Na próxima sexta-feira, 09, o Brasil entra em campo contra a Croácia, pelas quartas de final da Copa do Mundo do Catar, ao meio dia. Neste caso, como previsto no novo decreto editado pela Prefeitura, ficou estabelecido ponto facultativo, em dias e jogos ao meio dia. Ficam excluídos serviços essenciais, que não admitem paralisação.

Abrem normalmente as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Cascatinha, Itaipava e Centro (que está funcionando no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp); o Pronto Socorro Leônidas Sampaio, no Alto da Serra; os Serviços de Pronto Atendimento da Posse e Pedro do Rio; o setor de urgência do Hospital Alcides Carneiro; e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu. Ficam fechadas as unidades básicas e postos de saúde.

O serviço de transporte público segue o mesmo esquema das outras partidas, sendo suspenso durante os horários dos jogos. Antes das partidas vai rodar normalmente, em horário de dias úteis. Depois, a operação será retomada com horários de sábado.

Os pontos turísticos vão funcionar em horários alternativos e, alguns deles ficarão fechados, como é o caso do Museu Casa de Santos Dumont e o Museu do Colono. Além destes, Museu Imperial, Casa Stefan Zweig, e o Palácio Quitandinha estarão fechados para visitação. O Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes fica aberto até às 11h. O Parque Natural Municipal Padre Quinta e o Parque Crémerie ficarão fechados. O Museu de Cera abre de 11h30 às 14h30 e reabre às 14h30, caso o jogo termine no tempo normal, ou 15h30, se for para a prorrogação. Em ambos os casos, o Museu de Cera fecha às 15h.

Já para o comércio, o Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis sugeriu a abertura das lojas às 8h com fechamento às 11h e reabertura uma hora após o término da partida. Contudo, a decisão fica a cargo do empresário. A dica é consultar a loja da sua preferência. A Rua Teresa vai seguir o horário sugerido, com fechamento às 18h.

O Palácio de Cristal, um dos locais que recebem programação do Natal Imperial, abre das 16h às 22h. As barracas de alimentação e bebidas na Rua Alfredo Pachá vão estar abertas das 14h às 24h.

Como parte da programação do Natal Imperial, a partida entre Brasil e Croácia será exibida em um telão instalado no palco da Praça da Liberdade. As barracas de alimentação da Praça da Liberdade, funcional de 12h às 24h.

A programação completa do Natal Imperial está no site: https://web2.petropolis.rj.gov.br/natal-imperial. Para outras informações, consulte o Disque Turismo, por meio dos telefones 0800 024 1516, (24) 2246-9462 ou WhatsApp: (24) 2237-3321.

Superintendentes, diretores e técnicos da Ouvidoria da Secretaria de Saúde participaram, na manhã desta quarta-feira (07), da roda de conversa com o tema “A Ouvidoria como Sistema de Acolhimento das demandas dos usuários através das suas manifestações”. O evento, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, aconteceu no Centro de Saúde Coletiva.

“Realizamos esse encontro com os profissionais, principalmente aqueles que ocupam cargos de chefia, com o objetivo de esclarecer dúvidas e melhorar o atendimento aos usuários do nosso sistema de saúde. Devemos estar mais perto da população e, para isso, precisamos garantir que todas as demandas sejam ouvidas”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

“Com a integração e envolvimento de todos os profissionais, também será possível aperfeiçoar os serviços oferecidos por toda a nossa rede de saúde”, explica o secretário de Saúde, Marcus Curvelo. Em Petrópolis, além de uma estrutura física na sede da Secretaria de Saúde, os usuários do SUS contam com a Ouvidoria Itinerante, que percorre as unidades de saúde, como UBSs e hospitais públicos e conveniados.

Além de servidores municipais, entre eles, as responsáveis pela Ouvidoria da Saúde do município, Maria Auxiliadora Pires Ribeiro e Andréa Bastos Moreira Leite, a ouvidora SUS da Secretaria de Estado de Saúde, Márcia Lopes, também participou do encontro e apresentou a palestra seguindo o tema.

