo; do governador Claudio Castro; do presidente do Senado Rodrigo Pacheco; dos senadores Randolfe Rodrigues, Carlos Portinho e Jean Paul Prates e do deputado federal Hugo Leal.

“A história de Petrópolis se junta com a da família imperial brasileira por esse motivo vários eventos pelo bicentenário vão acontecer aqui. É uma honra para nós estarmos promovendo o lançamento do website que será um instrumento de estudo dessa parte importante da nossa história pelos nossos alunos”, comentou o prefeito Rubens Bomtempo.

O website, que foi desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com o Senado Federal, é totalmente interativo e contando com diversos conteúdos multimídia onde serão indicadas as narrativas históricas sobre o processo que conduziu à Independência do Brasil. Após o lançamento, a ferramenta estará disponível no site do Senado para utilização em salas de aula e também como instrumento de pesquisa para toda a população.

“Cada dia mais usamos os meios tecnológicos dentro dos espaços escolares para projetos pedagógicos e desenvolvimento educacional dos alunos. Esse website vai proporcionar uma interação dos estudantes dentro das salas de aula”, disse a secretária de Educação Adriana de Paula.

O site abrigará animações em vídeo, fotos e documentos históricos, criando narrativas visuais atraentes, com linguagem acessível, vídeo aulas com produções inéditas com especialistas em temas relacionados à Independência do Brasil, além de conter podcasts que proporcionarão uma reflexão acerca do conhecimento histórico. O objetivo é estabelecer diálogos com públicos heterogêneos tanto do mundo acadêmico quanto do usuário interessado no processo da Independência e constituição do Estado brasileiro.