A passagem de uma frente fria na Região Sudeste mantém as condições do tempo instáveis no município, nesta terça-feira (08). Com o registro de chuva constante ao longo da madrugada e previsão de continuidade durante todo o dia e noite de hoje, a Secretaria de Defesa Civil atua com equipes reforçadas para o atendimento a ocorrências em função da chuva. Entre ontem (7) e hoje (8), foram registrados 24 chamados, entre os quais deslizamentos, quedas de árvore, avaliação estrutural de imóvel e vias para a verificação de rachaduras, infiltração, afundamento de solo, além de vistorias preventivas.

Tendo em vista a chuva contínua, o município segue em Estágio Operacional de Atenção. A Prefeitura mantém de sobreaviso equipes de demais setores como Obras, Serviços, Segurança e Ordem Pública, COMDEP, CPTrans, para o suporte à Defesa Civil se necessário.

A maior parte dos atendimentos realizados desde a segunda-feira (7) foi para casos de deslizamentos, que somam 10 registros nas localidades de Araras, Itamarati, Fazenda Inglesa, Posse, Centro, Estrada da Saudade e Quitandinha. “Estamos com nossas equipes empenhadas ao atendimento ágil a todos os chamados. Pedimos que a população fique atenta e a qualquer sinal de instabilidade nas regiões onde residem, nos acionem pelo telefone 199”, destaca o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers, destacado que para agilizar os atendimentos, as equipes seguem para os locais das ocorrências acompanhadas de engenheiros, que avaliam a situação já no primeiro momento e conseguem dar as designações necessárias para cada caso.

Com chuva constante desde ontem, até o momento, o maior acumulado pluviométrico foi no quarto distrito, onde houve o registro de 35,4 milímetros em 24 horas. De acordo com o boletim meteorológico da Defesa Civil, até quinta-feira (10), o município se mantém com a previsão de céu nublado a encoberto, com chuva fraca a moderada a qualquer momento do dia, podendo haver pancadas de chuva de maior intensidade, de forma isolada, durante a tarde. A temperatura também apresenta declínio nesse período e pode variar entre 15°C e 23°C.

A Defesa Civil orienta que a população fique atenta aos alertas e avisos que podem ser atualizados a qualquer momento no período. Em caso de emergência a população deve ligar para o 199.

Acumulados pluviométricos:

1º Distrito - Bingen - 29.8 mm/24h, 74.6 mm/48h, 110.2 mm/72h, 110.2 mm/96h.
2º Distrito - Itamarati - 23 mm/24h, 103.75 mm/48h, 106.5 mm/72h, 106.5 mm/96h.
3º Distrito - Itaipava - 30.74 mm/24h, 33.32 mm/48h, 33.32 mm/72h, 33.32 mm/96h.
4º Distrito - Pedro do Rio - 35.44 mm/24h, 38.43 mm/48h, 38.83 mm/72h, 39.23 mm/96h.
5º Distrito - Posse - 29.25 mm/24h, 30.5 mm/48h, 35.25 mm/72h, 39.5 mm/96h.

Primeiro grupo a receber o treinamento é composto por recepcionistas e gerentes de meios de hospedagem

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Turismo, deu início nesta segunda-feira (7) ao Qualifica Turismo, vertente do Programa de Sensibilização Turística, com o objetivo de aperfeiçoar o trade do setor para o “bem receber”. Serão três encontros mensais dirigidos a profissionais que atuam direta e indiretamente em turismo no município, como servidores públicos, funcionários de empreendimentos turísticos, do comércio, serviços e profissionais autônomos.

Os primeiros a receberem o treinamento foram os recepcionistas e gerentes de meios de hospedagem. A turma de 21 profissionais vai se reunir nas próximas segundas-feiras e receberá conteúdos pertinentes ao funcionamento do setor no município, rotas que podem ser exploradas, além de entender como é possível receber esse turista e estimular sua permanência na cidade. “A ideia é sensibilizar os atores envolvidos para que juntos criemos uma rede de acolhimento a esse visitante”, explica Dalva de Oliveira Ribeiro, assessora da promoção Turística da Turipetro.

Em Petrópolis, o turismo interfere em 53 setores econômicos. Uma cadeia produtiva que gera empregos e renda local. Entre os desafios elencados durante o encontro estão o de provocar um sentimento de pertencimento e comprometimento do petropolitano para receber o turista.

