[09:43, 04/12/2022] +55 24 99322-3315: Duzentos e vinte testes para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C foram realizados pelas equipes da Área Técnica de IST/AIDS, no primeiro dia da Campanha Dezembro Vermelho, de enfrentamento ao vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). O primeiro dia da mobilização realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, aconteceu na Praça da Inconfidência. A programação se estende até o fim do mês.

Os testes foram realizados por 55 pessoas que passaram pelo local, onde também aconteceu a distribuição de preservativos masculinos e material informativo. “São ações importantes que contribuem para a detecção precoce das doenças e, consequentemente, para o início do tratamento. Estando em praça pública, que são pontos estratégicos, é mais fácil chegarmos ao nosso público alvo”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Na programação, de acordo com o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, estão incluídas palestras, mobilizações em associações de moradores com as equipes dos Postos de Saúde das comunidades, assim como um cine debate, após a exibição do filme “Carta Além dos Muros”, marcado para o dia 16 de dezembro, no auditório do DIP, na Rua Paulino Afonso.

“Em Petrópolis, de acordo com dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica, foram diagnosticados 92 casos de HIV em 2021. Já até o fim de novembro de 2022, foram 42 novas confirmações. O perfil das pessoas diagnosticadas é predominantemente formado por homens. Enquanto no ano passado a faixa etária predominante ficou entre os 20 e 30 anos, em 2022 foi de 31 aos 40 anos”, explica Marcus Curvelo.

O serviço de testagem é oferecido por demanda espontânea na Área Técnica de IST/AIDS, na Rua Paulino Afonso, 455, centro, onde também é realizado o acompanhamento das pessoas diagnosticadas com o vírus. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira de 8h às 16h30 e na quinta-feira o horário é estendido até às 19h30. As unidades de atenção básica também oferecem testes rápidos para HIV e outras IST na rotina.
[13:41, 04/12/2022] +55 24 99917-6008: Copa do Mundo: Prefeitura edita novo decreto para fases eliminatórias

A Prefeitura edita novo decreto para o funcionamento das repartições públicas nos dias de jogos da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo FIFA Catar 2022. Na briga pelo hexacampeonato, o Brasil joga nesta segunda-feira (5), às 16h, contra a Coreia do Sul. Depois, poderá passar por quartas-de-final, semifinal e a decisão do campeonato.

O novo decreto estabelece que, quando o jogo for ao meio-dia, haverá ponto facultativo. No caso de jogos às 16h, o expediente será de 8h às 12h. Ficam excluídos da medida serviços públicos essenciais, que não admitem paralisação.

A medida foi publicada no Diário Oficial do dia 1º de dezembro.

Prefeitura condiciona vale-educação a renovação gradual da frota

O prefeito Rubens Bomtempo convocou a diretoria do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Petrópolis (Setranspetro) para reunião neste sábado (3/12). Bomtempo determinou que as empresas tomem medidas imediatas para oferecer um melhor serviço à população, destacou que qualquer acordo só será feito na presença da Justiça e afirmou que a concessão do subsídio do vale-educação será condicionada à renovação gradual da frota.

O prefeito foi enfático. “Sei que a pior medida é a encampação, mas, depois dessa conversa, se não houver resultado concreto, não vai restar outra medida. Não vamos admitir que ônibus sem condições de rodar estejam nas ruas, como demonstramos com a intervenção no Carangola. Desde então, a viação Cascatinha fez muito pouco para melhorar a operação. Exigimos o início imediato da renovação da frota e só vamos conceder o subsídio do vale-educação se as empresas mostrarem que estão substituindo os ônibus e melhorando a eficiência do serviço”, disse o prefeito.

Bomtempo destacou, ainda, que, de forma paliativa, será autorizada a locação de veículos por parte das empresas, para o reforço da frota e a substituição veículos em condições precárias.

Medidas para reverter cenário de crise

Desde dezembro de 2021, quando assumiu o governo, a atual gestão atua para reverter o quadro de precariedade no transporte público. Em julho, em decisão inédita, a Prefeitura decidiu encerrar os serviços da viação Cascatinha em oito linhas do Carangola, que passaram a ser operadas pela Cidade das Hortênsias. A decisão foi baseada nas constantes quebras de veículos, que geraram perdas de viagens e atrasos nos horários.

Um muro que estava sendo construído na entrada do Conjunto Comercial Marchese, na Rua do Imperador, no Centro, foi embargado pela Prefeitura nesta semana. A obra, entre a calçada e a banca de jornal do conjunto, não tinha licença do município, nem dos órgãos de conservação.

Após uma denúncia da obra, fiscais do Departamento de Obras Particulares da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica foram ao local. A equipe solicitou aos responsáveis a licença para a obra. Mas eles não apresentaram.

“É importante que, antes de qualquer obra, os responsáveis busquem as autorizações necessárias. Caso contrário, correm o risco de perder o dinheiro investido naquela obra. Eu uma obra como essa, junto a uma via pública histórica, como é a Rua do Imperador, é preciso autorização da Prefeitura e dos órgãos de conservação”, disse o coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica, Thiago Damaceno.

Agora, a Prefeitura seguirá o rito de embargos de obras particulares.

No caso de descumprimento do embargo, multa.

Além disso, os responsáveis terão um prazo para apresentar as licenças devidas. Não apresentando, a Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégia avaliará se intima o proprietário a regularizar a obra (caso a obra seja passível de regularização) ou a demolir o que foi construído irregularmente.

Petrópolis é oficialmente a Capital Estadual do Canto Coral. O título foi concedido em 2019 e na programação do Natal Imperial, mais de 20 corais irão se apresentar em diversos pontos da cidade.

Neste sábado (3) tem apresentação na Igreja de Santo Antônio com o Coral Bienias & Prim, a partir das 20h. O Coral Pro Tempore se apresenta no CEU da Posse (Praça Corta Rio), às 16h.

No domingo (4), tem o coral Capella Luterana, no Palácio de Cristal a partir das 17h. Já às 9h tem o Coral de Petrópolis na Igreja Luterana.

O Coral Pro Tempore se apresenta às 17h, no Centro Cultural de Pedro do Rio. Na Igreja São Judas Tadeu tem a apresentação do Coral Madrigal Orubatã, às 20h.

O Coral Integração com 100 vozes estará se apresentando no dia 22, na Catedral São Pedro de Alcântara a partir das 20h. Toda a programação é gratuita e está no site da Prefeitura (https://web2.petropolis.rj.gov.br/natal-imperial/).

O Natal Imperial é realizado pela Prefeitura, com patrocínio da Claro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, e com a produção da Dellarte (empresa licitada pela Prefeitura, por meio do IMC).