Através da Ouvidoria Itinerante e da sala destinada ao atendimento da população na secretaria, o usuário pode dar sugestões, fazer reclamações, e elogios além de solicitar informações. A Ouvidoria da Saúde fica na Rua Montecaseros, número 576, com funcionamento das 9h às 16h. O contato também pode ser feito por telefone (24) 2291-1717 Ramal: 202.


Cerca de 150 pessoas participaram da Conferência de Alimentação Escolar, promovida pela Prefeitura e o Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE). O evento aconteceu na Estácio de Sá na quarta-feira (7). Além da aprovação das propostas que vão compor o relatório final da conferência, também foram eleitos os integrantes de três categorias do conselho para o período de 2023-2026.

A conferência, que teve como tema principal os “Desafios da Alimentação Infantil”, foi dividida em três eixos: “A influência da Alimentação Escolar no desenvolvimento infantil”, “As novas regulamentações do FNDE e o desafio na apresentação das refeições nos CEIS e EMEIs, e “Os desafios da restrição e seletividade alimentar, família e escola na construção de uma alimentação saudável na infância”.

“Tivemos muitos desafios na Educação este ano, mas com muita dedicação e união de todos conseguimos avançar em pautas importantes, como a questão da alimentação escolar. Foram investidos mais de 21 milhões de Reais este ano na merenda escolar. São mais de 413 toneladas de alimentos que chegaram às 188 unidades escolares. A cozinha é o coração da escola e com esses investimentos procuramos garantir uma alimentação de qualidade para os nossos alunos e alunas”, disse a secretária de Educação, Adriana de Paula.

Foram eleitos dois representantes de pais de alunos; dois representantes indicados por entidades civis organizadas e um membro de comunidade quilombola. Os novos conselheiros terão mandato de quatro anos, podendo ser reeleitos. A posse acontece na próxima reunião do CAE, marcada para a primeira semana de fevereiro de 2023.

O Conselho Municipal de Assistência Social realizou nesta quarta-feira (7) a última reunião do ano. Para celebrar as conquistas e as lutas de 2022 na assistência social do município, o grupo S.O.S. Alegria fez uma pequena apresentação para os conselheiros.

No repertório, samba, pagode e MPB.

O grupo S.O.S. Alegria é formado por assistidos do Centro POP. Pessoas em situação de rua que foram acolhidas pela Prefeitura. São cerca de 15 pessoas, que ensaiam semanalmente.

“O grupo é um grande orgulho que temos na Prefeitura, na área da assistência social. Em um ano, aumentamos o número de acolhidos de 30 para 70 pessoas. No Centro POP, o serviço que promovemos é de excelência. É um espaço de garantia de direitos para pessoas que estão em um momento difícil da vida delas. E o grupo é fruto desse trabalho”, disse o secretário de Assistência Social, Fernando Araújo.

Diariamente, a Prefeitura, por meio das equipes da Secretaria de Assistência Social, realiza ações junto às pessoas em situação de rua.

Na abordagem, as equipes buscam convencer essas pessoas a ir para as unidades de abrigamento do município. Elas não são obrigadas a ir para lá. É um trabalho de conversa e esclarecimentos. Muitas das pessoas abordadas não são de Petrópolis, outras possuem problemas mentais ou com álcool e drogas.

As pessoas que aceitam o convite para o acolhimento passam pelo atendimento técnico (de assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais) e têm cama, cobertores, alimentação e banho. Além disso, uma série de atividades para reinserir essas pessoas no mercado de trabalho. Um dos caminhos é a música.

Um dos músicos do grupo é o Carlos Alexandre Oliveira da Silva, de 38 anos, que está há 3 semanas no Centro POP. Antes, estava na rua, vindo de Nova Friburgo, após ficar desempregado e sair de um relacionamento.