Bruno Máximo é recepcionista em um hotel do Quitandinha e fez questão de participar da capacitação. “Assim que eu soube do treinamento eu me interessei. É uma oportunidade de obter mais informações sobre o que acontece na cidade e o que Petrópolis tem a oferecer para o visitante. E conhecimento é sempre bom, não é? O objetivo é melhorar o meu atendimento depois repassar esse conteúdo para a equipe do hotel”, destacou.

A diretora de turismo e eventos da Secretaria de Turismo, Evany Noel, destacou que Petrópolis já é um destino consolidado e que tem inúmeras potencialidades. “São muitos desafios e por isso o Programa de Sensibilização é tão importante. Queremos estimular a população e os diferentes setores a pensar o turismo como algo de todos e assim promover nossa cidade”, pontua.

A próxima edição do Qualifica Turismo de 2022 será realizada nos dias 07, 14 e 21 de março para controladores do estacionamento rotativo.A capacitação é gratuita e ao final das atividades é concedido Certificado de Participação. Todas as normas sanitárias estão sendo seguidas.

Terça, 08 Fevereiro 2022 10:25

07.02.2022 – Boletim Covid-19: vacinação

Nesta segunda-feira (07), as equipes da Secretaria de Saúde aplicaram 2.094 doses da vacina contra a covid-19. Foram 1.086 doses de reforço, 143 aplicações de segunda dose, 860 de primeira e cinco doses adicionais para imunossuprimidos.

No total, a cidade conta com 251.090 vacinados com a primeira dose, 227.066 com a segunda dose e 99.759 com a dose de reforço (terceira aplicação para o público em geral e quarta para imunossuprimidos). A dose única chegou a 6.805 pessoas desde o início da campanha de vacinação e a dose adicional a 1.305 imunossuprimidos.

Detalhamento dos números de segunda-feira

Na segunda-feira, 151 idosos foram vacinados, sendo 146 com a dose de reforço, três com a segunda dose e dois com a primeira. Dentre as pessoas com comorbidades, uma recebeu a primeira aplicação e oito, o reforço.

As equipes também aplicaram a primeira dose em 41 adolescentes e a segunda em 64 indivíduos de 12 a 17 anos. Também foram vacinadas 785 crianças de 5 a 11 anos com a primeira aplicação.

Ainda foram vacinados 929 adultos com o reforço, 76 com a segunda dose e 31 com a primeira dose. Três trabalhadores da saúde receberam a dose de reforço.

O acompanhamento da situação da covid-19 na cidade e o cadastro para a vacinação estão disponíveis no site da Prefeitura: https://petropolis.rj.gov.br/pmp/

A vacinação itinerante contra a covid-19 está garantindo resultados positivos na imunização de crianças de 5 a 11 anos, no município. Em menos de uma semana, o posto móvel já percorreu as Comunidades Oswaldo Cruz, Carangola, Duques, Quitandinha e Posse e a previsão é de que até o fim de fevereiro, pelo menos, 20 comunidades sejam beneficiadas.Até esta segunda-feira, um total de 903 meninos e meninas receberam as primeiras doses do imunizante nos postos itinerantes. Porém, entre os dias 17 de janeiro quando o público dessa faixa etária começou a ser imunizadas e 7 de fevereiro, a vacina foi aplicada em 9.156 crianças.

“Apenas com a vacinação é possível evitar o agravamento dos quadros clínicos dos pacientes contaminados. O governo municipal também reforça que é essencial a manutenção de todos os cuidados, como uso de máscaras e álcool em gel”, frisa o prefeito Rubens Bomtempo.

Outra medida para acelerar a vacinação dos pequenos, foi a abertura, até o fim de fevereiro, do cadastro para agendamento nos postos fixos montados pela Prefeitura, em seis pontos do município. “Os postos itinerantes atendem por livre demanda. Essa iniciativa busca acelerar a vacinação dos pequenos, o que é fundamental. Nossa intenção é atuar, também, na conscientização dos pais e responsáveis sobre a importância de vacinar os seus filhos”, destaca o secretário de Saúde Marcus Curvelo.

Além dos postos itinerantes, pais e responsáveis podem agendar a vacinação através do site https://smspetropolis.net.br/ em um dos seis pontos fixos disponibilizados pela Secretaria de Saúde: UBS Quitandinha, UBS Itamarati, UBS Itaipava, UBS Posse, Centro de Saúde Coletiva e Casa da Educação Visconde de Mauá.

