Quarta, 23 Fevereiro 2022 15:35

Comdep realiza limpeza no BNH do Alto da Serra

A Comdep retirou 180 toneladas de terra do BNH do Alto da Serra nesta quarta-feira (23). A ação de limpeza contou com uma equipe de 100 trabalhadores e o apoio da Prefeitura de Magé e Exército. A frota de caminhões da companhia já retirou mais de 9 mil toneladas de lama e entulho em toda a cidade em resposta às chuvas do dia 15.

As ações desta quarta também foram realizadas em toda a região do Alto da Serra, como Rua Teresa e Pronto Socorro. Outro conjunto habitacional, o IAPI na Rua Chile, também recebeu as equipes. Ao todo, mais de 600 pessoas estiveram envolvidas.

Ontem (22) à noite, em uma operação conjunta entre a Prefeitura e empresas, as ruas Visconde de Souza Franco e Doutor Sá Earp – que são ligações do Centro com o Alto da Serra – também receberam intervenções de limpeza.

Fonte: Águas do Imperador

Águas do Imperador informa que as sete Estações de Tratamento de Água (ETAs) continuam operando normalmente, o que garante a qualidade da água distribuída e a regularização do abastecimento da cidade, exceto em algumas regiões atingidas, onde o abastecimento está em fase de normalização.

QUALIDADE DA ÁGUA
Águas do Imperador informa que o controle de qualidade da água distribuída, feito diariamente, foi intensificado desde quarta-feira (16/02) quando foram aumentados os pontos de coleta e o número de análises realizadas. Toda água distribuída atende rigorosamente aos padrões de qualidade e potabilidade.

ABASTECIMENTO
Atualização da situação do abastecimento hoje (23/02):

• Parque São Vicente Quitandinha - normalizado.
• Caxambu – redes rompidas na área do deslizamento e equipes retornam ao local hoje para verificar se já existe acesso. A região atingida permanece sem energia elétrica.
• Sargento Boening, Chácara Flora e Vila Felipe – equipes no local substituindo redes e reparando vazamentos. Abastecimento em normalização.
• Estrada da Saudade - Parte baixa abastecida. A principal rede que abastece a região do Florido (parte alta) foi rompida e equipes estão no local para reparo.
• Floresta – parte baixa abastecida e equipes reparam vazamentos. Abastecimento reforçado por caminhão-pipa.
• São Sebastião – vazamento rede reparado ontem (22/02) e o abastecimento está em fase de normalização.

CAMINHÕES-PIPA
Os 10 caminhões-pipa disponibilizados por Águas do Imperador, hoje (23/02), estão distribuídos da seguinte forma:
• Dois caminhões-pipa à disposição da prefeitura para lavagem de ruas.
• Um reforçando o abastecimento do Quarteirão Ingelheim.
• Um caminhão-pipa apoiando a desobstrução de bueiros (bocas de lobo) em Corrêas.
• Um faz limpeza de duas elevatórias de esgoto no Prado (Corrêas) e a lavagem de algumas dependências na sede da concessionária, que foram inundadas.
• Um continua abastecendo o ADRA (ponto de apoio), no Quitandinha.
• Um caminhão-pipa abastece a escola Geraldo Ventura Dias, no Meio da Serra.
• Um caminhão-pipa reforça o abastecimento do bairro Floresta e depois estará à disposição dos bombeiros.
• Dois caminhões-pipa abastecem Madame Machado.

ATENDIMENTO PRESENCIAL
A loja comercial, localizada na Rua Irmãos D’Angelo, 52, Centro, está funcionando normalmente das 9h às 17h.

APOIO
Águas do Imperador está apoiando a Prefeitura de Petrópolis, disponibilizando pessoal e equipamentos como retroescavadeiras, caminhões Basculante, Munck e Sewerjet, compactadores, compressores e geradores, entre outros.

DOAÇÕES
As oito concessionárias do Grupo Águas do Brasil, incluindo Águas do Imperador, situadas no estado do Rio, estão arrecadando ajuda para os desabrigados pela tragédia.

