Conferência também elegerá os membros do Comutran

A Conferência Municipal de Trânsito e Transporte deste ano será realizada no dia 21 de maio, na Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta, no Centro. O tema será "Avanços da Tecnologia na Mobilidade Urbana”. Na conferência, também serão eleitos os membros da sociedade civil no Conselho Municipal de Trânsito e Transportes (Comutran).

O evento será uma oportunidade para poder público, sociedade civil organizada, pesquisadores da área de transportes e população de um modo geral discutirem a cidade: a atual situação da mobilidade urbana de Petrópolis, políticas públicas para o setor e os rumos que a cidade tomará nos próximos anos.

"A conferência é um evento importante não só para a mobilidade urbana da cidade, mas também para a participação popular nas políticas públicas do município. É o momento de reunirmos a sociedade para debater qual é a mobilidade urbana que queremos. Fora isso, um evento que elegerá os novos membros do Comutran, para que esse debate seja mantido com participação popular ao longo do ano", disse o prefeito Rubens Bomtempo.

A conferência será realizada na Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta, na Avenida Koeler, 260, Centro, no dia 21 de maio, um sábado, das 9h às 13h.

Eleição de membros do Comutran

Na conferência, além do debate, serão eleitos os 11 representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Trânsito e Transportes (Comutran) para mandatos de um ano.

Podem ser candidatos ou eleitores:

• Entidades com sede em Petrópolis
• Qualquer cidadão morador da cidade que já tenha completado 16 anos

Para isso (ser candidato ou eleitor), é preciso se inscrever. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 17 de maio:

• Na sede da CPTrans (Rua Alberto Torres, 115, Centro)
• Ou pela internet: no site https://www.petropolis.rj.gov.br/e-gov/cptrans/cmtt/

música e cultura nas escolas

Com o objetivo de usar a música como instrumento de aprendizagem, cinco centros de Educação Infantil e três escolas da Rede Municipal de Ensino de Petrópolis recebem o projeto “Bem-te-vi: musicalizando na pré-escola”. No total, 683 alunos participam das aulas que acontecem semanalmente nas unidades.

“Foram dois anos com as escolas fechadas devido à pandemia, ver que as unidades estão agora ocupadas pelos nossos alunos, desenvolvendo projetos e aprendizagem mostra que estamos vencendo esse momento difícil e retornando, aos poucos, a normalidade. Projetos como este devem ser incentivados”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

O projeto começou em março deste ano e foi implementado pelo Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa envolve apreciação musical, ampliação do conhecimento sobre música, repertório musical e confecção de instrumentos.

“A intenção é levar esse projeto para toda a nossa rede. É por meio da arte, da cultura e do esporte que também levamos aprendizado para os nossos alunos”, ressaltou a secretária de Educação, Adriana de Paula. Além das atividades, os alunos também ensaiam para apresentações artísticas que serão realizadas para as famílias e as comunidades escolares.

A CPTrans segue realizando a revitalização horizontal e vertical por toda a cidade. Nesta semana, o serviço chegou ao Itamarati. Foram pintadas faixas de pedestre e quebra-molas. Além disso, a equipe de manutenção fez o reparo das placas e trocou as que estavam mais deterioradas.

Entre as áreas revitalizadas, estão a entrada e a saída do terminal de ônibus, a entrada do Alcobacinha, a área em frente ao supermercado Bramil e a área em frente ao posto de saúde do Itamarati.

"É um trabalho de rotina, mas fundamental para Petrópolis. Encontramos, em dezembro de 2021, as sinalizações apagadas por toda a cidade. Em poucas semanas, já conseguimos avançar na recuperação desse serviço. É fundamental para a segurança no trânsito e também para a valorização do espaço público", disse o diretor-presidente da CPTrans, Jamil Sabrá.

Desde março, a CPTrans vem trabalhando na revitalização da sinalização de toda a cidade. O serviço já foi feito na Estrada União Indústria (na altura dos distritos de Pedro do Rio e da Posse), em Corrêas, na área externa do Hospital Alcides Carneiro, em Nogueira, no Bingen, na Mosela e no Centro. O trabalho é realizado nas noites e madrugadas, para não atrapalhar a fluidez do tráfego.

Para solicitar implantação ou revitalização de sinalização na rua, deve-se ligar para o canal de atendimento da CPTrans, pelo número (24) 2237-1703.

O Procon Petrópolis notificou o Banco do Brasil (BB) e solicitou informações sobre a reabertura da agência 2885, localizada na Rua do Imperador, no Centro da Cidade. O órgão também cobrou um prazo para que o banco seja reaberto. A agência está fechada desde as últimas chuvas de fevereiro e março.

“Essa agência fechada está sobrecarregando o outro banco, localizado na Rua Paulo Barbosa. São 10 terminais eletrônicos a menos diariamente, contribuindo para o aumento das filas”, disse o coordenador do Procon, Fafá Badia.

O coordenador explica que a partir dessa notificação, o Banco do Brasil tem 48 horas para apresentar o cronograma da obra e o prazo para a sua conclusão, sob pena de autuação com base no artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor. “Sendo apresentada a data de reabertura, caso não seja cumprida, serão aplicadas as sanções legais”, completou o coordenador.