Para a aplicação da vacina, meninos e meninas precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis. É necessário apresentação da carteira de vacinação, documento de identificação da criança e do responsável, CPF ou Cartão SUS.

Se os pais não estiverem presentes, é necessário levar declaração assinada autorizando quem estiver acompanhando a criança a vacinar seu filho sem a sua presença.

Petrópolis terminou a segunda-feira (07) com a taxa de ocupação dos leitos clínicos destinados para o tratamento da covid-19 no sistema público de saúde em 57,38%. Já em UTIs do SUS, a taxa foi de 57,14%. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, 72 pacientes permanecem internados, sendo 39 em leitos clínicos e 33 em leitos de UTI.

As equipes da Secretaria de Saúde realizaram, até ontem, 238.083 testes, dos quais 56.311 tiveram resultados positivos e 180.438 negativos (considerando swab e rápidos).

Desde o início da pandemia, foram 1.599 óbitos registrados. Este número é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. É uma medida de segurança da Secretaria de Saúde, para evitar erros nos registros.

Prefeitura concedeu incentivos fiscais e uso do terreno para as empresas

Quatro empresas receberam da Prefeitura, nesta segunda-feira (7), as concessões de incentivos fiscais e de uso do terreno para se instalar no Condomínio Industrial da Posse. Com isso, elas já estão liberadas para iniciar as obras para a efetiva instalação no condomínio. É uma usina de asfalto, uma fábrica de massas alimentícias, um entreposto de mel e uma fábrica de ração. A estimativa é que as quatro empresas gerem 200 empregos diretos na cidade.

Os documentos foram assinados à tarde pelo município e pelos representantes das empresas. Da parte do município, os incentivos fiscais e a concessão do uso do terreno. Da parte das empresas, o compromisso em fazer investimentos no local e gerar empregos.

Incentivos

Os incentivos fiscais concedidos pela Prefeitura são: as taxas das licenças emitidas pelo município (licenciamento de obras e ambiental), a redução de ISS (Imposto Sobre Serviços) e a isenção de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Esses incentivos têm prazo de 10 anos.

Além disso, há, da parte da Prefeitura, a concessão de uso do terreno do Condomínio Industrial da Posse por 20 anos, renováveis por mais 20. A Prefeitura também atuará nas obras de urbanização no acesso ao condomínio.

Intervenção permitirá a instalação de um recuo para o ponto de ônibus

A construção da nova entrada do Carangola teve um importante avanço no último fim de semana: a Prefeitura instalou um novo poste na pracinha central no domingo (6). O antigo poste, que fica alguns metros mais perto da via principal (Rua Hermogênio Silva), está previsto para ser removido neste mês, quando também será realizada a migração da fiação para a nova estrutura.

O remanejamento do poste possibilitará que seja instalado um recuo para o ponto dos ônibus que saem dos distritos em direção ao Centro. Dessa forma, com o recuo, o tráfego na via principal sentido Centro não será mais interrompido para o embarque e o desembarque de passageiros do transporte público coletivo.

Com a construção da nova entrada do Carangola, o ponto desses ônibus será instalado ali, junto à pracinha central, que será devolvida à população, reformada. Além disso, o acesso ao Carangola para quem sair dos distritos em direção ao bairro será alargado. Para isso, outro poste será remanejado.

Os remanejamentos dos dois postes são custeados pela Prefeitura e executados pela Enel Distribuição Rio (empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Petrópolis).

Mudança no projeto

Para a implantação de uma rotatória na entrada do Carangola, um terreno às margens da via que dá acesso ao bairro (Estrada do Carangola) foi desapropriado no ano passado pelo então governo interno. No entanto, a implantação da rotatória nos moldes do projeto apresentado pelo governo passado exigiria uma desapropriação maior do que a que de fato foi realizada.

As obras para a construção da nova entrada do Carangola preveem, portanto: o remanejamento de dois postes (com a migração das redes elétricas e de telefonia para as novas estruturas); o recuo do ponto do ônibus que sai dos distritos em direção ao Centro; o alargamento do acesso ao Carangola para quem sai dos distritos; a devolução da pracinha central à população (com asfaltamento e acessibilidade para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida); e a mudança do ponto dos ônibus que descem o Carangola em direção ao Centro (que ficará mais acima, antes da entrada de acesso ao Construmil).