“Estou sentindo muita alegria no meu coração de estar tocando no Centro POP, com o grupo de pagode S.O.S., com os amigos que se abrigam na rua. Um grupo maravilhoso. Para mim está sendo muito gratificante tocar com esse grupo, a rapaziada, minha segunda família”, disse Alexandre, voz e violão do grupo.

A maior parte do grupo é formada por assistidos do Centro POP. Mas também há voluntários e ex-assistidos da unidade que já foram reinseridos no mercado de trabalho.

O município já recebeu, em 3 semanas do programa Concilia Petrópolis, mais de R$ 1 milhão. São valores que já foram efetivamente pagos à Prefeitura, referentes a dívidas que pessoas físicas e jurídicas tinham com a cidade.

Com relação ao que já foi parcelado, o montante já passa de R$ 6,5 milhões. São valores que foram negociados, parcelados, com boletos emitidos, e que entrarão nos cofres da Prefeitura ao longo dos próximos meses (a depender da quantidade de parcelas escolhida pelo contribuinte).

“O Concilia Petrópolis segue a todo vapor. Um programa fundamental para aumentarmos a arrecadação do município. Neste momento, muito importante, por exemplo, para pagarmos a segunda parcela do 13º dos servidores. E um programa também fundamental para que as pessoas fiquem em dia com o município”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Até o dia 20 de dezembro, de segunda-feira a sábado, no Centro (na sede da Prefeitura) e em Itaipava (na entrada do Parque), o contribuinte poderá quitar suas dívidas com o município. Dívidas de IPTU, ISS, ITBI e outros impostos e taxas municipais. Dependendo do número de parcelas, os descontos de juros e multas podem chegar até a 100% (no caso do pagamento em cota única).

Ao todo, nessas 3 primeiras semanas, 1.238 contribuintes que foram ao Concilia Petrópolis concretizaram a negociação e saíram já com as parcelas definidas, boletos e prazos para pagamento.

Serviço:

Quando

• Até o dia 20/12

Horários

• De segunda a sexta-feira, das 12h às 19h
• Aos sábados, das 8h30 às 13h

Onde

• Centro: Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta (Avenida Koeler, 260, na sede da Prefeitura)
• Itaipava: Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes (na entrada do parque, na Subsecretaria de Fazenda)

A prefeitura de Petrópolis, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (COMDEP), divulgou uma retificação referente ao edital de abertura do Concurso Público que visa o preenchimento de mais de 500 vagas para provimento imediato, além de cadastro reserva.

Conforme consta no documento (Edital Retificador nº 01/2022), fica alterada a data de realização da prova objetiva, inicialmente prevista para 29 de janeiro de 2023. Com a alteração, a nova data prevista para aplicação da prova objetiva será dia 12 de fevereiro de 2023.

Acompanhe outras alterações previstas no edital de retificação:

- Data para envio dos títulos para análise e avaliação: dia 09 e 10 de março de 2023.

- Data para aplicação da Prova Prática, somente para os cargos de auxiliar de serviços gerais, coletor de resíduos sólidos e gari (nível fundamental incompleto); e de motorista e operador de máquinas pesadas (nível fundamental completo): dia 11 e 12 de março de 2023.

- Resultado final do Concurso Público (processo admissional): 05 de abril de 2023.

- Convocação para o Processo Admissional: a partir de 08 de abril de 2023, durante o prazo de validade do certame.

Também houve retificação no (Anexo IV) requisito exigido para o exercício do cargo de Engenheiro de Segurança do Trabalho: comprovação de graduação em arquitetura ou engenharia, com curso de especialização em engenharia de segurança no trabalho e registro válido no CAU ou CREA.

O novo cronograma pode ser consultado na página da organizadora, Instituto Nacional de Qualificação e Capacitação (INQC), que pode ser acessada através do site do INQC