CONTATOS
Em caso de dúvida, entre em contato por um dos canais de relacionamento: WhatsApp (21) 972118064, site www.aguasdoimperador.com.br, aplicativo Cliente Águas, Chat Interativo (disponível no site e no aplicativo), ou pelo 0800 742 0422 (ligações gratuitas de telefones fixos, celulares e longa distância). Facebook: Águas do Imperador. https://www.grupoaguasdobrasil.com.br/aguas-imperador/comunicado-importante/

A Secretaria de Saúde está retomando, nesta terça-feira (22), a atualização do painel de monitoramento dos dados da covid-19, que havia sido suspensa no último dia 15 de fevereiro, por conta do alagamento do primeiro andar do Centro Administrativo da Prefeitura, na Avenida Barão do Rio Branco, onde está instalado o órgão.

A medida foi necessária para realização dos reparos em equipamentos para que os técnicos pudessem acessar os dados do painel, o que só pode ser feito da própria secretaria. No período, nove óbitos em decorrência da covid-19 foram confirmados e incluídos na base de dados da Secretaria Municipal de Saúde.

“A transparência desses dados é importante para que a população tenha conhecimento da real situação do município, principalmente em um momento como o que estamos vivendo, como a ocorrência dessa tragédia no meio da pandemia”, disse o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

Boletim Diário Panorama Epidemiológico - 22 de fevereiro de 2022

Petrópolis terminou a terça-feira (14) com a taxa de ocupação dos leitos clínicos destinados para o tratamento da covid-19 no sistema público de saúde em 9,84%. Já em UTIs do SUS, a taxa foi de 19,64%. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, 31 pacientes permanecem internados, sendo 11 em leitos clínicos e 20 em leitos de UTI.

As equipes da Secretaria de Saúde realizaram, até ontem, 247.276 testes, dos quais 62.651 tiveram resultados positivos e 185.930 negativos (considerando swab e rápidos).

Desde o início da pandemia, foram 1.614 óbitos registrados. Este número é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. É uma medida de segurança da Secretaria de Saúde, para evitar erros nos registros.

Óbitos registrados:

Homem, 74 anos, morador no Morin. Internado em 25.01.2022 no HMNSE e transferido para o HNSA. Óbito registrado em 04.02.2022 no HNSA. Paciente com doença cardiovascular crônica, doença neurológica crônica.

Mulher, 94 anos, moradora na Posse. Internado em 31.01.2022 na UPA Cascatinha e transferido para o HNSA. Óbito registrado em 04.02.2022 no HNSA. Paciente com doença cardiovascular crônica e doença neurológica crônica.

Mulher, 95 anos, moradora no Centro. Internada em 29.01.2022 no Hospital Unimed. Óbito registrado em 08.02.2022 no Hospital Unimed. Paciente com doença cardiovascular crônica, doença neurológica crônica e diabetes.

Mulher, 69 anos, morador no Águas Lindas. Internado em 12.01.2022 no HAC e transferido para o HNSA. Óbito registrado em 11.02.2022 no HNSA. Paciente com doença cardiovascular crônica, doença renal crônica.

Homem, 90 anos, morador em Corrêas. Internado em 04.02.2022 na UPA Cascatinha e transferido para o HNSA. Óbito registrado em 11.02.2022 no HNSA. Paciente com doença cardiovascular crônica, doença neurológica crônica, doença renal crônica.

Mulher, 77 anos, morador na Castelânea. Internada em 21.01.2022 na UPA Centro e transferido para o HNSA. Óbito registrado em 09.02.2022 no HNSA. Paciente com doença cardiovascular crônica e imunossupressão.

Mulher, 51 anos, morador no Morin. Internado em 06.02.2022 no HAC. Óbito registrado em 06.02.2022 no HAC. Paciente com doença renal crônica.

Mulher, 67 anos, morador no Siméria. Internado em 07.02.2022 na UPA Centro. Óbito registrado em 08.02.2022 na UPA Centro. Paciente com doença cardiovascular crônica e diabetes.

Mulher, 71 anos, moradora no Retiro. Internada em 09.02.2022 no HAC. Óbito registrado em 12.02.2022 no HAC. Paciente com diabetes e imunossupressão.

Quarta, 23 Fevereiro 2022 12:25

22.02.2022 – Boletim Covid-19: vacinação

Nesta terça-feira (22), as equipes da Secretaria de Saúde aplicaram 920 doses da vacina contra a covid-19. Foram 659 doses de reforço, 29 aplicações de segunda dose e 232 de primeira.

No total, a cidade conta com 256.108 vacinados com a primeira dose, 227.923 com a segunda dose e 108.773 com a dose de reforço (terceira aplicação para o público em geral e quarta para imunossuprimidos). A dose única chegou a 6.805 pessoas desde o início da campanha de vacinação e a dose adicional a 1.312 imunossuprimidos.