O Departamento de Trabalho e Renda (Detra) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico disponibiliza 34 oportunidades de emprego nesta semana. Entre segunda (7) e sexta-feira (11), os interessados em uma das vagas poderão cadastrar o currículo no site da Prefeitura de Petrópolis (www.petropolis.rj.gov.br) e aguardar avaliação das empresas.

As informações ficam automaticamente armazenadas no banco de dados e disponíveis para todas as vagas divulgadas. Estando no perfil solicitado pelo empregador, o Balcão de Empregos entrará em contato por telefone. Todos os currículos participam dos processos seletivos, desde que atendam aos requisitos exigidos pelo empregador. A responsabilidade pelas entrevistas e possíveis contratações fica a cargo do contratante.

Vagas disponíveis entre 07.02 e 11.02, e pré-requisitos estipulados pelo empregador:

1 vaga - Aux. Administrativo - Ambos os sexos - Faixa etária de 18 a 70 anos - Ensino Médio - Experiência na função;

1 vaga - Auxiliar de Mecânico – Sexo masculino – Faixa etária de 19 a 40 anos - Ensino Médio - Cursos específicos na área;

5 vagas - Aux. Serviços Gerais – Sexo feminino - Faixa etária de 23 a 55 anos - Ensino Fundamental - 1 ano de experiência na função;

1 vaga - Aux. Técnico de Metrologia - Sexo Masculino – Faixa etária de 21 a 40 anos - Experiência de 1 ano na função - Ensino Médio - CNH cat. B - Disponibilidade para viajar;

3 vagas - Auxiliar de Vendas – Ambos os sexos – Faixa etária de 20 a 60 anos - CNH cat. A - Disponibilidade para viajar;

1 vaga - Chefe de cozinha - Ambos os sexos – Faixa etária de 24 a 45 anos - Ensino Médio - 2 anos de experiência na função;

3 vagas - Cozinheiro de Restaurante – Sexo masculino - Faixa etária de 26 a 45 anos- Ensino Médio - Experiência de 2 anos na função - Possuir cursos na área;

3 vagas - Cozinheiro de Restaurante – Ambos os sexos – Faixa etária de 25 a 60 anos - Ensino Superior - Experiência de 2 anos na função - Possuir cursos na área;

1 vaga - Estoquista - Sexo masculino – Faixa etária de 18 a 22 anos - Ensino Médio concluído ou cursando no período noturno - Noções de Informática;

1 vaga - Mecânico de Automóveis – Sexo masculino – Faixa etária de 19 a 30 anos - Ensino Médio - Cursos específicos na área;

2 vagas - Médico em radiologia e diagnóstico por imagem - Ambos os sexos – Faixa etária de 30 a 70 anos - Registro de classe ativo - Experiência de 1 ano na função;

1 vaga - Motorista de Furgão ou Veículo similar – Sexo masculino – Faixa etária de 30 a 50 anos- CNH cat. B - Disponibilidade para viajar;

2 vagas - Promotor de Vendas – Ambos os sexos – Faixa etária de 20 a 60 anos - Experiência de 2 anos na função- CNH cat. A - Disponibilidade para viajar - Possuir veículo próprio - Possuir cursos na área;

1 vaga - Promotor de Vendas - Ambos os sexos – Faixa etária de 18 a 60 anos - Ensino Médio-Experiência na função - Desejável CNH e Veículo para o trabalho;

1 vaga – Recepcionista – Ambos os sexos – Faixa etária de 20 a 60 anos - Habilidade para recepcionar clientes e colaboradores - Trabalho interno com sistema da empresa, telefone, whatsapp e e-mail;

1 vaga – Recepcionista – Sexo feminino – Faixa etária de 23 a 35 anos - Ensino Médio - Experiência de 1 ano na função - CNH cat. A;

1 vaga - Recepcionista de hotel – Sexo masculino – Faixa etária de 20 a 50 anos - Ensino Médio - Experiência de 1 ano em CTPS - Disponibilidade de horário;

1 vaga – Vendedor - Ambos os sexos – Faixa Etária de 25 a 45 anos - Ensino Médio - Experiência de 1 ano na função;

2 vagas - Vendedor de Comércio Varejista – Ambos os sexos – Faixa etária de 23 a 40 anos - Ensino Médio - 2 anos de experiência na função - CNH cat. A;

2 vagas - Venda (Telemarketing) – Ambos os sexos – Faixa etária de 25 a 45 anos - 1 ano de experiência na função - Cursos específicos na área.