Terça, 01 Fevereiro 2022 10:50

31.01.2022 – Boletim Covid-19: vacinação

Nesta segunda-feira (31), as equipes da Secretaria de Saúde aplicaram 2.277 doses da vacina contra a covid-19. Foram 1.452 doses de reforço, 168 aplicações de segunda dose, 652 primeiras doses e cinco doses adicionais para imunossuprimidos.

No total, a cidade conta com 246.583 vacinados com a primeira dose, 226.103 com a segunda dose e 90.827 com a dose de reforço (terceira aplicação para o público em geral e quarta para imunossuprimidos). A dose única chegou a 6.805 pessoas desde o início da campanha de vacinação e a dose adicional a 1.290 imunossuprimidos.

Detalhamento dos números de segunda-feira

Na segunda-feira, 287 idosos foram vacinados com a dose de reforço, bem como uma pessoa com comorbidade.

A segunda dose foi aplicada em duas puérperas e a dose de reforço chegou a três trabalhadores da saúde.

As equipes também aplicaram a primeira dose em 12 adolescentes e a segunda em 65 indivíduos de 12 a 18 anos. Uma primeira aplicação também foi feita em 623 crianças de 5 a 11 anos.

Por faixa etária, foram 1.161 adultos vacinados com o reforço, 101 com a segunda dose e 17 com a primeira dose.

O acompanhamento da situação da covid-19 na cidade e o cadastro para a vacinação estão disponíveis no site da Prefeitura: https://petropolis.rj.gov.br/pmp/

Terça, 01 Fevereiro 2022 10:48

31.01.22 - Boletim Epidemiológico

Petrópolis terminou a segunda-feira (31) com a taxa de ocupação dos leitos clínicos destinados para o tratamento da covid-19 no sistema público de saúde em 39,34%. Já em UTIs do SUS, a taxa foi de 46,43%. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, 88 pacientes permanecem internados, sendo 54 em leitos clínicos e 34 em leitos de UTI.

As equipes da Secretaria de Saúde realizaram, até ontem, 231.241 testes, dos quais 53.475 tiveram resultados positivos e 175.501 negativos (considerando swab e rápidos).

Desde o início da pandemia, foram 1.582 óbitos registrados. Este número é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. É uma medida de segurança da Secretaria de Saúde, para evitar erros nos registros.

Óbitos:

Mulher, 72 anos, moradora no Retiro. Internada em 19.01.2022 e transferida para o HNSA. Óbito registrado em 21.01.2022 no HNSA. Paciente com doença cardiovascular crônica e doença neurológica crônica.

Homem, 83 anos, morador no Quitandinha. Internado em 17.01.2022 na UPA Cascatinha e transferido para o HNSA. Óbito registrado em 22.01.2022 no HNSA. Paciente sem comorbidades.

Retorno será no dia 14 de fevereiro; medida já havia sido aprovada pelo Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19

O Conselho Municipal de Educação (Comed) aprovou, nesta segunda-feira (31/1), o adiamento do início das aulas na rede municipal de ensino para o dia 14 de fevereiro. A medida, proposta pela Prefeitura, foi avalizada pelo Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19, se deu em função do avanço da vacinação de crianças de 5 a 11 anos e também por conta da necessidade de obras nas unidades da rede do município.

“Submetemos a questão ao Comed, que envolve toda a comunidade escolar e tem representatividade para debater a questão, e os conselheiros entenderam a necessidade de adiar por uma semana o retorno às aulas. Estamos trabalhando com planejamento para haja um retorno seguro do ponto de vista sanitário tanto para os alunos quanto para os profissionais”, disse a secretária de Educação, Adriana de Paula.

A secretária esclareceu ainda que o adiamento, além de garantir segurança sanitária para o retorno às aulas, também será importante para o treinamento das equipes. “Estamos acompanhando toda a movimentação do quadro epidemiológico, à luz do parecer do comitê científico. Estamos atentos a todos os protocolos necessários e esperamos que a volta às aulas seja o ponto de partida para um novo momento na Educação”, afirmou.

Além do Comitê Científico, a Prefeitura também organizou a Comissão Especial de Volta às Aulas, que conta com a participação de gestores da Educação, representantes de alunos, professores e diretores, bem como setores do governo como as secretarias de Saúde, Assistência Social, Obras, além de Comdep e CPTrans.

A Prefeitura iniciou, neste domingo (30.01), a poda preventiva na Rua do Imperador. A ação contou com equipes da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), Secretaria de Meio Ambiente, Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) e Enel Distribuição Rio.

A poda preventiva tem como objetivos a segurança de motoristas e pedestres, uma vez que galhos e folhagens das árvores centenárias da via, podem se desprender e cair na pista ou rede elétrica, e também manter a sinalização de trânsito visível. “Muitas placas da rua estavam cobertas por vegetação. O trabalho das equipes é manter tudo em ordem para garantir a segurança no tráfego”, pontuou Leonardo França, diretor-presidente da Comdep.

O Secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, destaca que todo o trabalho de reordenamento botânico na cidade segue um laudo técnico elaborado previamente. Ele detalha quais necessidades foram encontradas e norteia o corte que deve ser realizado pelas equipes da Comdep. “Esse laudo técnico fundamenta e orienta a poda. É ele que determinada como e em quais pontos da árvore é preciso atuar”

O trabalho começou na Rua Washington Luís e seguiu pela Rua do Imperador, lado ímpar, até a entrada da Rua Paulo Barbosa. Nos próximos dias, o serviço será retomado para finalização. “Estamos acompanhando a previsão do tempo para fecharmos a data de retomada. Depois disso, o trabalho segue para o lado par da Rua do Imperador”, explica Leonardo.

O cronograma de podas atenderá, nos próximos meses, as avenidas Koeler e Roberto Silveira, também no Centro Histórico. Estrategicamente o trabalho é realizado aos domingos. “Isso evita transtornos no trânsito e permite que as equipes trabalhem com mais tranquilidade e atenção”, garante o presidente da Comdep.