Detalhamento dos números de terça-feira

Na terça-feira, 46 idosos foram vacinados com a dose de reforço. Duas pessoas com comorbidade também receberam esta dose.

As equipes também aplicaram a primeira dose em 15 adolescentes e a segunda em 14 indivíduos de 12 a 17 anos. Também foram vacinadas 203 crianças de 5 a 11 anos com a primeira aplicação.

Ainda foram vacinados 611 adultos com o reforço, 15 com a segunda dose e 14 com a primeira dose.

O acompanhamento da situação da covid-19 na cidade e o cadastro para a vacinação estão disponíveis no site da Prefeitura: https://petropolis.rj.gov.br/pmp/

O município soma 186 óbitos vítimas das fortes chuvas que há uma semana afetaram várias regiões.  O Governo Municipal segue com todos os esforços para agilizar as buscas pelas vítimas. O Corpo de Bombeiros segue com atuação intensiva nas regiões onde há suspeita de desaparecidos. Órgãos das esferas Estadual e Federal atuam em conjunto nas ações de resgate, atendimentos das pessoas atingidas e recuperação da cidade. A Secretaria de Defesa Civil atua com reforço no efetivo para o atendimento a novas ocorrências e agilizar as vistorias das áreas. Até o momento, os agentes já foram encaminhados para mais de 500 localidades para a elaboração dos laudos.

“Em uma semana conseguimos avançar em muitas ações de atendimento à população e recuperação da nossa cidade. Nossa prioridade segue sendo o cuidado com a população”, ressaltou o prefeito Rubens Bomtempo.

A Polícia Civil, que atua na identificação das vítimas fatais, informou que até o momento, 113 são mulheres, 73 homens e 33 crianças. Do total de óbitos, já foram identificados 179 e 170 já foram liberados para funerárias.

Tendo em vista a permanência das condições para ocorrência de chuva na cidade e a instabilidade das localidades afetadas, a Defesa Civil registra um elevado número de novas ocorrências. Ao longo desta semana em que o município se mantém e Estágio Operacional de Crise, o município contabiliza 1778 ocorrências em função das chuvas. Desse montante, 1406 são por deslizamentos. “No primeiro momento, o foco tem sido o resgate de vítimas e agora, seguimos ainda com o reforço para a realização das vistorias das áreas afetadas”, pontuou o secretário de Defesa Civil, o Tenente  Coronel Gil Kempers.

Hoje, os agentes atuaram pelas localidades da Rua Minas Gerais, Rua Ceará, Rua General Rondon, Valparaíso, Rua Santos Dumont, Rua Dr. Sá Earp, Rua Itália, Alto da Serra, Coronel Veiga (Gulf), Rua Alfredo Batista, Travessa Paulo Roberto Filgueira, Rua Cel. Albino Siqueira. A Defesa Civil do município trabalhou em conjunto com os agentes Nova Friburgo e Niterói.

A Secretaria de Assistência Social oferece o suporte a 811 pessoas que tiveram que sair das suas casas em áreas de risco. Todas as pessoas estão distribuídas em 13 pontos de apoio estruturados em escolas municipais de diferentes regiões. O órgão também oferece atendimento às pessoas que estão acolhidas em estruturas alternativas, estabelecidas pelas comunidades.

Para esta quarta-feira (23), as equipes de todos os setores do Governo Municipal se mantêm com reforço no efetivo. Além da atuação em ocorrências, as equipes da Defesa Civil seguem em constante monitoramento das condições do tempo. Para amanhã, a tendência é de céu parcialmente nublado a nublado, com previsão de pancadas de chuva moderada nos períodos da tarde e noite.

 A Defesa Civil orienta que a população fique atenta às emissões de avisos por SMS, também comunicados por grupos de aplicativos, além do acionamento das sirenes. Em caso de emergência, os telefones 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros) devem ser acionados.

A Rua Bingen está com interdição de meia pista em um trecho de 100 metros, no sentido bairro, na altura do Hospital Santa Teresa. Com a chuva que afetou a região na tarde desta terça-feira (22), houve inundação na via, o que resultou na queda da pista na margem do rio. O local está sinalizado e funciona em meia pista, o que pode resultar em lentidão no tráfego. No momento, a Defesa Civil bloqueou a passagem de veículos de grande porte no local para que não haja maior comprometimento da rua. A CPTrans faz a sinalização na área e orienta que as pessoas busquem caminhos alternativos.